A Mil por Hora
Fórmula 1

O maior duelo de todos os tempos

RIO DE JANEIRO – O dia 1º de julho de 1979 entrou para a história do automobilismo mundial como aquele em que aconteceu o maior duelo de todos os tempos na Fórmula 1. Já presenciamos lutas titânicas por posições, ultrapassagens incríveis, vitórias épicas. Mas nada parecido com o que se viu no GP da França, […]

Gilles Villenueve vs Rene Arnoux 1979  Dijon  complete version

RIO DE JANEIRO – O dia 1º de julho de 1979 entrou para a história do automobilismo mundial como aquele em que aconteceu o maior duelo de todos os tempos na Fórmula 1.

Já presenciamos lutas titânicas por posições, ultrapassagens incríveis, vitórias épicas. Mas nada parecido com o que se viu no GP da França, disputado em Dijon-Prénois.

Aquele traçado curto, de pouco mais de 3,8 km de extensão, seria o plano de fundo de uma briga épica, até hoje lembrada, entre Gilles Villeneuve e René Arnoux.

Um duelo ao qual às vezes faltam palavras para descrevê-lo. Melhor do que escrever sobre é rever as imagens.

E pensar que nada aconteceu a ambos os pilotos da Ferrari e da Renault naquele dia – a não ser um caloroso abraço ao final da corrida e enormes elogios dirigidos por Arnoux ao canadense.

“Não me importei de perder aquela batalha”, disse o francês. “Fui superado por um dos maiores pilotos da Fórmula 1 e isso basta”, concluiu.

A batalha de Dijon, creiam, é muito mais lembrada do que um fato histórico que aconteceu naquele mesmo dia: com o outro Renault, Jean-Pierre Jabouille conquistou a primeira vitória de um carro com motor turbocomprimido, pouco menos de dois anos desde a estreia, em Silverstone.

É engraçado também pensar que muitos acreditam que a luta entre Gilles e Arnoux era pela vitória – mas sim pelo 2º lugar. O que é igualmente incrível.

Também dá pra pensar o que seria dos dois se víssemos isto emulado na Fórmula 1 de hoje. Certamente sairiam de seus cockpits com focinheira e direto para a carrocinha, tidos como loucos de hospício.

O que, de certa forma, faz do que Verstappen fez com Leclerc fichinha – perto do que se assistiu há exatos 40 anos.