Poles decisivas de Michelisz no WTCR

RIO DE JANEIRO – A final do WTCR será neste domingo com rodada tripla em Sepang (Fox Sports 2 exibe em VT a partir de 16h30) e o requinte de uma última corrida à noite, como fecho de ouro para um campeonato que chegou à sua decisão com quatro pilotos ainda na briga.

Mas os treinos classificatórios apontam para um favorito: Norbert Michelisz. O magiar da Hyundai levou a pontuação máxima das duas sessões classificatórias e será o pole position da primeira bateria e da terceira, a decisiva. Para a corrida #2, com a inversão dos dez primeiros do Q2, quem sai da pole é Ma Qing Hua, com a Alfa Romeo Giulietta.

Com isso, Norbi sai para as três últimas baterias do campeonato com 326 pontos, quinze à frente de Estebán Guerrieri, que parte de décimo da prova #1 e segundo da última, somando assim apenas quatro pontos extras.

Para os adversários da Lynk & Co., agora ficou difícil. Yvan Muller foi apenas décimo-sexto no grid da prova #1, com Thed Björk em antepenúltimo. É bem possível que o sueco saia da dança pelo título já após a primeira bateria da programação.

Nas provas #2 e #3, a situação deles não é menos confiável. Largam respectivamente em décimo-terceiro e décimo-nono.

De volta após a ausência em Macau, já que foi requisitado pela BMW, Augusto Farfus foi bem: ficou com o 6º lugar do grid para as três corridas. João Paulo de Oliveira, que foi inscrito como wild-card, obteve um razoável 13º lugar no grid da prova #1, mas para as demais foi atrapalhado e ficou com o vigésimo-quinto posto entre 30 carros inscritos.

O WTCR terá neste fim de semana a despedida de duas marcas em caráter ‘oficioso’: a Volkswagen e a Audi estão fora para o campeonato 2020. Enquanto a marca dona do Volkswagen Auto Group vai direcionar investimentos de motorsport para os carros elétricos, a marca dos quatro anéis entrelaçados culpa o BoP da categoria por sua saída.

E pode ser que haja mais baixas: a Cupra, divisão esportiva da Seat (também do grupo Volkswagen) pode roer a corda. Outra a também mostrar descontentamento com os rumos do campeonato é a Hyundai. O diretor esportivo Andrea Adamo cobra dos promotores mais responsabilidade sobre o BoP aplicado na categoria.

Triste filme visto em cores vivas no WTCC e que pode ferir de morte um campeonato muito legal pelo confronto de diferentes marcas dentro de um mesmo regulamento – que nem sempre agrada gregos e troianos.

A seguir: cenas dos próximos capítulos…

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