Super GT: festa dos Lexus nos 300 km de Suzuka

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Pole position e com menos peso adicional que a maioria dos adversários, Sekiguchi/Nakajima faturaram os 300 km de Suzuka neste domingo

RIO DE JANEIRO – Em território da Honda, os modelos Lexus (leia-se Toyota) fizeram a festa nos 300 km de Suzuka, 3ª etapa da temporada do Super GT japonês. Tanto na GT500 quanto na GT300, a marca fez a festa e deixou as rivais chupando dedo.

A dupla formada por Yuhi Sekiguchi/Kazuki Nakajima se saiu melhor: além de carregarem apenas 2 kg adicionais de lastro pelo desempenho nas etapas anteriores, partiram da pole position e dominaram amplamente a disputa, com pouco mais de 1h47min de prova. Aliás, um bom augúrio para Nakajima, que agora foca na disputa das 24 Horas de Le Mans – com Journée Test no próximo domingo e a corrida daqui a 20 dias.

A equipe Tom’s ainda fez dobradinha, porque os atuais vice-campeões Ryo Hirakawa/Nick Cassidy, graças a uma performance agressiva do neozelandês, somaram pontos importantes com o 2º lugar e o primeiro pódio no ano. Para completar a festa dos Lexus LC500, Kenta Yamashita/Kazuya Oshima faturaram a terceira colocação, relegando a quarto o melhor Honda, com Tomoki Nojiri/Takuya Izawa.

Vencedores dos 500 km de Fuji, Hiroaki Ishiura/Yuji Tachikawa fecharam a disputa em Suzuka na 6ª colocação, suficientes para deixá-los na liderança do campeonato com 26,5 pontos – assim, levarão 53 kg de lastro do sucesso para a próxima etapa, que será na calorenta Tailândia.

Em contrapartida, Naoki Yamamoto/Jenson Button tiveram uma performance para ser esquecida. A dupla campeã do ano passado terminou apenas na 13ª colocação, resultado que os deixa em oitavo na tabela, com apenas 11 pontos somados na etapa passada. Mas pior aconteceu a Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda, que ficaram fora da disputa por acidente. A corrida dos pilotos da Nissan durou apenas 16 voltas – só que eles têm bons pontos das duas primeiras provas e seguem próximos à ponta da classificação.

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A segunda vitória em três provas deu a Morio Nitta/Sena Sakaguchi a liderança entre os GT300: em Suzuka, a estratégia para a troca de quatro pneus novos rendeu a eles os 20 pontos

Na GT300, mesmo com 20 kg adicionais após a vitória em Okayama, Morio Nitta/Sena Sakaguchi venceram sem problemas – mesmo após uma troca completa de pneus que os deixaram em desvantagem contra quem teoricamente tentou ganhar terreno fazendo apenas reabastecimento e troca de pilotos. Acabou que, quem fez essa opção, caiu do cavalo.

A dupla da K-Tunes LM Corsa ganhou com 20 segundos para o “Mother Chassis” com a simpática pintura alusiva ao Mach 5 de Speed Racer. A equipe Advics MachSyaken fez uma ótima prova e chegou ao melhor resultado na sua trajetória na divisão, com Yuya Hiraki/Natsu Sakaguchi se revezando ao volante.

O mais legal é que foram carros de três regulamentos diferentes no pódio: um GT3 FIA em primeiro, um carro construído pela GTA (organizadora da competição) em segundo e um modelo homologado apenas pela JAF, a CBA deles: o Subaru BRZ Boxer da R&D Sport foi muito bem conduzido por Takuto Iguchi/Hideki Yamauchi ao 3º lugar final.

Então líderes do campeonato, Shinichi Takagi/Nirei Fukuzumi chegaram em 6º lugar com o Honda NSX GT3 EVO da ARTA, resultado que os fez perder o comando da classificação aos vencedores em Suzuka. A dupla do #55 carregou 47 kg de lastro na prova “caseira”. Em Buriram, levarão 57 kg e a dupla do Lexus, três quilos a mais.

A etapa de Suzuka foi mais um momento infeliz para Tomonobu Fujii/João Paulo de Oliveira. A dupla tentou chegar aos pontos pela primeira vez no ano com o Aston Martin AMR Vantage GT3 da D’Station Racing, mas não foi possível. Nos treinos, mesmo sem lastro adicional, não passaram do 19º lugar entre 25 carros, sequer avançando ao Q2. O que deu pra fazer foi tentar terminar – mas a corrida acabou para o “Oribeira” e seu parceiro japonês após 30 voltas.

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