Direto do túnel do tempo (463)

RIO DE JANEIRO – Essa foto do Mandel Ngan, da Associated Press, é uma das coisas mais sensacionais que eu já vi neste ano.

É o pódio do GP de Macau de Fórmula 3 de 1990. E o que têm em comum as personagens?

Quem pensou: Ferrari, Mundial de Fórmula 1 de 1999, acertou.

Bastou Michael Schumacher sair daquela temporada e quebrar a perna que Maranello dependeu de Eddie Irvine para ser campeã naquele ano – e também do substituto do alemão: Mika Salo.

O pouco que Salo ajudou foi o suficiente, em duas corridas. No GP da Alemanha, deu a vitória a Irvine ao trocar de posição com o então colega de equipe e em retribuição, ficou com o troféu do irlandês.

Na Itália, chegou em 3º lugar numa prova vencida de forma sensacional por Heinz-Harald Frentzen – quatro pontos preciosos que, somados ao 6º posto de Eddie Irvine, dariam o título de Construtores à Ferrari.

Irvine é que não se ajudou, apesar de todo o esforço de Schumacher – principalmente no GP da Malásia, que marcou o regresso do alemão às pistas após o acidente em Silverstone. Na decisão, em Suzuka, Mika Häkkinen fez uma corrida magistral, Irvine foi péssimo e o finlandês ganhou seu segundo título seguido na Fórmula 1.

Em tempo: Mika poderia estar no pódio ao invés de seu xará Salo no instantâneo acima.

Se não fosse isso aqui…

Há 29 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários