ELMS 2020: grid com 40 carros full season

Em jogo, desta vez, três vagas diretas para Le Mans: com 18 carros no plantel, a LMP2 será a estrela da temporada 2020 do European Le Mans Series

RIO DE JANEIRO – Com início marcado para 5 de abril e a disputa das 4h de Barcelona, na Espanha, a temporada 2020 do European Le Mans Series (ELMS) teve hoje seu plantel completo revelado pelos organizadores.

Após algumas especulações, fechou-se consenso num total de 40 carros, distribuídos em três categorias – LMP2, LMP3 e LMGTE – como, aliás, vem sendo feito nas últimas temporadas.

É um excelente plantel sem dúvida e as novidades são várias para a temporada de seis provas que se encerra em outubro. O ELMS vai atender ao novo critério de distrbuição de vagas diretas às 24h de Le Mans. Serão seis, distribuídas pelo critério proporcional de número de inscritos, prontamente atingido neste ano.

A LMP2 constitui maioria com 18 carros, a LMP3 – que estreia novo regulamento técnico e novos chassis – terá 13 unidades e as restantes nove são os carros da LMGTE.

Na principal classe, a Oreca reina praticamente absoluta em número de chassis. São 15 unidades, incluindo o Aurus 01 da G-Drive Racing, rebatizado com o nome de uma marca russa de limusines porque na LMP2 é possível fazer isso. Haverá um par de chassis Ligier e um solitário Dallara P217.

As novidades são a passagem da Ultimate à LMP2 – evidentemente como cliente Oreca e a criação da Richard Mille Racing Team, com suporte técnico e logístico da Signatech-Alpine e trinca feminina, liderada pela experiente britânica Katherine Legge. Não fosse a gravidez, e acredito piamente que Bia Figueiredo pudesse estar nesse projeto.

A Panis Racing vai com o numeral #31 na próxima temporada do ELMS e apenas um carro, após o fim do vínculo do time com o antigo goleiro da seleção francesa Fabién Barthez

Outra diferença em relação à 2019 é que a Panis Racing agora está desvinculada de Fabién Barthez, tendo reduzido seu esquema a um carro, agora com o dorsal #31.

Com relação às formações de pilotos, a High Class Racing terá Anders Fjørdbach/Dennis Andersen, enquanto Memo Rojas Jr. se junta à DragonSpeed e também aos já titularíssimos Ben Hanley e Henrik Hedman.

Phil Hanson/Filipe Albuquerque repartirão o #22 da United Autosports, enquanto no segundo carro do time britânico virão Alex Brundle/Will Owen/Job Van Uitert.

A anglo-portuguesa Algarve Pro Racing será cliente da Goodyear, que entra no ELMS como substituta da Dunlop. Henning Enqvist e John Falb são até aqui os únicos pilotos confirmados.

Enquanto a vice-campeã G-Drive tem apenas Roman Rusinov em sua relação, a campeã IDEC Sport foca num único LMP2 neste ano e traz Richard Bradley para se juntar a Paul Lafargue e Paul-Loup Chatin.

As também francesas Ultimate e Duqueine virão ambas com um carro inscrito, sendo Jean-Baptiste Lahaye o único garantido na equipe novata na LMP2 (pelo menos no ELMS), enquanto a Duqueine, de chefe de equipe novo para 2020, terá Tristan Gommendy/Jonathan Hirschi/Konstantin Tereschenko.

Julien Canal/Nico Jamin/Will Stevens serão o trio da Panis Racing, enquanto a Inter Europol Competition confirmou três nomes: Alex Müller no carro #33 e os pilotos Kuba Smiechowski e Mathias Beche para o #34.

Francesco Dracone será o líder do #35 da BHK Motorsport, enquanto a Cool Racing deve repetir a mesma formação do último campeonato, com Nico Lapierre/Antonin Borga/Alexandre Coigny.  A Graff ficou com um carro apenas e terá Thomas Laurent, piloto júnior da Toyota no WEC, junto a Alexandre Cougnaud e James Allen.

Única cliente da Dallara, a Carlin Thunderhead garante um lugar pelo menos para Jack Manchester e o #50 da Richard Mille terá Katherine Legge, Tatiana Calderón e a alemã Sophia Flörsch – ela mesma, do acidente pavoroso em Macau, há pouco mais de um ano.

