WEC, Capítulo #9

RIO DE JANEIRO – A nona temporada do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) desde sua recriação a partir de 2012 já tem calendário: as datas foram divulgadas hoje em coletiva de imprensa virtual realizada com a presença do presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO) Pierre Fillon, de Mr. Richard Mille, presidente do Comitê de Endurance da FIA e também do CEO do campeonato, Gérard Neveu.

Em decorrência dos problemas econômicos e também do quanto o mundo do esporte a motor em geral foi afetado – duramente, aliás – pela Pandemia do Covid-19, a temporada 2021 (o campeonato volta a ser anual, inclusive) terá menos corridas. Serão apenas seis, contra a média geral de oito e até nove eventos nos últimos oito certames.

A série de provas detalhada hoje na coletiva, contudo, ainda depende do andamento da Pandemia. As datas poderão ser, aqui e ali, modificadas. O ACO, todavia, não pensa num adiamento das 24h de Le Mans como neste ano – inclusive, a prova mais longa do calendário está programada para 12/13 de junho.

Também não haverá corridas de 4h – a exceção à Le Mans será as 1000 Milhas de Sebring e os demais eventos serão em duração de seis horas. Silverstone, Xangai, Austin e a aguardada Kyalami, pelo menos para a temporada bienal 2020/21, que não aconteceu e não acontecerá, foram limados e a única novidade é uma prova em Monza, na Itália, marcada para julho.

De resto, o FIA WEC segue sua parceria com a IMSA, abrindo a temporada no Sebring International Raceway em paralelo com a série estadunidense e tendo dois dias de pré-temporada na Flórida. Depois, o calendário contempla Spa-Francorchamps, Le Mans, Monza, Fuji e Bahrein, nesta ordem.

Até um primeiro momento, não há conflitos de datas entre o Mundial e o certame dos EUA e o calendário, além de sujeito aos protocolos sanitários e ao vaivém do Covid-19, será ainda aprovado pelo Conselho Mundial da FIA, no mês de dezembro.

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