Direto do túnel do tempo (463)

D

RIO DE JANEIRO – Essa foto do Mandel Ngan, da Associated Press, é uma das coisas mais sensacionais que eu já vi neste ano.

É o pódio do GP de Macau de Fórmula 3 de 1990. E o que têm em comum as personagens?

Quem pensou: Ferrari, Mundial de Fórmula 1 de 1999, acertou.

Bastou Michael Schumacher sair daquela temporada e quebrar a perna que Maranello dependeu de Eddie Irvine para ser campeã naquele ano – e também do substituto do alemão: Mika Salo.

O pouco que Salo ajudou foi o suficiente, em duas corridas. No GP da Alemanha, deu a vitória a Irvine ao trocar de posição com o então colega de equipe e em retribuição, ficou com o troféu do irlandês.

Na Itália, chegou em 3º lugar numa prova vencida de forma sensacional por Heinz-Harald Frentzen – quatro pontos preciosos que, somados ao 6º posto de Eddie Irvine, dariam o título de Construtores à Ferrari.

Irvine é que não se ajudou, apesar de todo o esforço de Schumacher – principalmente no GP da Malásia, que marcou o regresso do alemão às pistas após o acidente em Silverstone. Na decisão, em Suzuka, Mika Häkkinen fez uma corrida magistral, Irvine foi péssimo e o finlandês ganhou seu segundo título seguido na Fórmula 1.

Em tempo: Mika poderia estar no pódio ao invés de seu xará Salo no instantâneo acima.

Se não fosse isso aqui…

Há 29 anos, direto do túnel do tempo.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

4 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames