Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: Porsche 956 (1983)
RIO DE JANEIRO – Maior campeã das 24 Horas de Le Mans com 19 triunfos, a Porsche teve um período de dominação nos anos 1980 que marcou a trajetória da marca alemã na corrida francesa.
E tudo começou com o modelo que vocês veem aqui no blog em réplica: o 956, que na edição de 1983 esteve no top 10 em quase todas as posições menos uma, que ficou com um protótipo Sauber C7 BMW que tinha entre seus pilotos o tio de Juan Pablo Montoya.
Naquela ocasião, o time oficial Rothmans Porsche tinha inscrito quatro carros: um para Jacky Ickx e Derek Bell (#1), o #2 para Jochen Mass/Stefan Bellof e o #3, a princípio, teria Hurley Haywood e Al Holbert, somente.
Aí aconteceu o seguinte: Vern Schuppan estaria no carro #33 com Jürgen Barth, que seria usado como “camera car” para as filmagens de uma produção chamada “Flat On”, que seria dirigida por John Frankenheimer, o mesmo de “Grand Prix”. Mas o ACO, ao que consta, impediu a inscrição deste quarto Porsche (by the way, Frankenheimer desistiu da película, registre-se).
Barth ficou fora da prova e Schuppan foi alocado junto a Holbert e Haywood.
E a trinca levou a vitória após 370 voltas, derrotando os favoritíssimos Ickx e Bell – aliás, o belga perseguia a sexta vitória em La Sarthe. E ela nunca mais viria.
Quem mandou a miniatura que posto agora foi o Renato Azevedo. O modelo é em escala 1/24, kit da japonesa Tamiya com o requinte da retirada do capô traseiro. Dá pra ver todo o conjunto mecânico e de transmissão, inclusive. O Porsche tinha o motor Type 935 com turbo e 2,6 litros de capacidade cúbica, debitando mais de 700 cavalos de potência.
Sigam com o envio de suas miniaturas aqui para o blog, através do e-mail [email protected]. Tantas têm sido as colaborações que mal tenho tempo para parar e escolhar. Vocês são demais!
Parabéns Renato pela mini, que foi montada há muito tempo pois os decais estão amarelados. Nenhum demérito, apenas marcas do tempo!
Eu acho que fica até mais legal! Dá um ar de nostalgia e até de realismo ao kit.
Tenho exatamente este kit, montado a mais de 20 anos.
Valeu, caríssimos Rodrigo e Kleber. De fato esse Porsche foi montado no final dos anos 80! E aguardemos Le Mans com muita ansiedade, abraços.
O belga Ickx perseguia a sétima vitória em Le Mans, pois ele já tinha seis.