Rast é campeão no DTM
RIO DE JANEIRO – A temporada 2019 do DTM ainda não chegou ao fim, mas já se sabe quem é o campeão: o alemão René Rast, de 32 anos, venceu mais uma corrida da categoria na primeira prova de Nürburgring, realizada sábado, foi ao pódio no domingo com um 3º lugar e comemorou seu segundo título na competição. O piloto da Audi chegou ao total de 279 pontos e não pode mais ser alcançado pelo vice-líder Nico Müller, que tem 223.
Agora, o suíço, que também corre pela Audi, disputa com Marco Wittmann o vice-título da série na rodada final de encerramento em Hockenheim. Essa corrida inclusive terá a presença extra de três carros do Super GT – Honda NSX-GT, Lexus LC500 e Nissan GT-R Nismo, que serão respectivamente guiados por Jenson Button, Nick Cassidy, Ryo Hirakawa, Tsugio Matsuda e Ronnie Quintarelli. Os Lexus e Nissan serão divididos.
O brasileiro Pietro Fittipaldi, 15º colocado no campeonato, teve mais um fim de semana de percalços. Com problemas mecânicos, chegou em 14º lugar na primeira prova e na segunda, quando tinha chances de pontuar, um mau pit stop o fez baixar posições. Foi o 13º colocado, quando poderia ter salvo pelo menos uma oitava posição.
Alguns leitores puderam (ou não) ter observado, mas o blog não pôs os vídeos com a íntegra das provas do DTM em Lausitzring, quando a categoria chegou à sua corrida #500 na história. E infelizmente não será possível também compartilhar as corridas de Nürburgring: os vídeos sofreram o que se chama de ‘geoblock’ – não me perguntem por qual razão – no Brasil, mais uma vez.
Aliás, parabéns aos envolvidos por isso.
Resta colocar os melhores momentos da corrida que consagrou Rast campeão com inteira justiça na temporada 2019.
Fazem muitos anos que no Brasil a Band Sports transmite a DTM ao vivo. Acredito que a DTM é a mais perversa categoria, pois tem ordens de fabricante sobre as equipes que correm com sua marca, fabricando resultados. Os carros atuais usam o mesmo monocoque e tem limite de uso de peças anual, como disco de freios e amortecedores. O artificialismo da asa móvel e o push to pass possibilitaram ultrapassagens, que antes só aconteciam no pit-stop obrigatório ou por toques e batidas. Está longe de ser a melhor categoria de turismo mundial, como alardeiam alguns famosos comentaristas. Neste ano a superioridade da Audi foi exagerada além de ter 4 equipes e 8 carros, a BMW 3 equipes e 6 carros e a estreante Aston -Martin 2 equipes e 4 carros. Teve temporada no passado que tinham carros defasados de 2 e 3 anos anteriores competindo. Categoria monótona e previsível de se assistir
Gosto do DTM e acompanho sempre que possivel (qdo o canal fechado da familia Saad passa…), mas essa temporada foi bem meia boca, sem competitividade e com uma certa debandada de varios pilotos tradicionais da série em decorrência da saida da Mercedes…infelizmente o carro da Aston Martin não mostrou a que veio também…como a situação la no Super GT é bem diferente em termos de disputa, tenho uma grande expectativa para o ano que vem.
A conferir.
Fernando, as corridas do campeonato estão sendo transmitidas pelo youtube em inglês ao vivo, é só parear com a TV e curtis, assisti várias dessa temporada assim.
Rodrigo, serão três carros japoneses, não cinco, já que as inscrições da Nissan e da Lexus terão um piloto para cada corrida.
Ah! Ok! Entendi.