A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Endurance

24h de Spa: Porsche e ROWE Racing vencem em prova caótica

RIO DE JANEIRO – A edição 2020 das 24h de Spa-Francorchamps, a 72ª desse clássico do automobilismo, coroou mais uma vez a Porsche: a marca alemã conquista sua nona vitória no evento e a segunda seguida após o triunfo da GPX Racing numa corrida marcada por uma longa bandeira vermelha ano passado. E nesse ano, […]

RIO DE JANEIRO – A edição 2020 das 24h de Spa-Francorchamps, a 72ª desse clássico do automobilismo, coroou mais uma vez a Porsche: a marca alemã conquista sua nona vitória no evento e a segunda seguida após o triunfo da GPX Racing numa corrida marcada por uma longa bandeira vermelha ano passado.

E nesse ano, as situações difíceis se repetiram – em menor escala, é verdade – mas a disputa teve os ingredientes básicos do circuito de 7,004 km de extensão localizado na Floresta das Ardenas, com alternância de pista seca, chuva, traçado úmido e chuva torrencial ao longo daquela que foi a 3ª etapa do Intercontinental GT Challenge e do GT World Challenge Europe Endurance.

Foram vários os concorrentes, inúmeras as brigas e dezenas de carros ficaram pelo caminho entre os 56 que deram a partida. E ao fim de tudo, a ROWE Racing, mesmo com um problema técnico, faturou a disputa com o #98 tripulado por Nick Tandy, Laurens Vanthoor e Earl Bamber. Enquanto o belga da trinca vence pela segunda vez em Spa (ganhou com a Audi em 2014), os antigos vitoriosos das 24h de Le Mans agora triunfam também num dos circuitos mais exigentes do mundo.

A disputa começou às 16h locais no sábado, com meia hora de atraso em relação ao previsto, porque numa das preliminares houve um violento acidente e as barreiras de proteção precisaram ser consertadas. Dada a largada, a disputa inicial foi entre o Mercedes-AMG #88 do Team AKKA-ASP com o Lamborghini #63 da Orange 1 FFF Racing Team, tendo também por perto o Audi #31 do Belgian Audi Club Team WRT.

O primeiro destes competidores a enfrentar problemas foi justamente o Audi: perto do fim do primeiro quarto de corrida, já de noite, o carro de Kelvin Van der Linde/Christopher Mies/Dries Vanthoor começou a ter dificuldades na altura de Blanchimont e se entregou na subida da Eau Rouge, envolto em fumaça. Àquela altura, o primeiro carro com brasileiros já havia desistido: a corrida para a BMW vencedora em Indianápolis e alinhada pela Walkenhorst Motorsport durou 107 voltas. Oficialmente, foram declarados fora da disputa com 5h40min decorridos.

A Porsche começou a surgir na disputa primeiro com a KCMG e o trio vencedor ano passado com Michael Christensen/Kévin Estre/Richard Lietz, além dos dois carros da GPX Racing, destacando-se o #12 de Matt Campbell/Mathieu Jaminet/Patrick Pilet. E eventualmente, o Honda-Acura NSX GT3 EVO, parando fora da janela, se destacava por aparecer e bem entre os primeiros classificados.

Nisso, o Mercedes-AMG #88 saiu definitivamente do páreo. O Team AKKA-ASP resolveu revezar Raffaele Marciello e Felipe Fraga durante a primeira metade da disputa, deixando Timur Boguslavskiy para o mínimo possível a bordo nos stints. Porém, uma explosão num disco de freio (e não uma falha de suspensão, desculpem!) limou as chances da trinca e o segundo brasileiro deixava a prova, próximo à metade da corrida.

Quem emergiu na frente com 12h de prova foi a Ferrari com a AF Corse e James Calado/Ale Pier Guidi/Nicklas Nielsen, que com excelente ritmo se aproximaram da ponta e efetivamente, antes da quebra do carro de Fraga, já eram líderes da disputa.

Antes que se completassem três quartos de prova, o Lamborghini #63 despediu-se definitivamente da corrida. Com Dennis Lind a bordo, o carro da Orange 1 FFF Racing Team despistou-se em Raidillon. Com pouco menos de 40 minutos para a 18ª hora, Louis Machiels, um dos pilotos da Ferrari Pro-Am que tinha o brasileiro Daniel Serra, além de Niek Hommerson e Andrea Bertolini, escapou na Courbe Paul Frére, bateu e deixou a disputa, provocando a neutralização com Safety Car.

