Istambul, Bahrein e Abu Dhabi

RIO DE JANEIRO – Fora do calendário da Fórmula 1 há praticamente uma década, desde 2011, a Turquia é a novidade para as etapas restantes da temporada 2020, anunciadas pelo Liberty Media nesta terça-feira. O excepcional traçado do Istambul Park – para mim, o melhor projeto do desenhista alemão de circuitos Hermann Tilke – recebe no próximo dia 15 de novembro a décima-quarta etapa do campeonato.

Os donos do espetáculo conseguiram, com soluções honestas e dentro da realidade da Pandemia do Covid-19, entregar um número além do mínimo de 15 etapas por contrato, graças a adoção de algumas rodadas duplas – e a última dessas será no Bahrein. O país do Oriente Médio terá duas etapas em 29 de novembro e 6 de dezembro.

Não está ainda claro se a pista de Sakhir terá provas no anel externo e no traçado de 5,412 km normalmente usado pela Fórmula 1. Lembro que a categoria certa vez usou uma variante ainda maior de pouco mais de 6,2 km de percurso e – reitero – pode ser que exista a chance de uma prova à noite e outra de dia. Nada é impossível.

O campeonato termina dia 13 de dezembro com o GP de Abu Dhabi, na infame pista de Yas Marina, no final de temporada mais tardio da história desde 1963, com a disputa em 28 de dezembro daquele ano do GP da África do Sul. No ano anterior, no mesmo país, o final da temporada ocorrera no dia 29 do mesmo mês.

Com o calendário fechado, isso também significa que duas outras corridas foram canceladas: o GP da China, país onde surgiu o Coronavírus e também o GP do Vietnã, país que sediaria uma corrida da Fórmula 1 pela primeira vez. Assim como o retorno da Holanda, a pista de Hanói ficou para 2021.

Ao todo, nada menos que 13 eventos foram cancelados e só podemos dar os parabéns aos donos do espetáculo por terem resolvido como completar uma temporada dentro das soluções propostas e dos rígidos protocolos de segurança – com casos, é verdade, mas poucos – para o combate ao Covid-19.

Comentários

  • Nos 13 cancelamentos, o pior foi, sem dúvida, o GP do Vietnã.Quem já viu o desenho do circuito sabe que a corrida ali será emocionante!

  • Mattar,

    Sem dúvida, esse traçado da Turquia é o melhor dos Tilkódromos…

    Mas ainda espero a confirmação para a corrida no anel externo do Bahrein!!!

  • Bacana que a temporada chegou a 17 provas, nessas condições adversas.
    A Inclusão de Portimão e Mugello me deixou ansioso por assistir essas provas. A volta de Nurburgring e Imola também merece aplausos e cria expectativas. Turquia é muito legal , Barhein não é ruim, e Abu Dahbi é….melhor apenas do que só ter 16 corridas.
    Afinal, pra F1, 2020 não terá sido um ano tão ruim.
    Barhein poderia sim ter uma prova pelo externo, que pelo menos tem curva para os 2 lados….kkkk. Acho que seria uma prova bem rápida, carros com pouca asa, poderia ser legal.
    Torci por uma corrida em Magny Cours.

    Mas legal mesmo seria assistir uma corrida de F1 no Circuit de La Sarthe,,,,já pensou ???? Ia ser louco de bom !!!! Teria um monte de pontos de ultrapassagem, e ver neguinho fazer de F1 o trecho Indianapolis- Arnage, ou as Curvas Porsche, ou o trecho entre e Pont Dunlop e a Tertre Rouge….seria muito louco !!! Mas isso é só sonho de doido.

    • Antônio,

      Se deceparam a parte da Floresta em Hockenheim, imagina se “deixariam” uma corrida em La Sarthe…

      Tenho minhas dúvidas sobre o anel externo do Bahrein, imaginar em Le Mans seria utopia demais!!!

      Mas que seria legal, não resta dúvida!!!

    • Traçados muito longos complicam muito a questão da segurança (velocidade de resgate e necessidade de mais equipes de prontidão) e transmissão televisiva (necessita de mais câmeras e pessoal). Por esses dois motivos (principalmente o primeiro) Nördschleife saiu em 1976.

  • Prezado, como essas últimas corridas serão em clima frio (acho que agora em diante acabou o verão) e com a perspectiva que a fornecedora de pneus opte pelas versões mais moles, o que acontecerá com a dominação da Mercedes? O clima frio deve será favorável à ela ou os compostos macios podem trazer a maior degradação, prejudicando a Mercedes?