Road To Le Mans: 34 carros na preliminar das 24h em La Sarthe

RIO DE JANEIRO – Evento preliminar das 24h de Le Mans e válido como rodada dupla do Michelin Le Mans Cup 2020, o Road To Le Mans já tem sua lista oficial de inscritos para as duas corridas que acontecerão sexta e sábado, dias 18 e 19 de setembro, no lendário circuito de La Sarthe.

Por conta do Covid-19, até essa prova foi afetada fortemente e o grid, sempre superior a 50 carros, foi diminuído de forma drástica para 34 inscritos, com um total de 68 pilotos relacionados e 67 confirmados até o momento. Pensando pelo lado positivo, menos carros implicam numa corrida, possivelmente, menos afetada por regimes de Safety Car.

Desse total de 34 inscritos, 23 são regulares do MLMC e, portanto, disputam os pontos nesse evento. A classe GT3 oferece uma vaga à equipe mais bem classificada para as 24h de Le Mans de 2021 e oito dos onze carros correm por ela – um solitário Porsche da PZoberer by TFT, da Suíça e sete Ferrari 488 GT3 das equipes Iron Lynx, Kessel e Spirit of Race, que nesse evento terão a companhia da Delahaye Racing num segundo Porsche, da Tempesta Racing com uma oitava Ferrari e a FFF Racing Team by ACM, com um Lamborghini Huracán GT3 EVO.

Na LMP3, dos 23 carros garantidos para o Road To Le Mans, 15 vão pelos pontos e o total de chassis confirmados para o evento é de oito modelos Duqueine M30-D08 e quinze Ligier JS P320. São também 15 as equipes inscritas para essa rodada dupla.

Entre os competidores regulares estão a DKR Engineering, a CD Sport, a Nielsen Racing – que estará na disputa das 24h de Le Mans, a Racing Experience, a Mühlner Motorsport, a United Autosports (outra participante das 24h de Le Mans), a Graff (igualmente inscrita para o evento principal), a MV2S Racing, a Rinaldi Racing e a Cool Racing – quarta das equipes do MLMC inscrita nas 24h de Le Mans.

E o grid terá um brasileiro: Daniel Schneider, que tem feito a temporada no carro #24 em dupla com o experiente Andy Meyrick e vinha guiando na Porsche Cup brasileira, vai acelerar em La Sarthe na busca pela primeira vitória na temporada. A dupla está em 7º lugar na tabela com 23 pontos. Os líderes são Jean Glorieux/Laurents Hörr com 56, seguidos por Matthias Kaiser/Rory Penttinen, com 44.

Na GT3, Giacomo Piccini e Rino Mastronardi – que no fim de semana dará duplo expediente – aliás, ele, Paolo Ruberti, Claudio Schiavoni e Andrea Piccini, além de Tony Wells e Garett Grist (esses dois últimos da LMP3) vão andar no Road To Le Mans e nas 24h de Le Mans – lideram a classificação com 67 pontos contra 45 do russo Murod Sultanov.

O sistema de pontuação do Road To Le Mans será diferente por ser uma prova de rodada dupla. Só o ponto extra da pole position não é mexido. No mais, o critério é 15-9-7-6-5-4-3-2-1-0,5 e mais 0,5 ponto para quem terminar a corrida classificado fora do top 10 em cada categoria.

Comentários