Endurance Brasil: vem aí a etapa do Velopark
RIO DE JANEIRO – Sábado é dia de Império Endurance Brasil: a quarta etapa do campeonato será realizada a partir de 13h (horário de Brasília), com duração de três horas pelo traçado gaúcho do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Pistinha curta e encardida, prometendo uma ótima disputa no mesmo nível da corrida do ano passado – que, a despeito do traçado com pouco mais de 2,2 km de extensão, foi uma das melhores da temporada 2018.
O grid para esta corrida deverá contar com pouco mais de 30 carros, mantendo a média das corridas anteriores disputadas em Curitiba, Goiânia e Santa Cruz do Sul. As oito categorias – quatro de protótipos e mais quatro de Turismo e Grã-Turismo contam com pelo menos um carro inscrito em cada uma delas.
A P1, divisão principal de protótipos, não deverá contar – de acordo com a prévia inicial – com o Sigma P1 e o DTR Honda Turbo, que estreou na etapa de junho último. Devem andar oito carros, incluindo os AJR Nissan V6 e AJR Honda K24 Turbo – este, inclusive, pegou fogo em Santa Cruz do Sul, foi reconstruído e está de volta para a quarta prova do campeonato.
Nas divisões P2 e P3 estarão dois e sete carros, respectivamente. O Roco 001 com motor Suzuki Hayabusa, que foi levado a Goiânia e não correu naquela oportunidade, tem estreia prevista para este fim de semana no Velopark. A classe P4, para protótipos com pneus nacionais, terá somente um carro inscrito.
Na subclasse GT3 virão os suspeitos de sempre, com a Via Itália Racing apresentando Marcos Gomes novamente como substituto de Daniel Serra, que está em Spa para a a disputa da tradicional corrida belga de 24 Horas de duração. Na GT3 Light, a princípio o Aston Martin V12 Vantage GT3 da MC Tubarão não constava da relação prévia – mas a presença do carro #63 está confirmada.
A classe GT4 terá o confronto Mercedes versus Ginetta, com o Audi RS3 LMS TCR da MC Tubarão de intrometido na batalha pela vitória. Na GT4 Light, vão as Mercedes CLA 45 AMG, que ajudam a reforçar o grid e, com regularidade, conseguem beliscar alguns razoáveis resultados na classificação final.
Como o regulamento prevê pontuação progressiva a cada etapa, são 130 pontos em jogo para os vencedores de cada categoria. Na P1, Pedro Queirolo/David Muffato ainda não sentiram o gostinho do triunfo em 2019 – mas lideram com 255 pontos, contra 240 de Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar e 200 de Vicente Orige/Tarso Marques.
Paulo Sousa/Mauro Kern Júnior são os líderes da P2, com 275 pontos. Yuri e Carlos Antunes comandam o campeonato na subclasse P3, com 245 pontos, enquanto Ricardo Haag/Mário Marcondes têm três vitórias em três etapas e 330 pontos – os vice-líderes Marcelo Tizzot/Alejandro Cignetti só pontuaram (e correram) em Curitiba e marcaram 80.
Na GT3, Xandy e Xandinho Negrão lideram a tabela com 60 pontos de vantagem (290 a 230) sobre Chico Longo e a dupla Marcel Visconde/Ricardo Maurício. Já na GT3 Light, Tom Filho/Ricardo Mendes estão na frente com 230 pontos – Sérgio e Guilherme Ribas têm 200. A GT4 é liderada por Renan Guerra com 310 pontos, enquanto Leandro Romera/Alexandre Auler estão em segundo com 275. Arthur Caleffi é o líder da GT4 Light, com 310 pontos e vitórias em duas provas da temporada.
Computados os resultados da classificação geral (Força Livre), Xandy e Xandinho Negrão lideram o Império Endurance Brasil com 215 pontos, dez à frente de Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar.
A corrida deste sábado será transmitida pelo canal da categoria no YouTube e replicada aqui no blog.
IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL – 3H DO VELOPARK
Lista provisória de inscritos
Classe P1 (8 carros)
#5 MC TUBARÃO
AJR Chevrolet V8
Tiel Andrade/Andersom Toso/Júlio Martini
#11 JLM RACING
AJR Honda K24 Turbo
Emílio Padron/Marcelo Vianna/Thiago Marques
#20 EBRAHIM MOTORS
Ginetta G57 Chevrolet V8
Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar
#65 NC RACING/MOTORCAR
AJR Chevrolet V8
Nílson Ribeiro/José Roberto Ribeiro
#80 KIA POWER IMPORTS
AJR Nissan V6
Alexandre Finardi/Rafael Suzuki
#88 JLM RACING
AJR Chevrolet V8
Tarso Marques/Vicente Orige/Gustavo Martins
#113 IMPÉRIO JLM MOTORSPORT
AJR Chevrolet V8
Pedro Queirolo/David Muffato
#175 IMPÉRIO JLM MOTORSPORT
AJR Chevrolet V8
Henrique Assunção/Luiz Otávio Floss/Fernando Fortes
Classe P2 (3 carros)
#25 ABSOLUTA RACING
GeeBee R1 Chevrolet
Ney Faustini/Ney de Sá Faustini
#32 MC TUBARÃO
MCR Tubarão IX Ford Duratec Turbo
Paulo Sousa/Mauro Kern Júnior
#37 KTT RACING
Scorpion Suzuki Hayabusa Turbo
Stuart Turvey/Renato Turelli
Classe P3 (6 carros)
#7 SETTE CAR
MRX Honda 20V
Aldoir Sette/Franco Pasquale
#44 AUTO RACING
MRX Volkswagen 16V
Ruben Ghisleni/Gustavo Frey
#56 MOTORCAR
MRX Volkswagen 8V
Gustavo Simon/Rafael Simon
#72 MOTORCAR
MRX Volkswagen 16V
Yuri Antunes/Carlos Antunes
#75 SATTI RACING
MRX Cosworth
Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Fortes
#89 REALDRIVE RACING
Radical SR3 Suzuki Hayabusa
Matheus Stumpf/Renato Stumpf
Classe P4 (1 carro)
#34 MOTORCAR
MRX Volkswagen 8V
Ricardo Haag/Mário Marcondes
Classe GT3 (4 carros)
#8 AMG GT3
Mercedes-AMG GT3
Guilherme Figueroa/Júlio Campos
#9 AMG GT3
Mercedes-AMG GT3
Xandy Negrão/Xandinho Negrão
#19 VIA ITÁLIA RACING
Ferrari 488 GT3
Chico Longo/Marcos Gomes
#55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R
Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Classe GT3 Light (2 carros)
#63 MC TUBARÃO
Aston Martin V12 Vantage GT3
Sérgio Ribas/Guilherme Ribas
#155 NEW HOLLAND AGROCETE RACING
Ferrari 458 Italia GT3
Ricardo Mendes/Tom Filho
Classe GT4 (5 carros)
#3 AMG GT4
Mercedes-AMG GT4 R
Alexandre Auler/Leandro Romera
#16 STILLUX GINETTA BRASIL
Ginetta G55 GT4
Vinícius Kwong/Ésio Vichiese
#22 AMG GT4
Mercedes-AMG GT4 R
Leandro Ferrari/Flávio Abrunhoza
#64 MC TUBARÃO
Audi RS3 LMS TCR
Henry Visconde/Rafael Biancini
#555 GINETTA BRASIL
Ginetta G55 GT4
Renato Braga/Enzo Bortoleto
Classe GT4 Light (1 carro)
#14 IMPA RACING
Mercedes CLA 45 AMG
Júnior Victorette/Marcelo Karam
Total: 30 carros
Mattar ,existe algum comunicado dos times DTR e Sigma? será que jogaram o chapéu?
Uma pena se for o caso porque em prototipos ,diversidade é sempre um chamativo a mais. O problema é que pelo jeito o AJR já atingiu um nivel onde projetos novos se deparam com um degrau onde requer investimento as vezes fora da realidade do projeto, isso é sempre uma preocupação, então esperemos pois!!!
Acho que ainda são carros não completamente desenvolvidos e isso demanda tempo. Mas como é uma prova no Sul ainda resta esperar que participem.