Vitória de pai e filho nas 3h de Goiânia

Mais uma pra conta do AJR #65 no Império Endurance Brasil (Foto: Bruno Terena/Divulgação/MS2)

RIO DE JANEIRO (Tá calor!) – Pela terceira vez no ano e segunda consecutiva, Nílson e Beto Ribeiro venceram uma etapa do Império Endurance Brasil. A dupla de pai e filho do protótipo AJR #65 com preparação Motorcar dominou a partir da segunda hora, após uma penalização drive-through por excesso de velocidade nos boxes, uma corrida disputada com tempo quente e seco no Autódromo de Goiânia, para pôr um tempero ainda maior na briga pelo campeonato da classe P1.

Para variar, foi uma disputa atribulada para vários dos 30 carros que deram a largada neste sábado. O carro pole position de Gustavo Martins/Vicente Orige/Raphael Campos bateu logo no início e já na primeira hora de disputa a trinca do AJR #43 perdeu 24 voltas e foi impossível recuperar a desvantagem.

Também não foi um dia bom para a Via Itália Racing, vencedora da 2ª etapa. A Ferrari 488 GT3, coisa rara, ficou pelo caminho e não viu a quadriculada – o que poderá complicar os planos de Chico Longo em conquistar mais um título da categoria.

Outro pecado da disputa que terminou com 116 voltas percorridas pelos 3,835 km do circuito do Centro-Oeste foi o problema enfrentado na penúltima volta pelo AJR #175 de Luiz Otávio Floss/Henrique Assunção. Eles caminhavam para o 2º lugar, quando o bólido saiu da pista. Acabaram em 7º na geral e quarto na classe P1.

Assim, o segundo posto ficou com a MC Tubarão, que finalmente teve um resultado à altura dos esforços da equipe fundada pelo saudoso “Seu” Carlinhos de Andrade e hoje sob o comando do Carlos Geison, o popular Né. Tiel Andrade/Júlio Martini/Marçal Müller conquistaram um excelente segundo posto, na mesma volta dos vencedores.

Com a Ferrari fora de esquadro, outra dupla de pai e filho saiu contente de Goiânia: Xandy e Xandinho Negrão figuraram com o 3º posto absoluto e ganharam na classe GT3, mantendo a liderança do campeonato na categoria deles e também na classificação geral do Império Endurance Brasil.

“Muito bom vencer e continuar líderes, fica faltando duas provas só, vamos ver, mas corridas são corridas, tem que ir nesse ritmo, chegando, marcando pontos, isso é corrida longa, não adianta desesperar, é um jogo de paciência e velocidade ao mesmo tempo”, explicou Xandy, que se mantém na liderança da categoria somando 645 pontos, sem o descarte obrigatório.

Fecharam o top 5 geral o protótipo Ginetta G57 dos irmãos Wagner e Fábio Ebrahim, mais Pedro Aguiar e o Porsche de Marcel Visconde/Ricardo Maurício, que somaram pontos fundamentais para seguirem brigando pelo campeonato em sua divisão.

“Foi um ótimo resultado. As coisas se encaixaram bem e conseguimos este segundo lugar, que nos coloca em boa situação no campeonato. Fez muito calor, vários carros tiveram problemas e havia muitos detritos na pista que causaram furos de pneu. Nosso Porsche funcionou perfeitamente a corrida toda, estou muito contente”, comemorou Mauricio.

De fato, um dos grandes obstáculos – afora o calor – foram os furos de pneu. Quem sobreviveu ileso se deu bem. E foi o caso de Tom Filho/Ricardo Mendes, outra vez vencedores na GT3 Light, outra vez com um top 10 na classificação geral – chegaram em nono.

Renato Braga e Renan Guerra também foram beneficiados pelos problemas alheios e levaram mais um triunfo com o Ginetta G55 na GT4, seguidos de mais uma dupla de pai e filho vitoriosa na 6ª etapa: Carlos e Yuri Antunes ganharam na subclasse P3, de protótipos.

Apesar de uma quebra a caminho de um ótimo resultado, outra dupla de pai de filho – Jair e Duda Bana – ganhou na P2, enquanto Ricardo Haag e Mário Marcondes já puderam comemorar por antecipação a conquista do título na P4. Júnior Victorette/Marcelo Karam/Gabriel Lusquiños correram com o único GT4 Light inscrito na etapa.

A próxima corrida será as 3h de Santa Cruz do Sul, no dia 2 de novembro.

Resultado final das 3h de Goiânia

1º #65 Nílson Ribeiro/Beto Ribeiro
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
116 voltas em 3h00min51s985

2º #5 Tiel Andrade/Júlio Martini/Marçal Müller
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
a 50s282

3º #9 Xandy Negrão/Xandinho Negrão
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
a 1 volta

4º #20 Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar
Protótipo Ginetta G57 Chevrolet – classe P1
a 1 volta

5º #55 Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Porsche 911 GT3-R – classe P1
a 1 volta

6º #8 Júlio Campos/Guilherme Figueroa
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
a 2 voltas

7º #175 Luiz Otávio Floss/Henrique Assunção
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
a 2 voltas

8º #113 Pedro Queirolo/David Muffato
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
a 6 voltas

9º #155 Ricardo Mendes/Tom Filho
Ferrari 458 Italia GT3 – classe GT3 Light
a 6 voltas

10º #555 Renato Braga/Renan Guerra
Ginetta G55 – classe GT4
a 8 voltas

Comentários