A Ferrari #51 ficou na ponta até às 7h da manhã locais, quando o horário de verão europeu já tinha sido encerrado (isto aconteceu às 3h locais) e ao fim de três quartos de prova, emergiu em primeiro o Audi Sport Team Saintèloc Racing e o carro #25 de Dorian Boccolacci/Markus Winkelhock/Christopher Haase. Naquele momento, somente os oito primeiros estavam na mesma volta.

Parecia que os “Senhores dos Anéis” iriam para a quinta vitória em Spa nos últimos nove anos, mas a ROWE Racing arriscou tudo na reta final com duplos stints de pneus de chuva, quando novamente o Safety Car foi acionado por mais um acidente, daquela vez com o Lamborghini da Emil Frey Racing, guiado por Albert Costa/Franck Perera/Giacomo Altoè.

E sem ter sido protagonista em nenhum momento na luta pela vitória, o #98 assumiu a dianteira faltando 1h15min para o término e o final de disputa foi dramático. O Porsche tinha problemas mecânicos e poderia, também com pneus velhos e um câmbio que vazava óleo, perder performance.

A relargada final foi com 35 minutos na regressiva e Tandy, com absoluta maestria, liderou até o cair do pano, com os campeões da prova completando 527 voltas com vantagem inferior a 5 segundos para o Audi da Attempto Racing guiado por Luca Drudi/Patric Niederhauser/Fréderic Vervisch.

E foram três os Porsche 911 GT3-R no top 5, uma vez que a GPX Racing e o trio Jaminet/Pilet/Campbell fechou a disputa logo atrás de Sven Müller/Christian Engelhart/Mtteo Cairoli, num inesperado e excelente 3º lugar para a equipe italiana Dinamic Racing. A AF Corse completou os cinco melhores na classificação.

O top 10 geral teve ainda a Saintèloc em sexto, a melhor Mercedes-AMG (da Haupt Racing Team) em sétimo, o Porsche da Frikadelli Racing Team em oitavo, o Team Honda Racing com o nono lugar e a K-PAX Racing completando as principais posições com um de seus Bentley.

A Ferrari da HubAuto com Marcos Gomes/Kamui Kobayashi/Tom Blomqvist deixou a disputa faltando menos de 15 minutos para a quadriculada e o único brasileiro que terminou as 24h de Spa foi Rodrigo Baptista, 12º colocado após largar da última fila junto aos parceiros Andy Soucek e Álvaro Parente.

Nas demais subclasses, a Barwell Motorsport levou seu Lamborghini Huracán GT3 EVO à vitória com o quarteto formado por Leo Machitski/Ricky Collard Jr./Rob Collard/Sandy Mitchell. A Sky-Tempesta Racing chegou em segundo com Chris Froggatt/Giancarlo Fisichella/Eddie Cheever III/Jonathan Hui, enquanto a Garage 59 pescou o último lugar do pódio da divisão com Maxime Martin/Jonathan Adam/Chris Goodwin/Alexander West.

A Haupt Racing Team ganhou na Silver Cup com a Mercedes-AMG GT3 tripulada pelo próprio Hubert Haupt em parceria com Gabriele Piana, Michele Beretta e Sergey Afanasiev. Esse carro chegou em 18º na geral e com três voltas de vantagem sobre outro Mercedes, este da HTP Motorsport e guiado por Russell Ward/Indy Dontje/Philip Ellis. Florian Latorre/Taylor Proto/Hugo Chevalier/Baptiste Moulin levaram o Lamborghini #555 da Orange 1 FFF Racing Team ao terceiro posto da divisão e ao pódio, óbvio.

Já na Am Cup, porém, um único carro sobreviveu – e com grandes problemas. A CMR resistiu a uma série de incidentes com seu Bentley e levou os pontos da vitória com Stéphane Tribaudini/Stéphane Lemeret/Clément Mateu/Romano Ricci. Os demais carros capitularam: a Raton Racing, que liderava absoluta face os problemas dos rivais, saiu pouco depois da 15ª hora. Os demais carros – um Porsche da Herberth Motorsport e um Audi da Saintèloc – não passaram do primeiro terço de prova.

Ao todo, 38 carros foram classificados considerando a dist^ância percorrida – porém foram 30  que receberam a quadriculada e estavam na pista ao fim da disputa.