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WRC: Dani Sordo triunfa no Rally da Itália

RIO DE JANEIRO – Naquela que foi apenas sua segunda aparição no WRC em 2020, o espanhol Dani Sordo fez as pazes com a vitória. O espanhol da Hyundai faturou neste fim de semana o Rally da Sardenha, disputado em 16 trechos cronometrados com 238,84 km percorridos em estradas de cascalho. A terceira vitória da […]

RIO DE JANEIRO – Naquela que foi apenas sua segunda aparição no WRC em 2020, o espanhol Dani Sordo fez as pazes com a vitória. O espanhol da Hyundai faturou neste fim de semana o Rally da Sardenha, disputado em 16 trechos cronometrados com 238,84 km percorridos em estradas de cascalho.

A terceira vitória da carreira de Sordo no WRC – a última fora ano passado lá mesmo, na Itália e a primeira em 2013, no Rally da Alemanha – foi sedimentada com uma performance sólida desde o primeiro dia do evento que gravitou na região de Alghero. Com seu i20, Dani logo abriu praticamente 18 segundos de frente para o Ford de Teemu Suninen após os seis primeiros trechos cronometrados. Em contrapartida, o finlandês Esapekka Lappi, com outro carro da equipe M-Sport, teve problemas na SS2 (Erula-Tula 1) e logo desistiu.

Suninen, contudo, não segurou a performance e perdeu posições. Sordo ampliou a margem na liderança para quase 30 segundos sobre o novo vice-líder geral, Sébastien Ogier, que tinha também de controlar Thierry Neuville. E na acirrada luta pelo Mundial de Construtores contra a Hyundai, a Toyota perdeu Kalle Rovanperä por acidente no SS8 (Coiluna-Loelle 1).

O líder da classificação geral não começou bem o 3º e último dia. Em Cala Flumini, na primeira volta por aquele trecho, Sordo perdeu 12 segundos em relação a Ogier. Numa prévia do que seria o Power Stage em Sassari-Argentiera 1, o espanhol cedeu somente oito décimos para Thierry Neuville – o mais rápido – numa fase em que o japonês Takamoto Katsuta foi vítima de uma capotagem cinematográfica. Felizmente, não houve danos físicos ao piloto e ao navegador Daniel Barritt. Mas o Yaris WRC da dupla foi inteiramente destruído.

A vantagem de Sordo despencou na segunda passagem por Cala Flumini, mas o 5º posto no Power Stage bastou para a vitória, com cinco segundos e um décimo de margem para… Thierry Neuville, que ainda veio para uma inesperada dobradinha da Hyundai. Inesperada e fundamental: entre os construtores, a marca abriu sete pontos para a Toyota.

O multicampeão Sébastien Ogier conformou-se com o 3º posto à frente do galês Elfyn Evans, que irá ao Ypres Rally – na Bélgica – como o comandante da classificação de pilotos. Com 111 pontos, o espigado piloto da Toyota tem 14 de frente para Ogier, 24 para Neuville e 28 sobre Ott Tänak, que ainda reúne chances matemáticas de faturar o bicampeonato do WRC.

Principalmente porque os organizadores confirmaram para dezembro a disputa de um evento extra, que acontecerá na região de Monza e terminará na mítica pista italiana, deixando assim o campeonato com oito etapas cumpridas ao invés das sete anteriormente marcadas.

Suninen se instalou como 5º colocado e por lá ficou, à frente de Tänak e de Pierre-Louis Loubet, que somou bons pontos com o i20 da Hyundai apoiado pela FFSA (Féderation Française du Sport Automobile). O finlandês Jari Huttunen, com um modelo do construtor sul-coreano enquadrado no regulamento R5, foi bem e venceu também na subclasse WRC3.

Fecharam o top 10 o polonês Kajetan Kajetanowicz e o vencedor do WRC2, o sueco Pontus Tidemand, que em sua subclasse foi ladeado no pódio por dois nórdicos: Ole Christian Veiby e Evyind Brinyldsen, ambos da Noruega.

O Rally da Sardenha, que teve 50 duplas à chegada entre 63 inscritas, contou com participação brasileira: Ulysses Bertholdo/Gabriel Morales foram 29º na geral e décimo-oitavo na divisão WRC2, a bordo de um Skoda Fabia.

Resultado final do Rally da Sardenha:

1 – Sordo/Del Barrio (Hyundai i20 WRC) – 2’41’37″5
2 – Neuville/Gilsoul (Hyundai i20 WRC) – 5″1
3 – Ogier/Ingrassia (Toyota Yaris WRC) – 6″1
4 – Evans/Martin (Hyundai i20 WRC) – 1’02″3
5 – Suninen/Lehtinen (Ford Fiesta WRC) – 1’33″9
6 – Tanak/Jarveoja (Hyundai i20 WRC) – 2’27″5
7 – Loubet/Landais (Hyundai i20 WRC) – 4’43″8
8 – Huttunen/Lukka (Hyundai i20 R5) – 8’41″7
9 – Kajetanowicz/Szczepaniak (Skoda Fabia Rally2 Evo) – 10’02″9
10 – Tidemand/Barth (Skoda Fabia Rally2 Evo) – 10’20″9