A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

Corvette C8.R: a nova estrela do Endurance

RIO DE JANEIRO – No próximo outono, será revelado o novo carro do Endurance mundial, com estreia prevista para o início de 2020. Baseado no modelo que substitui o C7.R lançado em 2014, o Chevrolet Corvette C8.R vem aí com nova proposta: pela primeira vez, um modelo do construtor estadunidense virá com o propulsor montado […]

screen_shot_2019-07-22_at_10.28.39

RIO DE JANEIRO – No próximo outono, será revelado o novo carro do Endurance mundial, com estreia prevista para o início de 2020. Baseado no modelo que substitui o C7.R lançado em 2014, o Chevrolet Corvette C8.R vem aí com nova proposta: pela primeira vez, um modelo do construtor estadunidense virá com o propulsor montado em posição central-traseira, conceito semelhante ao apresentado pelas adversárias Ford (que sai das pistas no fim deste ano com o fim do time oficial de fábrica nos EUA), Ferrari e Porsche.

A versão de rua do Stingray, recém-lançada, virá com um propulsor V8 de 6,2 litros com aspiração normal. A dúvida persiste sobre o conceito do C8.R de competição: será que a Corvette Racing mantém a mecânica com bloco reduzido a 5,5 litros V8 aspirado ou rende-se a uma unidade compacta com turbocompressor? – há quem diga que seria um V6. Os detalhes têm sido mantidos em segredo, mesmo com os vídeos do carro em franco desenvolvimento. O experiente britânico Oliver Gavin tem feito os testes e está colaborando no setup do carro novo.

Certo é que a expectativa é enorme sobre esse novo modelo de competição, cuja primeira corrida deve ser as 24h de Daytona, na abertura do IMSA Weathertech SportsCar Championship.

O novo C8.R também se credencia a ser um dos participantes do Mundial de Endurance (FIA WEC), talvez na temporada 2020/21. No campeonato que se inicia em setembro, com as 4h de Silverstone, é difícil – diria até impossível.

Mas enquanto sonhar não custa nada e não paga imposto, ficamos aqui conjecturando se o carro terá o mesmo pedigree dos seus antecessores. Tomara que tenha.