MENU

24 de maio de 2019 - 20:50Miniaturas

Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Audi R8 (2000)

20190524_083619

RIO DE JANEIRO - A dinastia Audi nas 24 Horas de Le Mans teve início em 2000. E, para nossa sorte e deleite, tem miniatura do carro campeão aqui na série especial das miniaturas alusivas à tradicional corrida francesa.

Justiça seja feita: os amigos potiguares estão colaborando como nunca para o blog e depois do Pedro Henrique e do Mário Bay, agora é a vez do Lázaro Freire, lá de Parnamirim, mandar a sua contribuição.

É dele a reprodução em escala 1/43 produzida pela Ixo do carro de Frank Biela/Emanuele Pirro/Tom Kristensen, que venceu em dobradinha com o carro guiado por Laurent Aiello/Stéphane Ortelli/Allan McNish. E teve mais, com Christian Abt/Michele Alboreto/Rinaldo Capello terminando na terceira posição.

Um passeio dos carros de Ingolstadt, que fecharam a disputa com 24 voltas de vantagem para o 4º colocado, o Courage C52 Peugeot de Sébastien Bourdais/Emmanuel Clérico/Olivier Grouillard.

O Audi R8 foi a evolução natural do R8R, com que o construtor alemão estreou no Endurance em 1999 com relativo sucesso. Projeto de Michael Pfadenhauer (aerodinâmica) e Wolfgang Appel (chassi), foi executado pela italiana Dallara, responsável concepção da estrutura em carbono. O engenheiro Ulrich Baretzky foi quem concebeu o propulsor 3,6 litros V8 biturbo. O carro tinha transmissão Ricardo de 6 marchas e pneus Michelin.

À exceção da edição de 2003, o R8 venceria todas as provas em La Sarthe até 2005, tornando-se um clássico na história da competição, antes de ser sucedido pelo R10 TDi, com mecânica turbodiesel.

Sigam contribuindo para a série: basta enviar fotos para [email protected], que serão publicadas aqui no blog até pelo menos o dia 15 de junho. Como tem vindo muita coisa, pode ser que haja sequência para depois da corrida, até o fim do ano…

3 comentários

  1. Renan Farias disse:

    Rodrigo por gentileza,só confirma uma coisa pra mim.Nas 24h de Le Mans em 2000, durante a corrida, um dos Audi teve um problema mecânico não sei em qual parte do carro e esse conserto q geralmente demoraria horas para ser resolvido,a Audi consegui solucionar o problema em no máximo meia hora e este carro conseguiu ficar no pódio geral na corrida.Essa história é realmente verídica?

    • Rodrigo Mattar disse:

      Sim, é verídica. A Audi na verdade redefiniu certos conceitos no Endurance, como por exemplo partes de peças de suspensão, freios e quetais, hoje são montadas praticamente como se fossem um único conjunto, facilitando a instalação. Mesmo hoje uma caixa de câmbio pode ser trocada em tempo recorde.

  2. RAFAEL CATELAN disse:

    Eu tenho essa autografada por todo staff da Audi Sport que esteve em Interlagos em 2014
    Inclusive por Wolfgang Ullriche, Reinald Joest, Dindo Capello, Allan McNish, Emanuelle Pirro e todos os 8 pilotos que correram com o R18

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>