FIA Motorsport Games: 50 países em Vallelunga

RIO DE JANEIRO – No próximo fim de semana, será disputada a primeira edição do FIA Motorsport Games – uma espécie de olimpíada do esporte a motor, no circuito italiano de Vallelunga, nas proximidades de Roma.

Entre sexta e domingo (1º a 3 de novembro), cinquenta países estarão espalhados em seis disputas diferentes, em carros de Grã-Turismo, TCR, Drift, Kart Slalom, Fórmula 4 e até nos digitais, nos eSports.

O Brasil só estará na Fórmula 4 e, numa escolha no mínimo incoerente, João Rosate vai representar o país na competição de monopostos. Considerando que Gianluca Petecof tem experiência na categoria (foi vice-campeão italiano e conhece muito bem a pista de Vallelunga) e Rosate disputa provas de Turismo no momento, chega a ser um contrassenso (é junto ou separado?). Tomara que haja uma explicação para tanto.

Entre os adversários de Rosate a bordo do primeiro carro da categoria desenhado com Halo (o KC MG-01), estarão o alemão Niklas Krütten e o israelense Ido Cohen, que disputaram as etapas finais do EF Open.

Mas das seis competições, a que contará com o maior número de inscritos é justamente a Digital. A competição de eSports reunirá 31 países, enquanto o Kart Slalom é o segundo em participantes, com 28 nações envolvidas.

A competição de Drift conta com 24 países, a de Grã-Turismo com 22 e, por fim, Fórmula 4 e TCR reunindo 20 cada uma. Alemanha, Bélgica, França, Itália, Kuwait e Rússia são os únicos com competidores em todas as modalidades do FIA Motorsport Games.

A competição de Grã-Turismo é herança direta do FIA GT Nations Cup, que ano passado foi disputado em Sakhir, no Bahrein. A Turquia foi a primeira campeã com Salih Yoluç e Ahyancan Güven –  que estarão novamente reunidos para a disputa, desta vez a bordo de um Aston Martin assistido pela TF Sport, de Tom Ferrier.

Entre os bons pilotos prata e bronze conhecidos do público e anunciados para o FIA Motorsport Games estão Zaid Ashkanani (Kuwait), Christina Nielsen (Dinamarca), Weiron Tan (Malásia), Spencer Pumpelly (EUA), Patric Niederhauser (Suiça), Nico Verdonck (Bélgica), Chris Froggatt e Flick Haigh (Grã-Bretanha), Henrique Chaves (Portugal), Rinat Salikhov e Denis Bulatov (Rússia), Stefan Görig e Alfred Renauer (Alemanha).

Comentários

  • Xará, gostaria de saber qual é a entidade responsável pela escolha do representante brasileiro… e o que me deixa surpreso é não ter representante brasileiro nos eSports. Por exemplo, o Igor Fraga é fora de série, mas aqui temos muito mais pilotos que não fariam feio nos simuladores.

  • É um formato de disputa muito interessante. Espero que o evento seja muito bom para o esporte em geral.
    Fico feliz pela inclusão do eSport também.
    Quanto a escolha de nosso representante, nada contra o Rosate. Ele pode até nos surpreender com uma boa performance neste fim de semana, mas Petecof realmente era o nome a ser indicado.
    A não ida do Igor Fraga para a modalidade de eSports me chama a atenção também, embora faça sentido que ele não compareça já que a fase final do campeonato do Gran Turismo está por vir e ele chega como um dos favoritos.
    Das modalidades citadas, a TCR pode me surpreender com muitas disputas!