É tempo de finalíssima do Império Endurance Brasil

A foto de Bruno Terena é da largada da 1ª etapa, em março. Oito meses e sete etapas depois, na mesma pista de Curitiba da corrida inaugural de 2019, será decidido o campeonato do Império Endurance Brasil

RIO DE JANEIRO (Lá estaremos!) – Sábado às 10h da manhã, acontece o fecho de ouro da temporada 2019 do Império Endurance Brasil: as 6h de Curitiba são a oitava e última corrida do calendário de um dos campeonatos que mais cresceu no automobilismo nacional nos últimos anos.

Vou lá para assistir: chego quase em cima da hora da largada, mas é o que dá pra fazer. Nessa sexta-feira, gravamos o último Fox Nitro do ano e depois é pé na estrada – será a terceira corrida que verei in loco na competição nesse ano.

É bem verdade que algumas categorias já têm seus campeões, mas nada está totalmente decidido e nas principais classes – Força Livre (Geral), P1 e GT3, o bicho ainda vai pegar (e não é pouco) pela pista de 3,695 km de extensão.

Hoje foi realizada uma sessão aberta de testes e o AJR Chevrolet V8 #65 da NC Racing com preparação Motorcar já apresentou armas. O carro de Beto e Nílson Ribeiro fez o melhor tempo do dia em 1’12″319, meio segundo melhor que o protótipo de David Muffato e Pedro Queirolo.

Na geral, a classificação – sem descartes – apresenta Beto e Nílson liderando com 660 pontos, apenas trinta a mais que Xandy e Xandinho Negrão, que terão neste fim de semana o auxílio mais do que luxuoso de um campeão do mundo – André Negrão vai dividir o Mercedes-AMG GT3 #9 com tio e primo.

Muffato e Queirolo também têm chances: estão em 3º lugar com 600 pontos, enquanto Ricardo Maurício e Marcel Visconde, que dividem um Porsche, são os que correm por fora. Com máximo de 170 pontos para o último evento do ano, numa prova de seis horas, nada pode ser impossível de acontecer.

A classificação da P1 aponta liderança de Muffato/Queirolo sem a aplicação de descartes, com a dupla do carro #113 chegando a Pinhais com 40 pontos de frente para Nílson e Beto Ribeiro. A chance do trio Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar ainda existe, mas é meramente retórica.

Na GT3, teremos um mano a mano entre Xandy e Xandinho Negrão contra Marcel Visconde e Ricardo Maurício. São 90 pontos separando as duplas – sempre ressaltando que não foram ainda aplicados os descartes do pior resultado no ano.

Será a despedida de Chico Longo do posto de campeão – nessa etapa, o piloto da Via Italia Racing volta a contar com a presença de Daniel Serra, consagrado tricampeão da Stock Car.

A GT3 Light também não está resolvida: somente 15 pontos separam Ricardo Mendes/Tom Filho de Sérgio e Guilherme Ribas – que nessa etapa terão Alan Hellmeister para ajudar na pista. Peter Ferter fará uma aparição extra no carro #155, tentando fazer o possível para dar a Tom e Ricardo o título.

Na P3, Carlos e Yuri Antunes podem formar outra dupla de pai e filho campeã na história do Império Endurance Brasil: com 805 pontos somados, eles têm folga de 135 para Emílio Padron/Henrique Assunção.

O plantel para a última etapa poderá chegar a até 30 carros, já que nem todos treinaram hoje em Pinhais. Foram 25 autos andando nesta quinta-feira.

Nesta sexta, haverá sessões de treinos livres e o classificatório está marcado para 15h30, horário de Brasília.