O Ligier JS P320 é novidade absoluta para a classe LMP3 e serão dez desses protótipos em 2020 nas pistas do ELMS. Uma única vaga está em jogo para Le Mans 2021

A LMP3 será dominada pelos construtores franceses em 2020, dentro do novo regulamento que prevê também um incremento de cilindrada –  e portanto um pouquinho mais de potência nos motores Nissan V8, agora com 5,6 litros.

ADESS e Ginetta não conseguiram um cliente sequer e quem deita e rola são a Ligier, com maioria absoluta de chassis e a Duqueine, que absorveu a propriedade intelectual da Norma e terá contudo apenas duas clientes, a Nielsen Racing e a luxemburguesa DKR, de volta após o título no Michelin Le Mans Cup.

Além da Nielsen, as demais equipes com dois carros no plantel serão a United Autosports e a Inter Europol Competition.

A United, que teve Thomas Erdos no último campeonato, aposta em caras novas. No carro #2, estará Wayne Boyd como o único confirmado e o #3 apresenta Duncan Tappy junto a Jim McGuire e Andrew Bentley.

Laurents Hörr lidera o #4 da DKR e, mais uma vez, Terrence Woodward retorna com a 360 Racing no carro #6. Na Nielsen, Tony Wells e Rob Hodes, que estão em ação no Asian Le Mans Series, estão garantidos.

Esteban Garcia é o primeiro piloto confirmado da Realteam, que troca de equipe suporte – serão assistidos pela TDS Racing de Xavier Combet e vão de Ligier neste ano. A Graff, antiga parceira desta escuderia, terá três pilotos nascidos em Le Mans: Vincent Capillaire e os irmãos Maxime e Arnold Robin.

Harrison Newey será o “frente” da Eurointernational, que trava com a Inter Europol Competition uma batalha ferrenha pela vaga direta das 24h de Le Mans deste ano (sim, ainda há o tapetão…). Enquanto isso, Paul Scheuschner e Nigel Moore são os pilotos anunciados pela equipe dos carros verde e amarelos.

A RLR MSport aposta em Malthe Jacobsen para a campanha deste ano e a Ultimate terá um carro na LMP3 que será conduzido por Patrice Lafargue e outros a serem anunciados.

Nove carros vão brigar por duas vagas diretas às 24h de Le Mans de 2021, destinadas à classe LMGTE

Na LMGTE, que continua com regulamento único de pneu (Goodyear, em substituição aos Dunlop), apenas Ferrari e Porsche têm carros inscritos. Nenhum Aston Martin ou qualquer outro fabricante – e havia a possibilidade do regresso da TF Sport. E é uma pena: a categoria não merecia isso.

Três equipes não voltam em relação ao último campeonato. O Team Project 1 compreensivelmente direcionou seus esforços para o FIA WEC, mas Luzich Racing e Ebimotors estão fora. A Luzich é dona de uma vaga direta às 24h de Le Mans 2020 – será que não estarão na relação final?

Talvez não: isso pode ser um indicativo de que o time de Peter Luzich deve se graduar para a temporada 2020/21 do Mundial de Endurance, ao que consta.

De resto, chega a Iron Lynx com dois carros e o plantel dos pilotos principais revela novidades. Christoph Ulrich é uma delas: o suíço estará no #51 da AF Corse, enquanto na Spirit Of Race, braço helvético do time de Amato Ferrari, vai Duncan Russell Cameron no #55.

A Iron Lynx indicou Claudio Schiavoni no #60 e Manuela Göstner no #83. Gunnar Jeannette está anunciado no #66 da JMW Motorsport, que possivelmente terá também Richard Heistand na trinca em 2020. A Kessel Racing tem confirmados o sino-canadense Wei Lu e o polonês Michael Broniszewski.

Por fim, Dempsey-Proton Racing e Proton Competition – que na verdade são a mesma estrutura, encerram o plantel com os solitários Porsche 911 RSR GTE, tendo como pilotos anunciados o italiano Michele Beretta e o experiente austríaco Richard Lietz.

Comentários

  • Primeiro é fato que os LMP2 e LMP3 são um sucesso ,muito bom o numero de participantes nas duas entradas de protótipos. É um pouco decepcionante não ter um só carro de ADESS e Ginetta, uma tá envolvida com os testes a hidrogênio e a Ginetta deveria bancar um time na LMP3 pelo menos e deixar o LMP1 de lado, já que o seu projeto LMP3 é novo e olha firme pro futuro enquanto o LMP1 sempre problemático já tem data pra morrer, não entendo.
    Na categoria LMGTE tá quase monomarca, uma pena.