Alguém tinha dúvidas?

No clique de Beto Issa, Max Verstappen ergue o troféu da vitória no GP do Brasil de 2019; fiquem com a imagem na retina, porque não haverá corrida no país este ano: o Brasil sai do calendário da F1 após 48 anos seguidos

RIO DE JANEIRO – Podem esquecer GP do Brasil de Fórmula 1 em 2020.

Por mais que o prefeito Bruno Covas e o governador João Doria tenham afirmado com alguma veemência que há um contrato em vigor e que em decorrência disso o evento aconteceria normalmente no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, é impossível tal confirmação – até porque são inúmeros os fatores que contribuem para o cancelamento do evento, significando a ausência do país no calendário da categoria máxima pela primeira vez em 48 anos.

Estamos em fins de julho. Vocês viram algo sobre licitações e contratações? Sem contar a posição de pária mundial – em todas as esferas – que o Brasil ocupa por conta da Pandemia do Covid-19? Acham mesmo que Chase Carey e o Liberty Media trarão a Fórmula 1 para o Brasil ou para qualquer país das Américas?

Muito difícil. Impossível.

Segundo o querido amigo e jornalista Américo Teixeira Júnior em seu Diário Motorsport, a decisão já está tomada – há um mês, registre-se – e o anúncio do cancelamento é iminente. FIA e Liberty Media invocarão “motivos de força maior” para não vir aqui e tampouco a México, EUA e Canadá.

Aliás, nisso FIM e Dorna foram eficientes: já limaram o GP dos EUA e têm até o próximo dia 31 para confirmar o cancelamento ou não das provas pendentes do calendário da MotoGP – Argentina, Malásia e Tailândia.

Voltando à corrida brasileira, o impedimento cai de colher para Carey e seus Blue Caps: a corrida de Interlagos é realizada sem o pagamento de taxas e o Liberty Media não tem participação em receita de bilheteria, comercialização de hospitality centers e publicidade local. Era uma “herança maldita” dos tempos da FOM de Bernie Ecclestone.

Os termos do acordo terão de ser revistos e nada impede que o governo paulista e paullistano se reúna com os donos do espetáculo para manter a F1 no Brasil e em Interlagos. Uma alternativa muito mais crível que as bravatas que envolvem a suposta pista do Rio de Janeiro, cujo projeto nunca sai do papel.

O que cresce na Europa é o rumor de que a temporada 2020 terá pelo menos 16 corridas. Além das três já disputadas e as sete confirmadas, com rodada dupla em Silverstone em agosto como próximos eventos do Mundial, a posteriori a F1 deve fazer regressar três provas ao certame.

Em Imola, haveria o GP de San Marino, num terceiro evento em território italiano; Portugal aguarda para ter sua corrida de volta após 24 anos fora e a Alemanha entrou no mapa, não com Hockenheim mas sim com Nürburgring, cuja pista não sedia provas da categoria há sete anos.

Quanto às demais, é difícil que a China seja reinserida no calendário. O Vietnã ainda pretende realizar sua corrida este ano, mas tudo depende da própria FIA e do Liberty Media. O Bahrein  pode ainda ter sua rodada dupla – a segunda prova seria em 80 voltas num traçado velocíssimo, o anel externo do circuito de Sakhir – e Abu Dhabi, com a monótona Yas Marina, completaria o portfólio de eventos.

Comentários

  • Nenhuma novidade, só mesmo as bravatas de prepotência de muitos brasileiros, onde se incluem grande parte dos políticos, de acharem que somos melhor e especiais quando comparados com o resto do planeta. Pelo que li só mesmo aqui no Brasil fazem papel de bobinhos enganados dizendo que há um contrato a ser respeitado. Quase como afirmar que nos outros países as corridas foram canceladas por não haverem contratos a serem respeitados…. Bobinhos…

  • É uma pena, mas é óbvio que não há condições de se fazer qualquer evento esportivo de relevância mundial como a F1 aqui no Brasil. A torcida é que a Liberty chegue a um acordo e que a F1 volte em 2021, e siga por muitos outros anos em Interlagos.

