Pole é de Queirolo e Muffato para as 4h de Curitiba

RIO DE JANEIRO – Já saiu o grid de largada da 2ª etapa do Império Endurance Brasil, as 4h de Curitiba, que acontecem neste sábado (o blog reproduz ao vivo a transmissão do YouTube). A definição das posições aconteceu há pouco em Pinhais e, na média das melhores voltas dos pilotos escalados pelas equipes – algumas têm dois, outras três e até quatro – o AJR Chevrolet #113 de David Muffato e Pedro Queirolo levou a melhor sobre a concorrència.

Com a média de 1’11″408 – tirada em razão dos melhores tempos de ambos – eles superaram por 0″129 a dupla Emílio Padron/Vitor Genz, que forma a primeira fila dos protótipos construídos por Juliano Moro e também de dois carros da JLM – sendo que o #11 é da JLM Sports.

Mas o melhor tempo absoluto foi de José Roberto Ribeiro na primeira fase da qualificação: o sul matogrossense marcou 1’09″575 e como “Seu” Nílson não conseguiu uma volta melhor que 1’16″264, a dupla campeã da categoria larga da 3ª posição nesta etapa. Os AJR dominaram as primeiras posições, com o #175 se posicionando em quarto e o #46 da Mottin Racing abrindo a terceira fila. Só aí é que vem o Ginetta G57 dos irmãos Ebrahim.

Vencedor na abertura em São Paulo, o protótipo AJR #5 da MC Tubarão ficou com a 8ª colocação – a equipe de Campo Bom alcançou a média de 1’16″415.

Entre os GT3, a pole foi de Ricardo Zonta/Xandinho Negrão. A dupla do Mercedes-AMG #9 ficou com a média de 1’16″622, com apenas dois décimos de diferença entre as melhores voltas dos pilotos. Júlio Campos fez a melhor volta entre os pilotos da categoria com 1’15″232, mas o carro que divide com Guilherme Figueroa ficou mesmo em 2º na classe e décimo na geral, com a média de 1’16″868, à frente do Porsche de Ricardo Maurício e Marcel Visconde.

A Tech Force ficou com o melhor tempo da GT3 Light: o Aston Martin de Sérgio e Guilherme Ribas, que costumeiramente não fazia voltas de classificação, entrou na pista e a dupla paranaense ficou com a média de 1’18″602, contra 1’18″855 da Ferrari 458 da Sul Racing, do trio Marçal Müller/Tom Filho/Ricardo Mendes.

Nas demais classes, o 14º lugar geral deu a pole da P2 ao protótipo Sigma de Jindra Kraucher/Ney Faustini/Aldo Piedade. O carro #2, inscrito na divisão P1, deu novamente poucas voltas nos treinos livres e não saiu à pista para o classificatório. O segundo carro da classe, o MRX de Fernando Amorim/Gabriel Robe, ficou apenas com a 20ª posição na média.

Na P3, o melhor tempo do grid é do MRX Cosworth que tem como grande atração a catarinense Bruna Tomaselli. O carro #75 ficou com a média de 1’19″669, batendo os adversários de sua categoria em mais de meio segundo. Alexandre Auler e Guilherme Salas foram os mais rápidos entre os GT4 – média de 1’19″813 e 16º tempo do grid para eles. Na GT4 Light, deu o Astra Stock Car de Cesar Ramos/Vinicius Kwong, com 1’29″533.

Ao todo, 34 carros entraram na pista de Curitiba para tomada de tempos – sendo que quatro só constaram com uma marca estabelecida e terão de largar do fim do grid. Não se apresentaram para a qualificação, além do Sigma P1 #2, os protótipos MRX #56 e #73 da classe P3, o Ginetta #10 de Pierre Ventura/Eduardo Menosi/Marcelo Brisac e o BMW #64 de Henry Visconde/Felipe Steyer.

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