Ficou para a próxima

RIO DE JANEIRO – O GP da Rússia deste domingo tinha tudo para entrar na história da Fórmula 1 como sendo aquele em que Lewis Hamilton igualaria o recorde de Michael Schumacher que perdura há 14 anos: o britânico da Mercedes, pole position pela 96ª vez da carreira, tinha a chance de chegar às mesmas 91 vitórias do alemão heptacampeão do mundo de pilotos.

Mas… Tem sempre um mas…

Os comissários foram lá e canetaram o líder do campeonato. E lhe aplicaram uma dupla punição de time penalty de cinco segundos cada por infrações cometidas no treino de largada assim que os boxes foram abertos para as voltas de alinhamento. E isso deixou Lewis furibundo.

É a regra, todavia. É uma filigrana? Talvez. Mas se havia um local adequado e Hamilton não fez o treino de largada nesses pontos determinados, só lamento. Ele chiou, reclamou e foi fundo na discussão. “Eles (os comissários) estão tentando me parar”, disse.

“Tenho certeza que ninguém recebeu duas punições de cinco segundos por algo tão ridículo antes. Eu não coloquei ninguém em perigo. Fiz isso milhões de vezes nos anos anteriores e nunca fui questionado”.

Perdida a chance de igualar o recorde de Schumacher em Sóchi por conta da punição, Hamilton fez o que pôde para pelo menos chegar ao pódio pela oitava vez em dez corridas neste ano. O único abalo que sua liderança sofreu é que a diferença que o separa de Valtteri Bottas caiu 11 pontos – era de cinquenta e cinco, baixou para quarenta e quatro. Nada que altere muito a cotação do dólar.

Há, contudo, uma importante informação. Os pênaltis pagos por Hamilton lhe custaram mais dois pontos na sua Superlicença. Ele tem 10 na ‘carteira’ e caso alcance 12 ainda neste ano, poderá ser suspenso e não disputar uma corrida. ((Depois, a FIA informou que retirou os dois pontos auferidos ao líder do campeonato e o total de sanções cai para oito))

As punições são as seguintes: dois pontos cumulativos do ano passado pela batida com Alex Albon no GP do Brasil (que perdem a validade no GP da Turquia, já que tais sanções têm prazo de um ano); quatro por incidentes na Áustria na abertura do atual campeonato e mais dois na Itália, pela parada de box com o pitlane fechado após o abandono de Kevin Magnussen, da Haas.

Só isso mesmo para fazer do GP da Rússia uma corrida palatável porque, como espetáculo mesmo, a 10ª etapa da temporada ficou devendo. Talvez tenha sido a pior corrida do ano todo. Valtteri Bottas aproveitou-se para vencer pela nona vez na carreira e manter a Mercedes invicta naquela pista, com 7″729 de diferença para a Red Bull de Max Verstappen após as 53 voltas previstas.

O inconformado Hamilton, que também foi informado pela FIA de que não poderá mais vestir camisetas de protesto no pódio – lembram que eu falei que aquele negócio de “We Race As One” tem que ser do jeito deles? (enfim, a hipocrisia…) – cruzou a pouco mais de 22 segundos do colega de equipe.

Sergio Pérez, mesmo já demissionário da atual Racing Point – futura Aston Martin – salvou bons pontos para a equipe que briga com a McLaren pelo 3º lugar no Mundial de Construtores. Inclusive, os papaia ficaram fora da zona de pontos pela primeira vez na temporada, com Carlos Sainz fora logo na primeira volta e Norris vítima de problemas em sua MCL34.

A Renault, que vem em ascensão no campeonato, teve mais uma boa performance pelo quarto GP consecutivo: 5º posto para Daniel Ricciardo – a despeito de uma penalização de cinco segundos por violação das regras desportivas – e sétimo para Esteban Ocon. Inclusive, o Risadinha entrou de sola na briga pelo 4º lugar no Mundial de Pilotos, ainda ocupado por Lando Norris.

Charles Leclerc conseguiu um miraculoso 6º posto com a Ferrari, em contraste tremendo com o 13º lugar de um apagado Sebastian Vettel. O alemão chegou à frente de Kimi Räikkönen, que hoje igualou as 322 largadas – segundo os compêndios – de Rubens Barrichello, antes o recordista isolado.

Para o “padrão Räikkönen” sabem o que isto significa? Pois é: nada.

E nós, que aguardemos ansiosamente o próximo dia 11 de outubro, quando o GP do Eifel, em Nürburgring, casa da Mercedes-Benz – e de Schumacher, também – pode ser o palco da 91ª vitória de LH na Fórmula 1…

Ou não!