Lista provisória de inscritos para as 6h de Curitba (será atualizada)

Classe P1

#5 MC TUBARÃO
Protótipo AJR Chevrolet V8
Tiel Andrade/Júlio Martini/Paulo Sousa

#11 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Emílio Padron/Marcelo Vianna/Vitor Genz

#20 GINETTA BRASIL/EBRAHIM MOTORS
Protótipo Ginetta G57 Chevrolet V8
Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar

#43 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Raphael Campos/Gustavo Martins/Gustavo Kiryla

#65 NC RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Nílson Ribeiro/Beto Ribeiro

#80 KIA POWER IMPORTS
Protótipo AJR Nissan V6
Alexandre Finardi/Ney Faustini

#113 IMPÉRIO JLM MOTORSPORT
Protótipo AJR Chevrolet V8
Pedro Queirolo/David Muffato

#175 IMPÉRIO JLM MOTORSPORT
Protótipo AJR Chevrolet V8
Henrique Assunção/Fernando Fortes/Luiz Otávio Floss/JP Mauro

Classe GT3

#8 SCUDERIA 111/AMG GT3
Mercedes-AMG GT3
Júlio Campos/Guilherme Figueroa

#9 SCUDERIA 111/AMG GT3
Mercedes-AMG GT3
Xandy Negrão/Xandinho Negrão/André Negrão

#19 TMG/VIA ITÁLIA RACING
Ferrari 488 GT3
Chico Longo/Daniel Serra

#55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R
Ricardo Maurício/Marcel Visconde

Classe P2

#12 SIGMA
Protótipo Sigma Audi Turbo
Jindra Kraucher/Aldo Piedade Jr.

#35 BANA RACING
Protótipo Predador Audi Turbo
Jair Bana/Duda Bana

#37 KTT RACING
Protótipo KTT Scorpion Dallara Hayabusa Turbo
Stuart Turvey/Renato Turelli

Classe GT3 LIGHT

#63 MC TUBARÃO
Aston Martin Vantage V12 GT3
Sérgio Ribas/Guilherme Ribas/Alan Hellmeister

#99 SUL RACING
Lamborghini Gallardo LP600+
Arthur Caleffi/Rodrigo Lemke/Júlio Martini

#155 NEW HOLLAND AGROCETE RACING
Ferrari 458 Italia GT3
Ricardo Mendes/Tom Filho/Peter Ferter

Classe P3

#7 SETTE CAR
Protótipo Sette MRX Honda 20V
Aldoir Sette/Luca Milani/Jansen Bueno

#34 MOTORCAR
Protótipo MRX Volkswagen
Ricardo Haag/Mário Marcondes

#46 ROCO RACING CARS
Roco 001 Suzuki Hayabusa
José Córdova/Robbi Perez

#72 MOTORCAR
Protótipo MRX Volkswagen 16V
Carlos Antunes/Yuri Antunes

#75 SATTI RACING
Protótipo MRX Cosworth
Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Fortes

Classe GT4

#3 SCUDERIA 111/AMG GT4
Mercedes-AMG GT4 R
Leandro Romera/Alexandre Auler

#16 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Ésio Vichiese/Roger Sandoval

#22 SCUDERIA 111/AMG GT4
Mercedes-AMG GT4 R
Leandro Ferrari/Flávio Abrunhoza

#45 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Márcio Mauro/Ramon Alcaraz/Nelson Monteiro

#555 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Renan Guerra/Renato Braga

Classe GT4 LIGHT

#14 IMPA MOTORS RACING
Audi RS3 LMS TCR
Marcelo Karam/Júnior Victorette/Marcelo Sant’Anna/Tuca Antoniazzi

#64 MC TUBARÃO
BMW M3 GTR
Henry Visconde/Bruno Bonifácio/Felipe Steyer

Classe P4

#131 BONORA RACING
Protótipo Spyder Volkswagen
Rodrigo Bonora/Carlos Brockweld/Igor Taques

Comentários

  • Um primor de “organização, ética e visão de negócios”, 6 Horas de Curitiba e 500 Km de Interlagos no mesmo dia…O que poderia ser uma corrida espetacular de Endurance provavelmente se transformará em 2 corridas “meia-boca”…

  • Mas poderia ter mais alguns carros que estarão em Interlagos, eu acredito que a quantidade tem influência direta na qualidade. O Silvio Zambello provavelmente não conseguiu outra data, mas mesmo assim é uma tremenda “mancada” com o automobilismo nacional…

    • Talvez uns dois ou três carros. Não é todo mundo que banca ir pra fora de São Paulo. Outros não vão pra Curitiba porque não tem chance mesmo.