Os impossíveis: United Autosports segue invicta no ELMS

RIO DE JANEIRO – Sabe aquele velho desenho animado, “Os Impossíveis” – que era uma banda de rock e que se transformava em Super-Heróis (Multi-Homem, Homem-Fluido e Homem-Mola)? Então… a United Autosports protagoniza em cores vivas e em quatro rodas a versão “Os Impossíveis” do ELMS em 2020: a equipe segue invicta na temporada, com três vitórias nas três corridas disputadas – a última delas neste sábado, a Le Castellet 240, em Paul Ricard.

Mesmo com a incerteza do tempo – ruim nesta época do ano em território francês – a prova foi disputada até de noite, terminando 22h30 locais, 17h30 de Brasília, com Filipe Albuquerque e Phil Hanson a conquistar a segunda vitória seguida com o carro #22, após um total de 118 voltas percorridas pelos 5,771 km do circuito localizado na Riviera, numa disputa excepcional pela vitória contra a G-Drive Racing, que vendeu caríssimo o primeiro lugar.

Tanto que Albuquerque passou o Aurus 01 do time russo assistido pela TDS Racing, que é uma equipe local, faltando apenas dois minutos para o final da disputa com 4h de duração. A diferença entre os dois carros na quadriculada foi de somente 2″618 – ínfima para uma corrida do gênero. Foi o melhor resultado da G-Drive em 2020 e a United Autosports soma seis vitórias seguidas – três no ELMS e mais três no FIA WEC.

O 3º lugar foi da Graff Racing com o trio Alexandre Cougnaud/Thomas Laurent/James Allen, seguidos do melhor carro com pneus Goodyear – o #31 da Panis Racing partilhado por Julien Canal/Nico Jamin/Will Stevens.

Um único momento de susto na disputa aconteceu na altura da volta 84, quando o protótipo #24 da Algarve Pro Racing do trio Henning Enqvist/Jon Lancaster/Olivier Pla – com este último a bordo – capotou após um contato com um adversário na Courbe des Signes. O Safety Car entrou na pista e Pla, felizmente, saiu do carro destruído sem ferimentos.

Na classe LMP3, os até então líderes invictos da temporada Wayne Boyd/Tom Gamble/Ross Wheldon tiveram que abandonar e assim a United Autosports foi enfim derrotada pela Realtime Racing, que fez barba, cabelo e bigode na Le Castellet 240. Esteban Garcia e David Droux levaram o Ligier JS P320 número #8 ao topo do pódio, ultrapassando nos dez minutos finais o carro #3 de Duncan Tappy e Andrew Bentley.

A Inter Europol Competition, que chegou ao melhor resultado do ano na LMP2 – 6ª colocada – fechou o pódio da categoria com Nigel Moore e Martin Hippe, mesmo após uma penalização drive through por contato evitável com um adversário.

E entre os Grã-Turismo, a Spirit of Race usou do expediente da economia de combustível para levar o carro #55 guiado por Aaron Scott/Duncan Russell Cameron/Matt Griffin à vitória, após quase dois anos de jejum. A Ferrari superou por quase 26 segundos o Porsche 911 RSR de Christian Ried/Michele Beretta/Alessio Picariello, enquanto a IronLynx pescou o terceiro posto com o carro das damas – Michele Gatting/Manuela Göstner/Rahel Frey. Elas, inclusive, perderam a chance da vitória com a entrada de um Safety Car que lhes custou uma liderança de 30 segundos em relação aos rivais…

A trinca do brasileiro Marcos Gomes, que faturou as 4h de Spa há algumas semanas, desta vez terminou somente em 4º lugar na categoria. Daniel Serra retornou às corridas internacionais com o sexto posto em parceria com Steffen Görig e Christoph Ulrich. O tempo perdido pela falta de ritmo dos companheiros de AF Corse minou as possibilidades da Ferrari, que largara em terceiro na disputa.

O ELMS volta à ativa agora apenas no dia 11 de outubro, após a disputa das 24h de Le Mans, com várias equipes da categoria envolvidas no evento, com a realização das 4h de Monza, na Itália.

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