Em tempo: lamentável o comportamento dos torcedores russos nas arquibancadas em Sóchi e demais dependências do circuito. Poucos deles com máscara e o distanciamento social foi pouquíssimo respeitado.

Pelo visto, o negacionismo e a falta de educação não são apenas privilégios do brasileiro.

Comentários

  • Quis o destino que a 91a vitória de Hamilton não viesse na Rússia.

    Melhor assim, graças ao comportamento animalesco demonstrado por boa parte dos russos, que poderiam usar esse feito com um “troféu” para eles.

    Pra mim, Hamilton começou a perder a corrida no sábado, durante o Q2, quando precisou largar com os Macios. Isso lhe causou uma preocupação tal no seu espírito que certamente influenciou no erro de hoje.

  • Como toda corrida atualmente, um saco só.
    O todo respeito ao Hamilton, ta na hora de baixar a crista e entender se ele quer que respeitem as leis, ele também tem que respeitar, e isso vala para qq pessoa, independente de raça, credo, genero e o o que mais inventarem. Ele esta começando se achar que esta acima de todos, como o Max e outros. Pega leve , para de falar em conspiração, perseguição, daqui a pouca vai falar que é vitima de racismo ´por parte da FIA, e assuma que cagou e pronto , bola pra frente. você só perde este campeonato se morrer.

  • Leclerc bateu no carro do Stroll, tirou-o da corrida e os comissários nem abriram uma investigação!!! Foi o momento mais vergonhoso de uma corrida muito chata. Já tem gente exagerando e dizendo que os comissários querem agradar o ex-Ferrari Stefano Domenicali, antes mesmo dele assumir como CEO… Enfim: com a ajuda dos comissários, Leclerc chegou em sexto lugar e Stroll saiu zerado de uma corrida em que ele poderia pontuar. Não sou fã do Stroll, só não gosto de ver quatro comissários ajudando um piloto e prejudicando outro.

    Sobre a punição ao Hamilton: se ele disse que já fez isso em várias corridas e não foi punido, é preciso dar um crédito. Provavelmente, essa semana surgirão imagens dele ensaiando a largada em outros circuitos, em trechos distantes da saída do box (e não sendo punido …)

    A Liberty Media já sabe que o Hamilton será campeão, mas parece que existe uma conspiração para que isso só aconteça na última corrida. Primeiro eles suspenderam o Modo Festa nas classificações. Agora veio essa punição ridícula. E teve ainda aquela palhaçada de não empurrarem o carro do Magnussen em Monza. Eu consegui uma foto bem grande do local e o carro entraria facilmente no portão onde estão três fiscais. Para isso acontecer, seria preciso fazer apenas duas coisas bem simples: retirar uma mesinha de plástico e um guarda-sol usado pelos fiscais. Repito: a Haas entraria com facilidade nesse portão e ainda sobraria espaço nas laterais. O fato da Haas não ter sido empurrada definiu o destino daquela corrida e prejudicou o Hamilton.

  • Corridinha mequetrefe. Só adiciono algumas coisas ao que voce bem disse:
    – Com ou sem reclamações, LH hoje não mereceu mais do que o terceiro lugar. Não fez nada para tentar uma recuperação maior. Andou o tempo todo em um ritmo medio, e nunca sequer ameaçou se aproximar dos lideres. Não foi o Hamilton de sempre. Após as paradas de Bottas e Verstappen estava cerca de 15 e 10 segundos atras deles, e terminou 22 segundos atras do finlandês. Mesmo se não tivesse sido punido, provavelmente não ganharia hoje. Se tivesse usado outra tatica, tipo 2 paradas, colocando amarelos e depois vermelhos, e andando o tempo todo tipo “hammer-time”, poderia ter chegado em segundo, ou quem sabe, até lutar pelo primeiro posto. Bastaria para isso andar o tempo todo 1 segundo abaixo da dupla que chegou a frente.
    – Excelente as corridas de Perez, Kvyat e Gasly. Kvyat, largando de brancos, teve otima estrategia. Gasly teve outra forte performance hoje – já venho chamando a atenção sobre o bom desempenho dele desde o inicio do ano, antes daquela vitoria eventual – e só não chegou a frente de Kvyat por uma questão de sorte: ase tivesse trocado pneus uma ou duas voltas antes, passaria o companheiro.
    – A McLaren parece estar perdendo a mão, ao passo que a Renault vem acertando. Será que Ricciardo vai fazer outra troca pra pior e entregar um carro bom pra D. Fernando de las Asturias brilhar ???
    No mais, vale lembrar que em geral, depois de um revés como o de hoje, Hamilton volta matador….esperemos pela próximas corridas.