É tempo de finalíssima do Império Endurance Brasil
RIO DE JANEIRO (Lá estaremos!) – Sábado às 10h da manhã, acontece o fecho de ouro da temporada 2019 do Império Endurance Brasil: as 6h de Curitiba são a oitava e última corrida do calendário de um dos campeonatos que mais cresceu no automobilismo nacional nos últimos anos.
Vou lá para assistir: chego quase em cima da hora da largada, mas é o que dá pra fazer. Nessa sexta-feira, gravamos o último Fox Nitro do ano e depois é pé na estrada – será a terceira corrida que verei in loco na competição nesse ano.
É bem verdade que algumas categorias já têm seus campeões, mas nada está totalmente decidido e nas principais classes – Força Livre (Geral), P1 e GT3, o bicho ainda vai pegar (e não é pouco) pela pista de 3,695 km de extensão.
Hoje foi realizada uma sessão aberta de testes e o AJR Chevrolet V8 #65 da NC Racing com preparação Motorcar já apresentou armas. O carro de Beto e Nílson Ribeiro fez o melhor tempo do dia em 1’12″319, meio segundo melhor que o protótipo de David Muffato e Pedro Queirolo.
Na geral, a classificação – sem descartes – apresenta Beto e Nílson liderando com 660 pontos, apenas trinta a mais que Xandy e Xandinho Negrão, que terão neste fim de semana o auxílio mais do que luxuoso de um campeão do mundo – André Negrão vai dividir o Mercedes-AMG GT3 #9 com tio e primo.
Muffato e Queirolo também têm chances: estão em 3º lugar com 600 pontos, enquanto Ricardo Maurício e Marcel Visconde, que dividem um Porsche, são os que correm por fora. Com máximo de 170 pontos para o último evento do ano, numa prova de seis horas, nada pode ser impossível de acontecer.
A classificação da P1 aponta liderança de Muffato/Queirolo sem a aplicação de descartes, com a dupla do carro #113 chegando a Pinhais com 40 pontos de frente para Nílson e Beto Ribeiro. A chance do trio Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar ainda existe, mas é meramente retórica.
Na GT3, teremos um mano a mano entre Xandy e Xandinho Negrão contra Marcel Visconde e Ricardo Maurício. São 90 pontos separando as duplas – sempre ressaltando que não foram ainda aplicados os descartes do pior resultado no ano.
Será a despedida de Chico Longo do posto de campeão – nessa etapa, o piloto da Via Italia Racing volta a contar com a presença de Daniel Serra, consagrado tricampeão da Stock Car.
A GT3 Light também não está resolvida: somente 15 pontos separam Ricardo Mendes/Tom Filho de Sérgio e Guilherme Ribas – que nessa etapa terão Alan Hellmeister para ajudar na pista. Peter Ferter fará uma aparição extra no carro #155, tentando fazer o possível para dar a Tom e Ricardo o título.
Na P3, Carlos e Yuri Antunes podem formar outra dupla de pai e filho campeã na história do Império Endurance Brasil: com 805 pontos somados, eles têm folga de 135 para Emílio Padron/Henrique Assunção.
O plantel para a última etapa poderá chegar a até 30 carros, já que nem todos treinaram hoje em Pinhais. Foram 25 autos andando nesta quinta-feira.
Nesta sexta, haverá sessões de treinos livres e o classificatório está marcado para 15h30, horário de Brasília.
