Brasil no Mundial de Kart

RIO DE JANEIRO – Três vezes campeão mundial de pilotos com Guga Ribas, Gastão Fráguas e Ruben Carrapatoso, o Brasil finalmente será sede do Mundial de Kart pela primeira vez, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2020.

A confirmação veio hoje, após a reunião do Conselho Mundial da FIA, no Motorworld, em Colônia (Alemanha).

Esta será a primeira vez em quase três décadas que a competição chega ao território sul-americano: no ano de 1994, a cidade argentina de Córdoba teve provas da modalidade. Quem receberá o Mundial será a cidade paulista de Birigui, no noroeste do estado e distante 507 km da capital.

O que não se constitui em nenhum problema, posto que a estrutura que ficará à disposição é moderna e, talvez, a melhor pista de kart do país na atualidade. O complexo Speedpark, de propriedade de Ricardo Gracia, tem um traçado principal com 1.280 metros de extensão e a pista é localizada no km 524 da rodovia Marechal Rondon.

“Estamos muito felizes em receber o Mundial de Kart de 2020. É um momento marcante para o kartismo e para o automobilismo brasileiro em geral. Nós estamos nos preparando para sediar essa competição desde que inauguramos a pista, portanto agradeço o apoio de todos que viabilizaram essa verdadeira conquista para o esporte brasileiro. Nós temos uma estrutura capaz de realizar um grande Mundial e tenho certeza que a cidade de Birigui e todos da região abraçarão os participantes da melhor maneira possível”, diz Ricardo.

Um dos grandes responsáveis por esse momento histórico é o piloto da Fórmula E e presidente da CIK-FIA, por indicação de Jean Todt, Felipe Massa.

“Estou super feliz porque é um momento histórico para o kart brasileiro. Eu fico emocionado em fazer parte disso, em poder ajudar a criar esse momento tão importante para o automobilismo brasileiro. É o primeiro Mundial de Kart que acontece no Brasil, então sem dúvida será um campeonato importantíssimo. Agradeço a todos que fizeram parte desse projeto e que vão fazer parte desse campeonato. É, sem dúvida, um momento emocionante e vamos trabalhar firme para fazer um campeonato maravilhoso em Birigui, no interior de São Paulo”, comentou.

As categorias que virão ao Brasil serão a OK e a OK Junior, sendo que a KZ faz seu campeonato antes, no kartódromo de Le Mans, em setembro. A OK é para pilotos com idade acima de 15 anos e a segunda, para garotos e garotas com idade entre 12 e 14 anos.

Neste ano, a competição foi na Finlândia, em Alaharma. Por pouco, o Brasil não voltou a ter um campeão após mais de duas décadas, já que Rafael Câmara foi o vice na OK Júnior. O piloto pernambucano mostrou todo seu entusiasmo com a notícia.

“Estou muito feliz de ter a chance de disputar o Mundial de Kart no Brasil. Isso nunca aconteceu na história, então tenho certeza que será um campeonato inesquecível para mim e para todos os brasileiros que estiverem na disputa”, disse.

Comentários