Girl power, o retorno

De volta às provas internacionais em 2020: Bia Figueiredo foi confirmada pela nova equipe GEAR Racing, associada à austríaca Grässer. Ela dividirá um Lamborghini com Katherine Legge e Christina Nielsen – que já conhece bem – além da colombiana Tatiana Calderón, em provas longas da série IMSA em 2020 (Foto: Carsten Horst)

RIO DE JANEIRO – Causou sensação este ano nos EUA a iniciativa de uma equipe feminina na IMSA. A madrinha era Jackie Heinricher – que seria piloto – associada à Meyer Shank Racing, com um Acura GTD.

Contudo, por problemas de saúde, ela teve que se afastar da empreitada – que mesmo assim aconteceu. Com Katherine Legge, Christina Nielsen, Bia Figueiredo e Simona de Silvestro.

Muito bem: para 2020, as damas estão quase todas reunidas para mais uma participação na série IMSA, à exceção de Simona, que assinou com a Porsche e fará parte do programa de desenvolvimento na Fórmula E e do ADAC GT.

Mas Bia Figueiredo está de volta: a brasileira de 34 anos garantiu presença em todas as provas do Michelin Endurance Cup. E quem completa o lineup feminino nas 24h de Daytona é a colombiana Tatiana Calderón, que fez algumas corridas do programa Road To Indy (Bia também) e estava na Fórmula 2 pela BWT Arden.

A equipe das meninas é nova na série. A Grässer Racing Team, da Áustria, fez aparições pontuais, mas disputará o campeonato completo pela primeira vez. Gottfried Grässer não entrará para perder – aliás, a GRT (que no carro delas se chamará GEAR Racing) ganhou duas vezes seguidas as 24h de Daytona nos dois últimos anos e também as 12h de Sebring de 2019.

O carro será o Lamborghini Huracán GT3 EVO, com motor V10 de 5,2 litros – a mesma mecânica do Audi R8 LMS GTD, uma vez que tanto a marca de Sant’Agata quanto a dos quatro anéis hoje pertencem ao Volkswagen Auto Group (VAG).

“Não poderia estar mais animada em voltar à IMSA numa equipe tão ótima”, avalia Bia Figueiredo. “Em 2019, tive a oportunidade de correr com Katherine e Christina e foi uma experiência incrível”, disse.

“Estou honrada em fazer parte da GEAR Racing e confiante em que vamos alcançar ótimos resultados. Mal posso esperar para pilotar no teste a Lamborghini #19 com essas garotas”, comentou Bia.

O teste ao qual ela se refere é logo na primeira semana de janeiro: o ROAR Before The Rolex 24.

Comentários

  • Nenhuma menção honrosa para Simona de Silvestro ter ingressado para a Porsche para a temporada de 2020?
    Bia é baita piloto, mas a Simona, vish!

  • bia figueiredo é marketing só isso, jamie chadwick campeã da w series pilota mais que ela, e alice power idem, queria ver a jamie não a bia em daytona, bioa tem um super carro na stock e seu companheiro de equipe thiago camilo ganha corridas ela nem pódio pega, na minha opinião bioa figueiredo é marketing, tem pilotas melhos que ela, e podiam correr daytona

  • simona de silvestro pilota muito mereçe estar na porsche, ela sim pilota e a jamie como disse no outro post, bia figueiredo devia parar de correr e ser coach de pilotos ou comentarista

  • Desculpe o sincericídio, Rodrigo.
    Tendo a dar razão ao Rodrigo Botana, pelo conjunto da obra.
    Vejamos bem, ela já está a trocentos anos na Stock e até agora nada.
    E não venha me dizer que é por conta da equipe ser fraca e não entregar um bom carro a ela, inclusive o Thiago Camilo é a prova cabal disso, os carros do Andreas e do Rodolpho são top, Camilo, Julio Campos e até o Valdeno após muito tempo, estão sempre se destacando, enquanto ela. . .neca de pitibiriba.
    Inclusive no YouTube, onde ela é bem presente, vem sempre a mesma ladainha, “cometi um errinho no trecho tal”, “fulano me atrapalhou na volta rápida”, “estou começando a me entender com o carro”, “o Andreas está começando a entender como eu quero que o carro se comporte”, mais uma infinidade de justificativas.
    Resumindo a novela e fazendo um paralelo com o Lance Stroll, se não fosse pela Ipiranga, que é o “Lawrence Stroll” da Bia, sei não se os Mattheis já não teriam dado uma sonora bota nela.
    Aliás, conhecendo o Andreas como eu tenho certeza que você conhece, aposto que ele deve “adorar” (sarcasmo modo ativo) toda essa papagaiada de digital influencer e Youtuber dela.

  • Mais uma porta aberta para ela, que já mostrou qualidades em outras categorias, inclusive com vitória na Indy Ligths.

    Acho que essas meninas darão trabalho numa classe que fica cada vez melhor e este ano esteve tão atrativa quanto a GTLM.

  • Corretíssima essa sua colocação, Rodrigo.
    Mas em relação à Stock, ela de fato ainda não mostrou toda essa competência, muito pelo contrário.
    Abraço.

  • O desempenho da Bia na Stock Car realmente está aquém do que se espera dela – pela qualidade que ela já demonstrou em outras ocasiões. E de fato ela não pode reclamar de equipamento, muitos pilotos adorariam contar com o patrocínio da Ipiranga e a estrutura do Andreas Mattheis. Já no IMSA, ela tem correspondido muito bem, inclusive sendo elogiada nas transmissões gringas em mais de uma ocasião – não falo do Fox Sports pq é chover no molhado, né?

    Então… o que acontece? Caro Mattar, arrisca alguma opinião sobre?