A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Endurance

AF Corse, Ferrari e Pier Guidi levam o título do GT World Challenge Europe Endurance

RIO DE JANEIRO – Conquista à italiana na temporada 2020 do GT World Challenge Europe Endurance. A AF Corse venceu neste domingo os 1000 km de Paul Ricard, quarta e última etapa da série, que combinou resultados com a disputa Sprint do certame organizado pela Stéphane Ratel Organisation para apontar o campeão absoluto do ano. […]

RIO DE JANEIRO – Conquista à italiana na temporada 2020 do GT World Challenge Europe Endurance. A AF Corse venceu neste domingo os 1000 km de Paul Ricard, quarta e última etapa da série, que combinou resultados com a disputa Sprint do certame organizado pela Stéphane Ratel Organisation para apontar o campeão absoluto do ano.

Mas foi Alessandro Pier Guidi, que se ausentou da última etapa do FIA WEC no Bahrein, para levar o título sozinho entre os pilotos. Com Tom Blomqvist e Côme Ledogar dividindo com ele a Ferrari 488 GT3 #51, ele bateu os então líderes Timur Boguslavskiy/Felipe Fraga/Raffaele Marciello, além de Matteo Cairoli/Sven Müller/Christian Engelhart, que chegaram empatados a Paul Ricard na liderança do campeonato – Fraga, inclusive, não pôde sequer competir pois está em quarentena após ter contraído Covid-19.

A vitória deixou o italiano de 39 anos com o título após dividir nas outras três provas o carro com James Calado e Nicklas Nielsen, que estavam justamente no Bahrein, somando 79 pontos contra 65 dos vice-campeões Mathieu Jaminet/Matt Campbell/Patrick Pilet, derrotados na batalha final por margem pouca coisa superior a um segundo e meio, após 179 voltas completadas.

O pódio foi completado pelo trio formado por Dennis Lind/Marco Mapelli/Andrea Caldarelli, no Lamborghini #63 da Orange 1 FFF Racing Team.

Na Silver Cup, o 14º posto geral deu a vitória na classe para a Barwell Motorsport, com o trio Patrick Kujala/Alex MacDowall/Frederik Schandorff, que também levaram o título da categoria no certame de Endurance. Thomas Neubauer/Timothé Buret/Aurélien Panis (Lexus da Tech 1 Racing) chegaram em 2º na classe, seguidos por Rik Breukers/Stuart Hall/Ben Goethe, com um Audi da Rofgo by WRT.

A trinca Alex West/Chris Goodwin/Marvin Kirchöfer (Garage 59) levou o Aston Martin com o dorsal #188 à vitória entre as formações Pro-Am, seguidos por Leo Machitski/Rob Collard/Sandy Mitchell (Lamborghini da Barwell Motorsport) e pela Ferrari da SKY-Tempesta Racing dividida por Chris Froggatt/Jonathan Hui/Eddie Cheever III. Com o triunfo, West e Goodwin cacifaram o título de pilotos na divisão.

Na Am Cup, a CMR Racing levou a melhor na disputa com o Bentley guiado por Stéphane Tribaudini/Nicolas Misslin/Philippe Chatelet, que chegaram em 29º lugar entre 30 carros que terminaram em Paul Ricard. Tribaudini ganhou o GTWC Europe Endurance entre os pilotos.

O brasileiro Rodrigo Baptista, junto a Maxime Soulet e Jules Gounon, após chegar em 12º nas 24h de Spa-Francorchamps, não completou a prova. O Bentley #3 da K-PAX Racing ficou fora pouco antes de se completar 1h de disputa, com apenas 27 voltas completadas.

Mesmo chegando em 18º na classificação geral dos 1000 km de Paul Ricard, o russo Timur Boguslavskiy levou o título Overall do GT World Challenge Europe neste ano. O piloto do Team AKKA-ASP somou, no combinado das duas competições, mais pontos que os vice-campeões Dries Vanthoor/Charles Weerts, além do próprio colega de equipe Raffaele Marciello.

Ezequiel `Pérez Companc, da Madpanda Motorsport, ganhou o troféu da Silver Cup e a dupla Froggatt/Cheever III faturou na Pro-Am. Entre as equipes, títulos para a WRT (Pro), Madpanda Motorsport (Silver Cup) e SKY-Tempesta Racing (Pro-Am).