Porsche lidera Test Day das 24 Horas de Spa-Francorchamps
RIO DE JANEIRO – As 24 Horas de Spa-Francorchamps tiveram nesta terça e quarta-feira o Test Day de preparação para o maior evento da temporada do Blancpain GT Series Endurance, válido também pelo Intercontinental GT Challenge. A importância do evento pode ser medida pelo fato desses treinos terem dobrado de período. Era apenas um dia de testes – passaram a ser dois, a partir de 2019.
E com duas sessões a mais de treinos, consequentemente com mais horas de pista, os tempos melhoraram. A Dinamic Motorsport, vencedora em Monza, colocou o Porsche 911 GT3-R #54 com o melhor tempo agregado dos quatro períodos de testes, com o tempo de 2’18″833. O carro terá a trinca Andrea Rizzoli/Klaus Bachler/Zaid Ashkanani na corrida do fim do mês, na Bélgica.
Com o Mercedes-AMG da RAM Racing, a tripulação formada por Remon Vos/Tom Onslow-Cole/Christian Frankenhout/Darren Burke fechou os treinos com o segundo lugar – 2’19″019. A SMP Racing foi a mais rápida da véspera com a Ferrari 488 GT3 inscrita para Davide Rigon/Miguel Molina/Mikhail Aleshin.
A atual campeã das 24 Horas de Spa-Francorchamps, a escuderia germânica Walkenhorst Motorsport, ficou na quarta posição com a BMW M6 #34 de Nicky Catsburg/Mikkel Jensen/Christian Krognes, cabendo o quinto tempo ao surpreendente carro da Boutsen Ginion, inscrito na Am Cup. O carro #9 terá Gennaro Bonafede/Erik Maris/Karim Ojjeh/Marc Rostan na tradicional prova.
Entre as equipes que inscreveram pilotos brasileiros na competição, a Bentley M-Sport revezou seus contratados – entre eles Pipo Derani e Rodrigo Baptista – em apenas dois carros, sendo o #107 o mais rápido inclusive da quarta sessão, disputada nesta quarta-feira, com a marca de 2’19″316. A BMW Team Schnitzer, de Augusto Farfus, chegou a ser a segunda colocada numa das sessões: fechou os testes com a melhor volta em 2’19″481.
A HubAuto, que terá Daniel Serra entre seus integrantes, ficou com 2’19″505 como tempo de referência da Ferrari número #227. O AKKA Team ASP, do brasileiro Felipe Fraga, líder da Silver Cup no Blancpain GT Series Endurance, fez sua melhor volta em 2’18″898.
O grid de largada para a edição de número 71 das 24 Horas de Spa-Francorchamps deverá ter 73 carros: é que a SRO deve aceitar a inscrição suplementar de um “Herbie” Porsche Cup batizado “Juliet”, como convidado dos organizadores. Maxime Martin andou nesta quarta-feira com o carro #53, devidamente decorado como o simpático Fusca que há 50 anos exatos protagonizou o filme “The Love Bug”, aqui no Brasil chamado “Se meu Fusca falasse” e estrelado por Dean Jones (Jim Douglas), Michele Lee (Carole Bennett) e David Tomlinson (o vilão, Mr. Thorndyke).
A iniciativa de inscrição do “Herbie” é de Michel Deman e do ex-piloto Pascal Wittmeur, a fim de arrecadar fundos para a caridade. Os pilotos serão brevemente anunciados.
Ano passado teve um Porsche cup e um Lamborghini Super Trofeo nas 24hrs de spa. Esse ano vai ter mais carros que não seja GT3? por exemplo os GT4 do IGTC?
Não. As provas do IGTC tem carros a mais se o promotor da corrida quiser.
Valeu Mattar!
Pergunta: a classe LM GTE-PRO usa freios ABS ?
Não. Mas controle de tração sim. Quem usa ABS são os carros GT3.