Ficou para setembro

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) tinha falado num prazo limite até 15 de abril para comunicar o adiamento da 88ª edição das 24h de Le Mans, previstas para junho.

Bem… o prazo foi antecipado: a corrida está oficialmente adiada para os dias 19 e 20 de setembro, o que inclusive vai mexer com o calendário do FIA WEC na temporada 2020/21.

“É a decisão certa adiar à luz da situação atual”, confirmou o CEO do Mundial de Endurance, Gérard Neveu. “Agora estamos trabalhando na revisão de nossos calendários WEC e ELMS para o restante desta temporada e para a 9ª temporada do WEC, que deve começar em setembro de 2020. Voltaremos nos próximos dias com mais notícias a respeito do Campeonato Mundial de Endurance e do European Le Mans Series”.

Esta é a segunda vez em pouco mais de meio século que as 24h de Le Mans são postergadas para o segundo semestre – e a primeira por motivos sanitários, em virtude da pandemia do Covid-19.

Em 1968, a prova precisou também ser realizada em setembro nos dias 28 e 29 daquele mês e ano por conta das manifestações de maio que paralisaram a França, lideradas pelo então estudante Daniel Cohn-Bendit (hoje, aos 74 anos, deputado no Parlamento Europeu) e provocaram um pandemônio naquele país. Na oportunidade, a Ford emplacou sua terceira vitória consecutiva na prova com a dupla Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi.

Comentários