RIO DE JANEIRO – Projeto original de Gordon Murray e construído para competir e andar na rua com um poderoso motor BMW V12 6 litros, o McLaren F1 GTR foi campeão das 24 Horas de Le Mans – isso aconteceu em 1995, numa corrida caótica e chuvosa, com Yannick Dalmas, J.J. Lehto e Masanori Seikya a bordo do carro alinhado em parceria entre os japoneses da Kokusai Kahiatso e a Lanzante Motorsport.
No ano seguinte, havia sete modelos idênticos no grid e a equipe nipônica repetiu a parceria com o time britânico para buscar o bicampeonato. Entre os pilotos, um brasileiro: Maurizio Sandro Sala.
Então habitué das provas de Grã-Turismo e Protótipos no Japão e na Europa, o querido Mauricinho alinhou no carro #53 junto ao francês Fabien Giroix e ao suíço Jean-Denis Deletraz. Na Pré-Classificação, quem esteve a bordo foi David Brabham.
Largando da 16ª colocação do grid com o tempo de 3’54″026, a trinca caiu para 24º no fim da primeira hora e melhorou bastante nos períodos seguintes, chegando a alcançar o décimo-quinto lugar. Mas alguns problemas fizeram o McLaren baixar para 33º e já haviam recuperado para décimo-nono quando o motor BMW uma falha insolúvel e os pilotos foram obrigados a desistir após 146 voltas, por volta de duas da madrugada.
A miniatura de hoje foi enviada pelo Caio Gruber, de Curitiba. Fabricada em escala 1/43, é da marca High Speed.
Valeu, Caio!
Continuem enviando fotos das suas miniaturas para o e-mail rodrigomattar35@gmail.com, que prometo publicar até o dia 15 de junho, quando será dada a largada da 87ª edição das 24h de Le Mans.