IMSA: Penske abre primeiro treino na frente

Com Montoya no comando, o Acura Team Penske liderou o primeiro treino em Daytona. A Weathertech 240 terá transmissão neste sábado, ao vivo, pelo Fox Sports 2 (Foto: Mike Levitt/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Mais de cinco meses se passaram desde a realização da primeira e até agora única etapa realizada no calendário da série IMSA. E finalmente nesta sexta-feira os motores roncaram para valer no primeiro treino livre preparatório para a Weathertech 240 que se realiza neste sábado com transmissão do Fox Sports 2, a partir de 19h.

O Acura Team Penske partiu na frente: Dane Cameron/Juan Pablo Montoya, atuais campeões, asseguraram o melhor tempo do dia, que teve apenas este treino livre de aclimatação num evento condensado com as demais atividades – incluindo a sessão de classificação – neste sábado. A marca do carro #6 foi de 1’35″960, bem longe do recorde da pista – 1’33″695, de Oliver Jarvis.

Em segundo veio o Cadillac da AX Racing/Whelen Engineering que terá neste fim de semana o colombiano Gabby Chaves na parceria com Pipo Derani. Felipe Nasr testou positivo para Covid-19 e terá que ficar isolado em quarentena. A dupla foi bem: ficou a apenas 0″016 do melhor tempo.

Os favoritos da Mazda, que mostraram força na segunda metade do ano passado e fazem a primeira corrida sem a tutela do Team Joest, ficaram em terceiro com Jonathan Bomarito e Harry Tincknell. O #77 de Jarvis e Tristan Nunez não foi à pista e não fez tempo nesse primeiro treino.

Hélio Castroneves e Ricky Taylor ficaram com o 4º tempo a dois décimos da melhor marca do dia, com o Cadillac da JDC-Miller Motorsports guiado por Chris Miller e Tristan Vautier em quinto. Nessa prova, apenas os protótipos DPi participam. Os LMP2 regressam em Sebring.

Na GTLM, o melhor tempo foi do Porsche 911 RSR-19 guiado por Laurens Vanthoor, suplantando por 0″072 o Corvette C8.R com Tommy Milner. Os carros do construtor alemão e os “trovões” amarelos se revezaram nas quatro primeiras posições, separados por somente um décimo. As BMW, por sua vez, viraram na casa de 1’44” alto e 1’45”.

Toni Vilander foi o mais rápido da GTD com a Ferrari 488 GT3 da Scuderia Corsa. O finlandês marcou 1’47″481, dois décimos melhor que o Lexus RC-F guiado por Townsend Bell e Mario Farnbacher, num dos três Acura inscritos, foi o terceiro colocado, seguido por Álvaro Parente e por Patrick Long, num Porsche.

As três equipes que estreiam na temporada 2020 fecharam a raia da folha de tempos, com a Compass Racing à frente do Team Hardpoint e do Acura da Gradient Racing.

As atividades de pista começam neste sábado com um treino livre de 1h15min de duração, a partir de 11h15 de Brasília. As sessões classificatórias acontecem às 14h55, com transmissão ao vivo no site da IMSA.

Comentários