Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: BMW V12 LMR (1999)

P

20190516_221119

RIO DE JANEIRO (Quanta coincidência!) – Mais uma miniatura enviada por um leitor do blog para o especial das 24 Horas de Le Mans. Por coincidência, é o protótipo BMW V12 LMR com o qual o construtor de Munique triunfou nas 24 Horas de Le Mans de 1999.

A marca regressava a La Sarthe após uma longa ausência e em 1998, o modelo BMW V12 LM não correspondeu às expectativas, primeiro por falta de velocidade – fruto de ineficiência aerodinâmica – e depois por falhas mecânicas.

Assim, os bávaros se associaram à Williams para trazer um carro competitivo e buscar uma vitória na tradicional prova francesa. Inscreveram dois carros: o #15 para Yannick Dalmas/Pier Luigi Martini/Joachim Winkelhock e o #17 para Tom Kristensen/Jörg Müller/J.J. Lehto.

O protótipo desenhado por John Russell e Peter Stevens, com desenvolvimento aerodinâmico de Jason Sommerville, tinha motor V12 (codinome S70) de 6 litros, com potência estimada em 590 cavalos, pneus Michelin e câmbio X-Trac de seis velocidades. O principal ganho do novo bólido foi na área de arrefecimento do motor, na qual os engenheiros optaram por soluções mais convencionais, o que deu muito certo.

A trinca campeã derrotou o favoritismo destacado dos Toyota TS020 (os conhecidos GT-One), triunfando com 365 voltas completadas, uma a mais que Ukyo Katayama/Toshio Suzuki/Keichi Tsuchiya, que tinham a vitória nas mãos e foram nocauteados por um furo de pneu, perto do final da disputa.

Quem mandou a miniatura em escala 1/64 – fabricada pela Kyosho, do Japão – foi o potiguar Pedro Medeiros.

E sigam enviando suas colaborações para o e-mail rodrigomattar35@gmail.com, porque a série especial de miniaturas vai até a véspera da largada da 87ª edição das 24 Horas de Le Mans, no dia 15 de junho.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames