Eurasia e Mehri faturam pole para a abertura do Asian Le Mans Series

E

RIO DE JANEIRO – A primeira pole position da temporada 2019/20 do Asian Le Mans Series é da Eurasia Motorsport: após o domínio da Carlin na sexta-feira e a G-Drive como a equipe mais rápida do segundo treino livre, a escuderia filipina conquistou um lugar na linha de frente do pelotão com o antigo piloto de Fórmula 1 Roberto Mehri.

O espanhol superou Harry Tincknell numa classificação muito disputada, registrando o novo recorde da pista para a série – 1’53″191 para os 5,451 km do circuito de Xangai.

Com o Dallara da Carlin, Tincknell lutou bastante para tentar superar a marca do rival, mas tudo que conseguiu foi ficar em segundo a apenas 51 milésimos. Roman Rusinov, com o Aurus 01 da G-Drive alinhado em parceria com a anglo-portuguesa Algarve Pro Racing, foi atrapalhado pelo tráfego e ficou com a 3ª posição, a 0″219 da pole. Não fosse isso e talvez o carro #26 pudesse ter saído do treino com o ponto extra.

A quarta posição é do Ligier #34 da Inter Europol Endurance, alinhado pelo suíço Mathias Beche na classificação. A tática da equipe polonesa foi de preservar um pouco mais os pneus – eles consideram que o carro pode ter um bom ritmo no primeiro stint e assim se manter na luta pela liderança.

O equilíbrio entre os cinco primeiros pode ser medido pelo fato de que ficaram separados por menos de meio segundo – precisamente por 0″389. A estreante K2 Uchino Racing apareceu bem no treino com Shaun Thong no carro #96.

Já o Eurasia “All Black” ficou devendo: com Nick Cassidy, o principal piloto, ocupado com a Fuji Dream Race do Super GT e do DTM neste final de semana, Masataka Yanagida foi apenas o sexto – a quase um segundo do 5º colocado.

Entre os LMP2-AM, a Rick Ware Racing continuou sem percorrer um único metro de pista – e os carros, acreditem ou não – serão preparados para disputar a corrida deste domingo.

Kang Ling apareceu bem com o bom e velho Ligier JS P2 Nissan da ARC Bratislava e bateu o único concorrente, Arjun Maini, da RLR MSport, por nove décimos – já que o indiano teve nada menos que quatro voltas anuladas por abuso de “track limits”. Os dois carros formam a quarta fila do grid.

Garett Grist deu à Nielsen Racing a pole da LMP3 na estreia do time britânico no Asian Le Mans Series: com o tempo de 2’00″112, ele bateu o #13 da Inter Europol Competition guiado por Nigel Moore, por quatro décimos.

Colin Noble fez o terceiro tempo, numa estratégia mais conservadora, já que o carro #2 que ele divide com Tony Wells teve pelo menos duas voltas rápidas canceladas por abuso de “track limits”.

Na divisão dos GTs, Davide Rigon – companheiro de equipe do brasileiro Marcos Gomes – faturou a pole na estreia da HubAuto Corsa na competição asiática de Endurance. O piloto de fábrica da Ferrari marcou 2’03″760, superando Ale Pier Guidi (que terá Ozz Negri como um de seus parceiros) por 0″281.

O Aston Martin da D’Station Racing por pouco não furou a primeira fila dos carros italianos: apenas um milésimo de segundo separou Ross Gunn de Pier Guidi. Antonio Fuoco, responsável pelo simulador da Ferrari em Maranello, ficou em quarto com o carro #7 da CarGuy.

As 4h de Xangai terão largada às 9h45 locais neste domingo (22h45 deste sábado, pelo horário de Brasília) – e serão transmitidas AO VIVO pelo blog, com o streaming do Asian Le Mans Series no YouTube.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames