A Mil por Hora
IMSA

IMSA: 32 carros na etapa de Laguna Seca

RIO DE JANEIRO (Going to California!) – A temporada 2019 do IMSA Weathertech SportsCar Championship aproxima-se do seu final. E no domingo será disputado o Monterey SportsCar Championship powered by McLaren – penúltimo de 12 eventos do campeonato, que será disputado domingo em Laguna Seca por 32 carros que lutarão pelos triunfos na pista de […]

IMSA WeatherTech SportsCar Championship
A Mazda venceu as últimas corridas da temporada da IMSA e as equipes e pilotos dos carros Cadillac esperam que o BoP lhes seja favorável no Monterey SportsCar Championship powered by McLaren, neste domingo

RIO DE JANEIRO (Going to California!) – A temporada 2019 do IMSA Weathertech SportsCar Championship aproxima-se do seu final. E no domingo será disputado o Monterey SportsCar Championship powered by McLaren – penúltimo de 12 eventos do campeonato, que será disputado domingo em Laguna Seca por 32 carros que lutarão pelos triunfos na pista de 3,6 km de extensão e onze curvas – com o lendário Saca-Rolha como grande atração.

A lista de entradas contempla as quatro categorias presentes, com 10 protótipos DPi, dois LMP2, oito GTLM e 12 GTD.

Ainda na briga pelo título, Felipe Nasr e Pipo Derani chegam a esta corrida motivados pelo anúncio da renovação de contrato com a Action Express para a temporada 2020. Os dois brasileiros continuarão trabalhando juntos – primeiro com o objetivo de superar os líderes Dane Cameron/Juan Pablo Montoya. E depois, o objetivo é dar sequência aos bons resultados conquistados neste ano – desde que o pacote técnico não sofra tantas restrições nos Boletins de Performance (BoP) da IMSA.

“Para mim é muito positivo confirmar outra temporada com a Action Express e continuar nosso forte relacionamento profissional e também manter a parceria com o Felipe”, disse Pipo Derani.

“2019 está sendo um ano fantástico para a equipe e também pra mim em particular, com a conquista do tricampeonato em Sebring, além de ainda continuarmos na briga pelo título neste fim de semana em Laguna Seca”, ressaltou o brasileiro.

“Estou muito animado por continuar correndo novamente com a Action Express no Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R em 2020. Será uma honra seguir representando a Whelen, que faz um trabalho fenomenal e são parceiros tão dedicados e amigos”, completou.

A equipe – que conta ainda com Christian Fittipaldi como diretor esportivo – não confirmou os planos para o carro #5. Existe a possibilidade de João Barbosa passar apenas às provas de longa duração do calendário, com a busca de um novo parceiro para Filipe Albuquerque. A ver.

Para a etapa de Laguna Seca, os Cadillac DPi-V.R montados na plataforma Dallara perderam 20 kg – mas seguem como os DPi mais pesados do plantel. Em contrapartida, ganharão mais potência com 0 aumento de 0.3 mm no diâmetro da entrada de ar. O reservatório de combustível sobe para 68 litros nesta etapa.

Vindos de três vitórias consecutivas nas últimas corridas, os protótipos Mazda RT24-P DPi foram para Motorland Aragón, realizar uma bateria de testes de resistência. O objetivo é manter a sequência de bons resultados e, principalmente, ter um carro competitivo para triunfar na Petit Le Mans, a última prova do certame.

Na classe LMP2, que segue tendo baixíssimo quorum durante toda a temporada ainda há – acreditem! – luta praticamente igual pelo título. Matthew McMurry chega a esta etapa com cinco pontos de vantagem sobre Cameron Cassels, que deve ter a volta de Kyle Masson como parceiro em Laguna Seca. Dalton Kellett terá uma segunda oportunidade no #52 após a vitória obtida em Mosport, correndo em casa.

A GTLM tem os suspeitos de sempre e não haverá mudanças no BoP da categoria. A rigor, a única novidade será a volta do carro #24 à cor escura. John Edwards/Jesse Krohn vão guiar a BMW M8 GTE com a cor preta na Califórnia. Na classificação, liderança para Earl Bamber/Laurens Vanthoor com onze pontos de vantagem para Nick Tandy/Patrick Pilet. Antonio Garcia/Jan Magnussen ainda sonham em repetir o título conquistado ano passado, mas precisam ganhar nesta etapa e torcer por um mau resultado dos rivais.

A última etapa do Weathertech Sprint Cup coloca frente a frente na disputa pelo título o canadense Zach Robichon, da Pfaff Motorsports, contra a dupla formada por Mario Farnbacher e Trent Hindman, da Meyer Shank Racing

Na divisão GTD, será decidida também a série paralela Weathertech Sprint Cup, com Zach Robichon liderando por um ponto sobre Trent Hindman/Mario Farnbacher. Aliás, a dupla da Meyer Shank Racing tem  37 pontos de vantagem na classificação geral (justamente sobre Robichon) e pode conquistar o título antecipado da categoria se conseguir manter a vantagem sobre os adversários, uma vez que o máximo de pontos é de 35.

Dos construtores envolvidos na categoria, oito estarão presentes. Novamente os Audi R8 LMS EVO ficam de fora. A Starworks desta vez nem anunciou participação, como havia feito antes de desistir da etapa do VIR.

O Monterey SportsCar Championship powered by McLaren não será transmitido ao vivo neste fim de semana pelos canais Fox Sports – por falta de espaço na grade. Será gravado um compacto da corrida, a ser exibido terça-feira com duração de 1h30min a partir de duas e meia da tarde.