A Mil por Hora
Fórmula 1

Rubens, 20 anos

RIO DE JANEIRO – Como é bom olhar no retrovisor da memória e recordar que em 30 de julho, há 20 anos, Rubens Gonçalves Barrichello conquistou naquela data uma primeira vitória que foi e continua sendo histórica em todos os sentidos. Por todos os ingredientes: a posição difícil na classificação que definiu o grid, a […]

Gp Alemanha 2000 ( Hockenheim  ) Barrichello Wins

RIO DE JANEIRO – Como é bom olhar no retrovisor da memória e recordar que em 30 de julho, há 20 anos, Rubens Gonçalves Barrichello conquistou naquela data uma primeira vitória que foi e continua sendo histórica em todos os sentidos.

Por todos os ingredientes: a posição difícil na classificação que definiu o grid, a corrida totalmente de ataque, a ousadia da estratégia que deu muito certo e a quebra de um tabu que ultrapassou mais de cem GPs – 123, para ser mais exato.

O talento do piloto, então com 28 anos, foi fortemente questionado. De revelação instantânea na Jordan, teve oportunidades de ir para Williams e McLaren, antes mesmo que a própria Ferrari o descartasse em 1996 em favor de Eddie Irvine. Mas Jackie Stewart acreditou em Barrichello, ergueu sua equipe de Fórmula 1 em torno dele e a Stewart Grand Prix recolocou Rubens num patamar de opção para Maranello, que enfim o trouxe em 2000.

Não está em julgamento o depois. Brasileiro tem mania de questionar os esportistas que não conquistam títulos e isso não é assunto. A primeira vitória de Barrichello é um épico do esporte. Acompanhada de uma narração não menos épica de Galvão Bueno, emocionado por poder chamar o Tema da Vitória após sete anos, desde que Ayrton Senna triunfou em Adelaide no encerramento do Mundial de 1993.

Hoje, Barrichello, aos 48 anos, impressiona pela fome e pelo tesão em busca das vitórias. Não é qualquer piloto que consegue ter essa vitalidade e alegria de fazer o que gosta. E acho que ele tem consciência do que fez na vida – embora muitos da imprensa e principalmente o torcedor brasileiro não reconheça o seu devido valor.

O triunfo em Hockenheim está no rol de suas três maiores vitórias na F1. Sem ordem, as outras duas são o GP da Grã-Bretanha em 2003 e também o triunfo em Monza no ano de 2009, revestido de importância por ser, desde então, o último de um brasileiro na categoria.

Obrigado, Rubens. Por toda essa emoção que sentimos e que completa 20 anos hoje. Que venham outros anos mais para que consigamos ainda reunir em palavras o nosso sentimento em relação à essa primeira e inesquecível vitória no GP da Alemanha de 2000.