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GT World Challenge Europe Endurance

SMP Racing dá primeira vitória à Ferrari após seis anos no Blancpain GT Series Endurance

RIO DE JANEIRO – O início de temporada do Blancpain GT Series Endurance tem sido sensacional para duas marcas que vinham há muito tempo sem saber o que era vencer na classificação geral: primeiro foi a Porsche, que ganhou na abertura em Monza. Agora foi a vez da Ferrari, que não frequentava o topo do […]

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Lavando a alma: a SMP Racing deu à Ferrari a primeira vitória dos carros de Maranello após mais de seis anos nas séries de Endurance do Blancpain GT, com grande performance de Miguel Molina/Mikhail Aleshin/Davide Rigon nas 3h de Silverstone

RIO DE JANEIRO – O início de temporada do Blancpain GT Series Endurance tem sido sensacional para duas marcas que vinham há muito tempo sem saber o que era vencer na classificação geral: primeiro foi a Porsche, que ganhou na abertura em Monza. Agora foi a vez da Ferrari, que não frequentava o topo do pódio havia seis anos – a última conquista foi em Monza, no ano de 2013, por obra da Kessel Racing, que tinha entre seus pilotos na ocasião o brasileiro César Ramos.

Hoje, foi a vez da SMP Racing, que veio da 10ª posição no grid, fazer uma grande corrida – atacando no final o Lamborghini #519 da equipe Orange 1 FFF Racing Team guiada por Franck Perera/Phil Keen/Giovanni Venturini, para faturar a vitória graças ao trio Mikhahil Aleshin/Miguel Molina/Davide Rigon. Este último foi o autor da decisiva manobra de ultrapassagem para cima do compatriota Venturini, que abriu a última hora de disputa com o comando da classificação.

A diferença entre os dois bólidos italianos foi de somente 2″631 após 76 voltas completadas, numa corrida repleta de percalços – na batalha pelo último lugar no pódio, o #43 da Strakka Racing guiado por Jack Hawksworth colidiu com o #563 da trinca Dennis Lind/Andrea Caldarelli/Marco Mapelli, deixando ambos chupando o dedo: a trinca formada por Dries Vanthoor/Ezequiel Pérez-Companc/Alex Riberas levou o Audi #2 do Belgian Audi Club Team WRT a um excelente resultado, à frente da ROWE Racing – que salvou o quarto posto com Matthieu Jaminet/Romain Dumas/Sven Müller após largarem de 39º no grid.

Aliás, por falar em largada, quatro carros ficaram fora de combate logo na primeira volta, incluindo a Mercedes-AMG de Raffaele Marciello/Michael Meadows/Vincent Abril, que seguem sem marcar pontos no campeonato. A corrida não foi só de bons momentos para o Orange 1 FFF Racing Team, pois o carro de Taylor Proto/Diego Menchaca/Michele Beretta bateu e foi um dos que provocou as várias entradas do Safety Car na disputa.

A GRT Grässer Racing Team foi a vencedora na Silver Cup: Arno Santamato/Lucas Mauron/Gerhard Tweraser terminaram em oitavo na geral e derrotaram a Attempto Racing com o italiano Mattia Drudi e os irmãos Pieter e Steijn Schothorst por apenas 13 milésimos de segundo. Felipe Fraga/Nico Bastian/Timur Boguslavskiy terminaram com o 10º posto geral e a terceira colocação na categoria – resultado que deixa os pilotos do Team AKKA-ASP no comando da classificação com 41 pontos, contra 37 de Santamato/Mauron/Tweraser e 25 dos pilotos da Attempto Racing.

Tom Onslow-Cole e o parceiro holandês Remond Vos ganharam na pista a prova de Silverstone entre os pilotos da Pro-Am: a dupla do Mercedes-AMG GT3 da RAM Racing – aquela mesma que foi da Fórmula 1 – chegou em 21º lugar geral, à frente de Niek Hommerson/Louis Machiels/Andrea Bertolini, que tiveram de correr com um monobloco novo após o acidente de Bertolini no Blancpain GT World Challenge Europe, semana passada no vizinho circuito de Brands Hatch.

Mas em revisão do resultado final, os pilotos do carro #74 foram penalizados com acréscimo de tempo de 30 segundos, baixando do primeiro para o 3º lugar do pódio, dando assim o triunfo aos pilotos da AF Corse. A Oman Racing with TF Sport complementou o pódio com Salih Yoluç/Charlie Eastwood/Ahmad Al Harthy.

E na Am Cup, mais uma vez a Barwell Motorsport levou a melhor diante dos concorrentes, com Adrian Amstutz/Miguel Ramos/Leo Machitski completando a disputa na 29ª posição. A trinca já dispara na classificação da temporada com 52 pontos, 22 a mais que Stefano Costantini/Antonio Forme/Christoph Lenz e Alexander West/Chris Goodwin.

A fase de decisão do campeonato vai começar mais cedo do que se imaginava: no dia 2 de junho, serão disputados os 1000 km de Paul Ricard. Com pontuação diferenciada por conta da distância a ser percorrida, a prova francesa é tão importante quanto a cereja do bolo – as 24h de Spa-Francorchamps.