24h Series: calendário de 2020 com muitas novidades
RIO DE JANEIRO – Uma temporada cheia de novidades: é o que promete o calendário que a Creventic publicou para a sua 24h Series na temporada 2020. Serão oito eventos – mesmo total deste ano – com novos traçados anunciados pela organização.
A começar pela estreia de Monza, com uma prova de 12h de duração, substituindo Mugello. A corrida abre a série europeia de provas da categoria, com um total de cinco etapas. Outras praças novas para a 24h Series são o circuito de Nürburgring (o da Fórmula 1, registre-se) e o traçado francês de Anneau du Rhin.
Nunca ouviram falar? Pois trata-se de um circuito permanente com extensão de em torno de 4 km e que foi construído pela família do piloto do DTM Bruno Spengler em conjunto com Marc e François Rinaldi, além de Caroline Bugatti, filha de Ettore Bugatti. O circuito fica na fronteira da França com a Alemanha, na região de Colmar, e foi por algum tempo a pista de provas dos modelos esportivos Bugatti.
Desta forma, Mugello, Brno e Portimão estão fora do calendário, no qual permanecem os eventos de Spa-Francorchamps (movido para maio) e Barcelona – única prova de 24 Horas no território europeu.
O campeonato de continentes da Creventic terá três etapas e abre, tradicionalmente, com as 24h de Dubai em 10/11 de janeiro. Barcelona será a segunda etapa e a série se encerra em Austin, no COTA, como já acontecerá em 2019.
Eis as datas:
10/11 de janeiro – 24h de Dubai
27/28 de março – 12h de Monza
1º/2 de maio – 12h de Spa-Francorchamps
12/13 de junho – 12h da Alsácia
11/12 de julho – 12h de Nürburgring
5/6 de setembro – 24h de Barcelona
14/15 de novembro – 24h do COTA
Rodrigo, como você aparentemente curte simuladores vai a pergunta: você já viu esta pista de Anneau du Rhin no rFactor? Se a simulação for razoavel, esta pista é horrível, travadinha e sem infraestrutura para uma corrida maior. Só vejo ela sediando campeonatos menores com grid curto. Mas…
Não vi, pois não tenho mais o rFactor. É boa a pista?
Me parece pior que a pista de Calafat, onde a Formula E fez alguns testes. A diferença é que Calafat é no meio da areia e Anneau du Rhin é mais arborizado. Mas se você ver pelo Google Earth, nem arquibancada tem direito:
https://www.google.com/maps/place/The+Ring+of+the+Rhine/@47.9490414,7.4183677,904m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0x0:0x695b577d184900a!8m2!3d47.9449145!4d7.4289341