4h do Velopark: vitória do AJR #175 em corrida insana

Poder verde: deu AJR #175 “Hulk” nas 4h do Velopark com Amdersom Toso/Henrique Assunção/Fernando Fortes, numa disputa de final imprevisível em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul

RIO DE JANEIRO – Foi inacreditável: ninguém parecia querer vencer as 4h do Velopark, terceira etapa do Império Endurance Brasil disputada neste sábado no circuito localizado em Nova Santa Rita. Os dois primeiros colocados – os protótipos de Vicente Orige/Gustavo Kiryla e de Fábio/Wagner Ebrahim, que detinham o comando da corrida, tiveram vários problemas e capitularam no final.

Conclusão: riu melhor quem vinha em terceiro e chegou em primeiro à frente. Foi assim que o AJR Chevrolet V8 #175, o “Hulk” por sua pintura de um verde bem característico, triunfou com Fernando Fortes/Andersom Toso/Henrique Assunção. Foi a segunda vit´ória dos protótipos construídos pelo ateliê de Juliano Moro – mas talvez a mais inesperada e difícil de todas, numa corrida cheia de alternâncias ao longo de 233 voltas percorridas pelo menor circuito do país, com 2,278 km de extensão.

E até a conquista do trio que levou seu primeiro troféu de vencedor da P1 e da geral para casa foi difícil, porque na última curva da última volta, Fortes – que guiava o #175 – tocou no Aston Martin V12 Vantage GT3 de Sérgio e Guilherme Ribas. Sem qualquer retificação do resultado, eles levaram com margem de apenas 3″458 para o Porsche 911 GT3-R de Marcel Visconde e Ricardo Maurício.

Apesar do problema que obrigou a um reabastecimento extra nos momentos finais – quando ainda lideravam – os irmãos Ebrahim ainda chegaram em 3º na geral e segundo na principal classe de protótipos. O AJR da Motorcar que mudou de número e programação visual, para espantar a zica, teve uma última hora para ser esquecida. Quando não tinha problemas, Vicente Orige tinha o carro mais veloz da disputa. Ao falhar, perdia velocidade e o 4º lugar foi castigo para o catarinense e seu parceiro Gustavo Kiryla.

Numa corrida repleta de percalços para a maioria dos 32 carros que competiu neste sábado, a MC Tubarão, mesmo perdendo oito voltas, salvou um honroso 5º lugar com o AJR #5 que não fez tempo médio de classificação por problemas técnicos. O quarteto formado por Tiel Andrade/Júlio Martini/Nelsinho Piquet/Paulo Sousa ‘tocou’ tudo o que foi possível para ainda chegar em quarto na classe e salvar pontos importantíssimos no campeonato.

Leonardo Sanchez/Átila Abreu tiveram uma participação impecável com o Mercedes-AMG GT4.R na disputa. Não só chegaram em 6º na geral como ganharam – e bem – na classe GT4, com uma volta inteira de frente para Alexandre Auler/Guilherme Salas. Sérgio e Guilherme Ribas, mesmo com o toque na última volta, faturaram na GT3 Light após o incidente do único adversário – a Ferrari 458 GT3 de Tom Filho/Marçal Müller/Ricardo Mendes bateu na traseira do Porsche numa entrada do Safety Car, recebeu alguns danos e perdeu muitas voltas. Esse carro chegou a ser o melhor dos GT3 na disputa, inclusive, no primeiro stint.

A Mercedes-AMG de Xandinho Negrão/Ricardo Baptista enfrentou, por seu turno, falhas na bomba de combustível. O pescador não atuava quando a gasolina chegava a um nível mais baixo e o carro #9 precisou ser reabastecido várias vezes a mais para não ter mais problemas: a dupla fechou em 13º na geral, com 20 voltas a menos que os vencedores.

Na GT4 Light, agora feudo dos Ginetta G55, Felipe Tozzo não correu por ter contraído Covid-19 e viu seu parceiro Renan Guerra terminar pertinho do top 10 geral junto a Stuart Turvey. A dupla ganhou a disputa com seis voltas de frente para o carro de Ramon Alcaraz/Nelson Monteiro/Alan Hellmeister.

Os protótipos das classes menores tiveram também corridas bastante atribuladas e o MCR Grand-Am com motor Ford Coyote V8, mesmo levando duas pancadas e sendo eleito o “alvo” na disputa, ganhou com Arthur Caleffi/Fernando Poeta/Claudio Ricci na divisão P2. Na P3, os cinco carros não viram a quadriculada: o que mais voltas completou ao final da disputa foi o MRX Honda 20V da Sette Car, com Aldoir Sette e o novato Bruno Smielevski.

A próxima etapa será em Goiânia, no dia 31.

Resultado das 4h do Velopark:

1º #175 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Henrique Assunção/Andersom Toso/Fernando Fortes
233 voltas em 4h00min46seg819

2º #55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R – classe GT3
Marcel Visconde/Ricardo Maurício
a 3seg458

3º #20 GINETTA TEAM BRASIL
Protótipo Ginetta G58 Chevrolet V8 – classe P1
Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim
a 17seg212

4º #444 MOTORCAR RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Vicente Orige/Gustavo Kiryla
a 1min14seg263

5º #5 MC TUBARÃO
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Tiel Andrade/Júlio Martini/Nelsinho Piquet/Paulo Sousa
a 8 voltas

6º #15 AMG CAC RACING
Mercedes-AMG GT4.R – classe GT4
Leonardo Sanchez/Átila Abreu
a 10 voltas

7º #63 TECH FORCE
Aston Martin V12 Vantage GT3 – classe GT3 Light
Sérgio Ribas/Guilherme Ribas
a 10 voltas

8º #3 BOAT M3 RACING
Mercedes-AMG GT4.R – classe GT4
Guilherme Salas/Alexandre Auler
a 11 voltas

9º #22 AUTLOG RACING
McLaren 570S GT4 – classe GT4
Flávio Abrunhoza/Lucas Foresti/Leandro Ferrari
a 13 voltas

10º #21 AUTLOG RACING
Mercedes-AMG GT4.R – classe GT4
André Moraes Jr./Ricardo Rodrigues/Cássio Homem de Mello
a 13 voltas

Comentários

  • Assisti a meia hora final, bem animada a corrida, mas o que aconteceu com os vencedores para ter aquela aproximação forte do Porsche? Foi combustível mesmo?

  • Está muito bom de acompanhar esse campeonato! Tomara que volte alguma etapa clássica junto com eles, como a Mil Milhas por exemplo. Falando nisso, estou aguardando algo sobre a tal 25 horas de Interlagos em que você comentou durante a corrida xará! ;-D