Riley Motorsports vence na abertura do Michelin Pilot Challenge

Numa prova patrocinada pela BMW, deu Mercedes em 1-2-3 na abertura do Michelin Pilot Challenge em Daytona

RIO DE JANEIRO – A abertura do Michelin Pilot Challenge da IMSA aconteceu nesta sexta-feira em Daytona com um impressionante grid de 51 carros que foram à luta numa prova com duração de quatro horas – a BMW Endurance Challenge. Ironicamente, ganhou um modelo rival da marca bávara também produzido na Alemanha.

O Mercedes-AMG GT4.R da Riley Motorsports tripulado por Jeroen Bleekemolen/Dylan Murray/Jim Cox faturou a primeira de um total de 10 etapas, numa corrida que se encerrou em regime de Safety Car, por conta de uma capotagem do Ford Mustang de Scott Maxwell/Marco Signoretti, faltando 13 minutos para o final.

A trinca vencedora completou 110 voltas – e registre-se que a Mercedes fez 1-2-3 na prova, já que a Winward-HTP Motorsport emplacou 2º lugar com Bryce Ward/Phillip Ellis e a terceira posição com Indy Dontje/Russell Ward.

Os atuais campeões Tyler McQuarrie/Jeff Westphal levaram o Audi R8 LMS GT4 da CarBahn with Peregrine Racing ao quarto posto, com o melhor dos carros estreantes – no caso o Aston Martin Vantage – na 5ª colocação com Kyle Marcelli/Nate Stacey.

Os produtos “made in USA” não foram bem no resultado final: o melhor dos carros ianques foi 11º colocado – o Mustang de Shane Lewis/James Pesek/Jade Buford.

Pole position, o McLaren 570S GT4 de Kuno Wittmer/Orey Fidani liderou na primeira fase da disputa, mas o carro da AWA perdeu doze voltas e acabou em 38º na geral – 26º na categoria.

Uma boa experiência para Leo Sanchez e Átila Abreu, apesar do pouco tempo de horas de voo com o Mercedes-AMG GT4.R em Daytona (Foto: José Mário Dias)

Para os brasileiros, a corrida foi de aprendizado intenso, assim como todo o final de semana de disputas na Flórida. Numa batalha de altos e baixos, Leonardo Sanchez e Átila Abreu tiveram o mérito de terminar a disputa no top 20 – exatamente com a 20ª colocação.

Átila conta como foi a corrida.

“Foi um final de semana muito legal, uma experiência muito bacana junto com o Leo (Sanchez). Topar esse desafio de trazer um carro da Alemanha, vir direto para os EUA. O carro chegou na segunda-feira… muita emoção né, pra colocar a gente no grid.”

“Não conseguimos fazer o ROAR no começo do ano porque não tínhamos o carro e sofreríamos um pouco mais por não ter feito treino, por não conhecer a pista, uma equipe 100% brasileira. Mas topamos o desafio, esse é o espírito de Daytona e foi muito legal. A gente teve o desafio do clima: choveu em todos os treinos, secou na tomada de tempo, corremos no seco. Então a gente não conseguiu desenvolver muito o carro.”

“Mas conseguimos fazer toda a prova. O Leo andou superbem. Fez uma quilometragem boa, o que é importante pro desenvolvimento dele, pra carreira dele. Pra mim, fiquei feliz por correr em Daytona, uma pista ícone, um templo do automobilismo. Então a gente sai daqui contente com a experiência que a gente teve, sabendo que tem muito ainda a evoluir. Mas que foi um bom passo, que correu tudo bem.”

“A gente se divertiu, o carro funcionou perfeitamente. Então quero agradecer ao Leo, ao Carlão, ao pessoal que cuidou dessa parte de estrutura pra trazer o carro. Então foi um final de semana bem legal e bem interessante.”

Átila conta que o próximo desafio é Sebring e, depois disso, o carro deve vir ao Brasil disputar algumas provas de Endurance (Foto: José Mário Dias)

Sobre o que acontecerá depois de Daytona, Átila também revela o desejo de fazer mais corridas com o Mercedes-AMG.

“Quanto aos planos para o futuro, a gente vai correr Sebring, que é mais uma prova de quatro horas em março e aí a nossa ideia é trazer esse carro pro Brasil pra fazer algumas corridas de Endurance. Esse é o nosso objetivo – eventualmente fazendo outras provas no Exterior, talvez não com esse carro, mas em outras categorias.”

“Estamos estudando ainda, estamos esperando ter todos os calendários de Porsche – que o Leo vai correr – e da Stock Car, pra gente conseguir fechar os calendários em paralelo. Meu foco é a Stock Car e o do Leo vai ser a Porsche. Vamos ver como a gente consegue trabalhar paralelamente outras provas que a gente tem vontade de fazer”, finalizou.

Surpresa: vitória da Roadshagger Racing na classe TCR com o Audi RS3 LMS TCR de Jon Morley/Gavin Ernstone

Na subclasse TCR, ninguém contava que a Roadshagger Racing faturasse a prova de estreia com seu Audi RS3 LMS TCR – e foi exatamente o que aconteceu: a dupla Jon Morley/Gavin Ernstone superou os favoritos e terminou com a vitória e o 24º posto geral.

Teve “tripleta” Audi, pois o segundo posto foi de William Tally/Mike Taylor, a bordo do #32 da Speed Syndicate Motorsports, enquanto a JDC-Miller pescou o último lugar do pódio com seu carro conduzido por Michael Johnson/Stephen Simpson.

Campeã da última temporada, a Bryan Herta Autosport fechou as posições seguintes de quarto a sexto, enquanto a solitária Alfa Romeo Giulietta pole position da divisão acabou apenas em 13º lugar na classe, perdendo quinze voltas em relação aos vitoriosos.

Comentários