FIA WEC: menor grid da história para as 8h do Bahrein

Um grid menor que o da foto: o FIA WEC conseguiu a ‘façanha’ de reunir apenas 25 carros para a final no Bahrein. É o menor plantel da história da competição em oito temporadas

RIO DE JANEIRO – Última etapa da temporada 2019/20 do Mundial de Endurance, o FIA WEC, as 8h do Bahrein registram o menor grid da história em 65 corridas disputadas desde o retorno da competição em 2012 – e a corrida que encerra a temporada #8 será a 66ª de todas.

Apenas 25 carros – um a menos que o total mais baixo já estabelecido em outras corridas – vão para Sakhir e disputar a corrida, com coeficiente de pontuação 1.25 – a vitória vale 38 pontos mais o ponto extra da pole, portanto são 39 em jogo.

O melancólico plantel se deve às ausências da Rebellion – esta muito sentida; do Team LNT (que não voltou mais em 2020 com seus Ginetta) e agora da High Class Racing com seu protótipo LMP2. E outra equipe que também deu adeus à competição foi a MR Racing, da classe LMGTE-AM, que esteve em La Sarthe via CarGuy Racing.

Sendo assim, serão somente dois LMP1, sete LMP2, seis LMGTE-PRO e dez LMGTE-AM, o que significa que em princípio pelo menos um Grã-Turismo estará no top 10 geral da disputa.

Com a decisão da Rebellion em não ir à última etapa, a corrida final da história da LMP1 será disputada internamente entre os dois Toyota TS050 Hybrid que farão entre si um duelo pelo título. A trinca do #8 vencedora nas 24h de Le Mans está sete pontos à frente dos pilotos do #7, que teoricamente vinham dominando a temporada. Como a margem de pontos de primeiro para segundo é de onze na classificação de provas com duração de 8h no FIA WEC, fora o ponto da pole – se o #7 chegar à frente do #8, leva.

Na LMP2, onde o campeonato já foi definido a favor da United Autosports e também de Phil Hanson e Filipe Albuquerque, a disputa serve para cumprir tabela e apontar o vice-campeão. Que pode, ironicamente, ser o escocês Paul Di Resta, que ficou de fora das 8h de Fuji ano passado por conta de compromissos com o DTM, que ainda defendia.

Roberto González e Antonio Félix da Costa, que vêm em terceiro com 125 pontos, ainda podem ultrapassar Di Resta, mas para isso terão que ganhar a disputa e torcer para o #22 quebrar, o que depois da estreia em Silverstone não mais ocorreu.

André Negrão e seus parceiros Thomas Laurent e Pierre Ragues tentarão terminar o campeonato com um mínimo de dignidade: eles estão em 8º com 94 pontos na classificação da LMP2 e buscam a terceira posição de pódio na temporada – a última da Alpine na divisão. Ano que vem, a marca de Dieppe estará na LMH com um protótipo LMP1.

A LMGTE-PRO registra batalha interna entre os pilotos da Aston Martin Racing pelo título da Super Season 2019/20: Marco Sørensen e Nicki Thiim chegam ao Bahrein como líderes, somando 157 pontos – quinze a mais que os vencedores de Le Mans Maxime Martin e Alex Lynn.

Só que Ale Pier Guidi e James Calado, que vêm em terceiro com 131, ainda podem sonhar com a taça. E não será desta vez, apesar dos cinco pódios em sete corridas anteriores, que Kévin Estre e Michael Christensen irão comemorar o bicampeonato. Com o quarto lugar na tabela, a dupla do Porsche #92 está fora da jogada.

Entre os times da LMGTE-AM, poucas mudanças em relação às etapas anteriores, exceto que a Red River Sport não terá Charlie Hollings e Johnny Mowlem, sendo substituídos pelo estreante no WEC Colin Noble e por Kei Francesco Cozzolino no carro #62. A Dempsey Racing-Proton é a única equipe que não definiu trio para o #88 – que novidade…

Na pontuação, o panorama é favorável à TF Sport – mas a diferença, pequena. Jonathan Adam/Salih Yoluç/Charlie Eastwood somam 148 pontos enquanto François Perrodo/Emmanuel Collard/Nicklas Nielsen têm 140. Só essas trincas brigam pelo título: Matt Campbell/Riccardo Pera/Christian Ried estão em 3º com 98,5 pontos e não podem mais alcançar os adversários.

Felipe Fraga, que não correu no Bahrein na única vitória do Team Project 1 – quando foi substituído por Larry Ten Voorde naquela ocasião por conta de compromissos com a Stock Car – promete ajudar Ben Keating e Jeroen Bleekemolen na luta pela P3 do campeonato. E Augusto Farfus, na Aston Martin Racing, tem a mesma missão junto a Ross Gunn e Paul Dalla Lana.

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