G-Drive domina treinos livres das 4h de Portimão

Nyck de Vries foi o mais rápido da sexta-feira e registrou o novo recorde para o circuito de Portimão na LMP2. Reasfaltamento da pista deixou os carros cinco segundos mais velozes que em 2019

RIO DE JANEIRO – A G-Drive Racing liderou nesta sexta-feira a tabela de tempos para os treinos livres das 4h de Portimão, que encerram neste domingo a temporada 2020 do European Le Mans Series (ELMS). O carro #26 do trio Mikkel Jensen/Nyck De Vries/Roman Rusinov inclusive se valeu do reasfaltamento do traçado do Autódromo Internacional do Algarve para alcançar a nova marca recorde para a classe LMP2 – aliás, todas as classes tiveram recordes quebrados.

O Aurus 01 Gibson do time russo assistido pela TDS Racing marcou 1’28″649, nada menos que 0″651 melhor que o #28 da IDEC Sport com Richard Bradley/Paul-Loup Chatin/Paul Lafargue. A terceira posição foi da Cool Racing com Antonin Borga/Nico Lapierre/Alexandre Coigny a mais de oito décimos do melhor tempo da sexta-feira.

A Panis Racing ficou com a quarta marca – melhor carro com pneus Goodyear, guiado por Nico Jamin/Will Stevens/Julien Canal. Já os campeões antecipados Filipe Albuquerque e Phil Hanson ficaram somente com o 10º tempo.

Líderes da LMP3, Wayne Boyd/Tom Gamble/Ross Wheldon saíram da primeira sessão com a melhor volta e o novo recorde do circuito português do Algarve para a categoria – 1’36″081, dois décimos abaixo do carro da Realteam Racing que teve uma mudança de última hora: Esteban Garcia foi substituído por Julien Gerbi, que formará a dupla com David Droux.

Fecharam o top 5 da classe o #15 da RLR MSport, o #9 da Graff Racing e o melhor dos quatro Duqueine inscritos, o #7 da Nielsen Racing com Colin Noble/Tony Wells. A Eurointernational não fez tomada de tempo no treino livre.

Na classe GTE, Alessio Picariello marcou a melhor volta da sessão com 1’39″306 a bordo do Porsche #77 da Proton Competition, que está na batalha pelo título contra a Kessel Racing. Andrea Piccini – que em princípio seria substituído, mas foi confirmado junto a Rino Mastronardi e Sergio Pianezzola na corrida algarvia, foi o segundo melhor do treino, seguido por Matt Griffin (Spirit of Race), Richard Lietz (Proton Competition) e Michele Gatting (Iron Lynx).

Mais tarde, no teste coletivo de pilotos bronze, Alexandre Coigny foi o mais rápido entre os que guiaram protótipos LMP2 com 1’30″710, oito décimos abaixo do canadense John Falb. Julien Gerbi fez a melhor volta da LMP3 – 1’37″580 e François Perrodo, que corre com a Ferrari #88 da AF Corse, inscrita sem direito a pontos, foi o melhor bronze da LMGTE marcando 1’40″075.

Às 8h15 deste sábado, será realizado o treino classificatório para as 4h de Portimão. Dez minutos de pista aberta para as classes – em sequência – LMGTE, LMP3 e LMP2. O blog terá o vídeo ao vivo.

Comentários