Lista provisória de inscritos para as 6h de Curitba (será atualizada)
Classe P1
#5 MC TUBARÃO
Protótipo AJR Chevrolet V8
Tiel Andrade/Júlio Martini/Paulo Sousa
#11 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Emílio Padron/Marcelo Vianna/Vitor Genz
#20 GINETTA BRASIL/EBRAHIM MOTORS
Protótipo Ginetta G57 Chevrolet V8
Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar
#43 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Raphael Campos/Gustavo Martins/Gustavo Kiryla
#65 NC RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Nílson Ribeiro/Beto Ribeiro
#80 KIA POWER IMPORTS
Protótipo AJR Nissan V6
Alexandre Finardi/Ney Faustini
#113 IMPÉRIO JLM MOTORSPORT
Protótipo AJR Chevrolet V8
Pedro Queirolo/David Muffato
#175 IMPÉRIO JLM MOTORSPORT
Protótipo AJR Chevrolet V8
Henrique Assunção/Fernando Fortes/Luiz Otávio Floss/JP Mauro
Classe GT3
#8 SCUDERIA 111/AMG GT3
Mercedes-AMG GT3
Júlio Campos/Guilherme Figueroa
#9 SCUDERIA 111/AMG GT3
Mercedes-AMG GT3
Xandy Negrão/Xandinho Negrão/André Negrão
#19 TMG/VIA ITÁLIA RACING
Ferrari 488 GT3
Chico Longo/Daniel Serra
#55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R
Ricardo Maurício/Marcel Visconde
Classe P2
#12 SIGMA
Protótipo Sigma Audi Turbo
Jindra Kraucher/Aldo Piedade Jr.
#35 BANA RACING
Protótipo Predador Audi Turbo
Jair Bana/Duda Bana
#37 KTT RACING
Protótipo KTT Scorpion Dallara Hayabusa Turbo
Stuart Turvey/Renato Turelli
Classe GT3 LIGHT
#63 MC TUBARÃO
Aston Martin Vantage V12 GT3
Sérgio Ribas/Guilherme Ribas/Alan Hellmeister
#99 SUL RACING
Lamborghini Gallardo LP600+
Arthur Caleffi/Rodrigo Lemke/Júlio Martini
#155 NEW HOLLAND AGROCETE RACING
Ferrari 458 Italia GT3
Ricardo Mendes/Tom Filho/Peter Ferter
Classe P3
#7 SETTE CAR
Protótipo Sette MRX Honda 20V
Aldoir Sette/Luca Milani/Jansen Bueno
#34 MOTORCAR
Protótipo MRX Volkswagen
Ricardo Haag/Mário Marcondes
#46 ROCO RACING CARS
Roco 001 Suzuki Hayabusa
José Córdova/Robbi Perez
#72 MOTORCAR
Protótipo MRX Volkswagen 16V
Carlos Antunes/Yuri Antunes
#75 SATTI RACING
Protótipo MRX Cosworth
Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Fortes
Classe GT4
#3 SCUDERIA 111/AMG GT4
Mercedes-AMG GT4 R
Leandro Romera/Alexandre Auler
#16 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Ésio Vichiese/Roger Sandoval
#22 SCUDERIA 111/AMG GT4
Mercedes-AMG GT4 R
Leandro Ferrari/Flávio Abrunhoza
#45 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Márcio Mauro/Ramon Alcaraz/Nelson Monteiro
#555 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Renan Guerra/Renato Braga
Classe GT4 LIGHT
#14 IMPA MOTORS RACING
Audi RS3 LMS TCR
Marcelo Karam/Júnior Victorette/Marcelo Sant’Anna/Tuca Antoniazzi
#64 MC TUBARÃO
BMW M3 GTR
Henry Visconde/Bruno Bonifácio/Felipe Steyer
Classe P4
#131 BONORA RACING
Protótipo Spyder Volkswagen
Rodrigo Bonora/Carlos Brockweld/Igor Taques
Um primor de “organização, ética e visão de negócios”, 6 Horas de Curitiba e 500 Km de Interlagos no mesmo dia…O que poderia ser uma corrida espetacular de Endurance provavelmente se transformará em 2 corridas “meia-boca”…
A final do Endurance Brasil não será “meia-boca”.
Mas poderia ter mais alguns carros que estarão em Interlagos, eu acredito que a quantidade tem influência direta na qualidade. O Silvio Zambello provavelmente não conseguiu outra data, mas mesmo assim é uma tremenda “mancada” com o automobilismo nacional…
Talvez uns dois ou três carros. Não é todo mundo que banca ir pra fora de São Paulo. Outros não vão pra Curitiba porque não tem chance mesmo.