GT World Challenge Europe: sai a lista de inscritos

RIO DE JANEIRO – As séries Sprint e Endurance do GT World Challenge Europe da SRO, que era o antigo Blancpain GT Series, agora patrocinado pela AWS – do grupo Amazon – terão início no fim de julho para um calendário reduzido a apenas oito datas, quatro de cada divisão, num ano atípico e anormal por conta da Pandemia do Covid-19.

A primeira prova será em Imola, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, para a série Endurance, com a Sprint começando também na Itália, duas semanas após, no Marco Simoncelli World Circuit, em Misano. Ainda haverá corridas em Nürburgring, Magny-Cours, Zandvoort, Barcelona, Spa-Francorchamps e Paul Ricard.

Na última semana, a SRO anunciou as listas definitivas de inscritos para as duas séries. Algumas equipes tiveram de rever seus planos e encerraram suas participações. Um dos casos é o da R-Motorsport, que competira nas 12h de Bathurst, prova inaugural do Intercontinental GT Challenge (outro campeonato bem afetado pelo Coronavírus e que perdeu Suzuka). A equipe de Dr. Florian Kamelger decidiu por não mais tomar parte da temporada 2020.

E outras equipes foram afetadas em sua logística, diminuindo o número de carros para cortar custos. A tradicional equipe belga WRT Audi teria quatro carros nas competições Endurance e Sprint – reduziu para três; a Saintèloc alinharia três carros, agora terá dois. A Optimum Motorsport também fez um reshift dos seus planos e o Jenson Team Rocket RJN, que correria na série de Endurance, ficará mesmo no British GT.

Sem contar que a Black Falcon, tradicional escuderia representante da Mercedes-AMG nas séries da SRO, está fora também.

No total, são 22 ausências, doze na série de Endurance, que teria 54 carros full season e dez na Sprint, que veria 33 inscritos.

Assim, o plantel foi reduzido a 42 carros no GT World Challenge Europe Endurance e 23 no GT World Challenge Sprint.

Na série de provas longas, serão 28 as equipes participantes e os construtores envolvidos são Bentley, Mercedes-AMG, BMW, Porsche, Lamborghini, Lexus, Acura, Audi, Ferrari, Aston Martin e McLaren – um total de 11 marcas.

Por subclasses, serão onze inscrições Pro-Am, dez na Silver e somente três na Am Cup. Os demais 18 são da Pro Cup e, claro está, correrão pelos pontos Overall, como todos os demais competidores.

No campeonato Sprint, são menos times inscritos – quinze no total e apenas seis os construtores. Mercedes-AMG, Audi, Ferrari, Lamborghini, Bentley e Lexus.

O brasileiro Felipe Fraga fará parte da equipe AKKA-ASP, disputando também as demais corridas do Intercontinental GT Challenge como piloto oficial Mercedes-AMG na competição, guiando também em Indianápolis e Kyalami, além das 24h de Spa-Francorchamps. Rodrigo Baptista será um dos pilotos da K-PAX Racing, que é a nova equipe que representa a Bentley no GT World Challenge Europe Endurance.

Comentários