  • É preciso colocar uma ? no GP da Espanha, posto que o Corona voltou a atacar.Se essa 2ª onda de Covid-19 na Catalunha se intensificar, existe a possibilidade de uma 3ª corrida em Silverstone. Lewis Hamilton declarou semana passada que é um exagero três corridas em um mesmo autódromo.

    Uma das coisas mais ridículas sobre esse futuro autódromo do Rio – que pode até ficar pronto, mas daqui a uns 6 ou 7 anos – é que é necessário o corte de 160 mil árvores. Isso sem falar que é um absurdo construir um autódromo num estado onde uma grande parte de servidores estaduais e municipais ainda não recebeu o 13º de 2019, e recebem o salário mensal em parcelas.Sabemos que com certeza, caso fique pronto, entrará dinheiro da Prefeitura e do Estado nessa obra.

    • Jeferson, essa area é uma ilha de preservação apenas porque o Exercito está lá, ´porque TODAS as areas no entorno dela já foram invadidas, e ninguém (não estou falando de voce, estou reclamando dos ambientalistas e dos que usam de argumentos ambientais pra fazer politica) se manifestou contra isso. Tire essa area de debaixo do guarda chuva do Exercito e essas arvores somem em 2 tempo. E ninguem, mas ninguém mesmo, vai falar porra nenhuma.
      Assim como não falaram porra nenhuma contra a destruição do autodromo do Rio, não para fazer o Parque do Pan/Parque Olimpico, mas pra fazer negociata e encher os bolsos dos politicos, Sr. Cesar Maia, Sr. Sergio Cabral, Sr. Nuzman entre eles, e dos empreiteiros que vão construir na area hoje super valorizada. Ali existia um autódromo classe A, um dos 2 únicos no mundo que receberam a F1, a F Indy e a Moto GP (o outro é Indianapolis), que foi destruido por interesses politico-finaceiro e as vozes não se elevaram contra isso. Havia muitas outras areas proximas para fazer o bendito Parque Olimpico, mas não, TINHA de ser naquela area !!!!
      Entre as vozes que não se elevaram contra estão a população do Rio (normal no Brasil que não ocorra), as Federações, a CBA (foi displicente), o Judiciario (foi conivente), os pilotos, as equipes, os meios de comunicação e os jornalistas, principalmente os de automobilismo !!! Muitos dos quais hoje berram em alto e bom som contra a iniciativa de se construir um autódromo em Guadalupe/Deodoro (e não que eu seja a favor da construção do autódromo nesse local, mas só pra exemplificar como o posicionamento/interesse politico prevalece sobre a razão).
      O UNICO, mas UNICO mesmo que levantou a voz e gastou energia contra a destruição do autodromo do Rio foi o Rodrigo. E isso é verdade, está nos arquivos e pode ser comprovado. Rodrigo foi um verdadeiro D. Quixote, lutando sozinho contra o Moinho dos politicos-ladrões. Gastou muita energia nessa luta ingloria. Sem apoio.
      Não acho que a construção de um autódromo padrão internacional em Deodoro uma absurdo. Se for pra fazer, que se escolha outro local. Na Vargem Grande por exemplo. Ou até mesmo na área do Exercito em Pedra de Guaratiba, na beira da estrada (não la dentro da Marambaia). E não precisa ser padrão Formula 1, pra tentar desbancar Interlagos.
      Bastaria ser um bom autódromo. Nada mais.

      • Corrigindo: não é “não acho” e sim “eu acho a construção de um autodromo de padrão internacional em Deodoro um absurdo”

      • Antonio, não sou ambientalista radical xiita, e concordo com você: o Rio tem todo o direito de fazer um autódromo, mas em outro local, e se possível, sem dinheiro do Estado ou da Prefeitura. O que eu acho difícil de acontecer: haverá sim dinheiro dos governos municipais e estaduais, se forem construir.

        A continuação da corrida em Interlagos será bem complicada. A taxa que Interlagos não pagava a Liberty Media agora quer cobrar, e não é mais US$ 25 milhões. Eles querem pelo menos US$ 30 milhões. O empresário picareta aí do Rio, que diz que construirá o autódromo, fala que vai pagar US$ 35 milhões. A Covid-19 arrasou os negócios na capital paulista. Quais são os empresários que querem pagar 30 ou 35 milhões de dólares por ano? Politicamente falando, acho muito difícil a Prefeitura e o governo Estadual bancarem essa quantia.

      • Esqueci de comentar.Saiu reportagem no site Grande Prêmio, há cerca de 1 ano, falando que a vistoria que foi feita para verificar se ainda existem minas nesse terreno do exército foi feita “nas coxas”. O terreno continua minado e, claro, há o risco de – se houver a construção do autódromo – que alguém morra em uma explosão. Só isso!!!

    • Jeferson,

      Pra deixar bem claro: eu nao sou a favor do autódromo de Deodoro, não por causa das arvores , porque elas vão sumir num futuro breve, com ou sem autódromo. Acho uma região PERIGOSA demais, dominada por grupos do crime organizado que está destruindo o Rio de Janeiro, e NINGUEM faz nada pra acabar com isso. Então montar um aparalho de desporto nessa região é uma pessima ideia.
      O que eu me bato é que eu não vi, na imprensa esportiva nenhum empenho CONTRA a destruição do Autodromo Nelson Piquet, por parte das mesmas pessoas da imprensa que hoje criticam a construção do Autodromo em Deodoro, em nome da proteção ambiental. Exceção feita ao Rodrigo Mattar, como já explicitado antes.
      Nos meus sonhos dourados , gostaria sim de ter um autodromo no Rio, para o esporte regional e nacional, em um lugar decente, e que não tenha passivo ambiental nem morteiros não detonados, cuja construção fosse paga parte pelo Estado (afinal eles tem uma divida com o automobilismo, registrada em juizo – ou isso não vale nada ????) e parte pela iniciativa privada, que deveria se encarregar da gestão. E que a Formula 1 continuasse em São Paulo, PORÉM, em um Interlagos reformado e ampliado, com pelo menos UMA curva de alta, pra deixar de ser a pista Mickey Mouse que é hoje.
      Provalvelmente é sonhar demais.

    • O melhor e mais viável locar para construir um autódromo no Rio, é no lugar de onde ele nunca devia ter saído, é viável e mais barato fazer um espécie de Sochi tropical no Parque Olímpico.

      • hoje, essa ideia que o Robertom deu aqui, o Ricardo Bigliazzi deu no blog do Flavio. Seria uma boa alternativa. Mas concordo com o Rodrigo, podiam acabar com o elefante branco e fazer um New Jacarepaguá….

  • Mattar,

    Tomara mesmo que o anel externo de Sakhir seja utilizado!!!

    Parece ser sensacional!!!

    Mas abre uma “questã”: quantas voltas Hamilton e Bottas vão colocar nos outros pilotos????

    Tirando a “Mercedes Rosa”, claro, que “deve” terminar na mesma volta dos líderes…

    HE HE HE

  • Rodrigo Mattar, você acha que esse autódromo do rio vai sair? Eu acredito que mais algum podre desse empresário JR Pereira vai surgir, e essa obra vai ser suspensa. Gostaria que a F1 continuasse em Interlagos, mas parece que o Chase Carey está louco para levar a F1 para o Rio.

    • Não sou o Mattar, mas eu não acredito que esse autódromo saia. Querer eu queria que saísse, como carioca e fã de automobilismo. Mas desse jeito que foi pintado não sai nem a pau. Talvez um novo projeto, em um outro local – opções melhores, mais críveis e que fazem mais sentido que colocar zilhões de árvores nativas no chão foram comentadas aqui – e com outras pessoas envolvidas. Com esse indivíduo – pra não dizer outra coisa do “nobre” empresário – que tá a frente dessa história não.

  • A Liberty Media e cada país estão como pistoleiros em duelo dr bang bang: quem pisca primeiro?

    Quem desiste paga a multa milionária.

    Por isso esse silêncio: que piscar primeiro perde.