Asian Le Mans Series 2021: 36 carros confirmados!

RIO DE JANEIRO – Espetacular a notícia que trago nesta quinta-feira aqui no blog: mesmo em se tratando de uma situação atípica, já que a competição será realizada num único local (Abu Dhabi, no circuito Yas Marina) e em quatro datas do mês de fevereiro, a organização do Asian Le Mans Series contabiliza o novo recorde de inscritos para a competição que distribui vagas diretas para a edição do próximo ano das 24h de Le Mans.

Até o momento, estão confirmados 36 carros, sendo sete protótipos da classe LMP2, dez da LMP3 e um deslumbrante total de 19 modelos Grã-Turismo, de doze equipes diferentes e cinco construtores – por enquanto: McLaren, Porsche, Ferrari, Aston Martin e BMW.

É pelos GTs que vamos começar a análise da entry list, onde destaca-se a participação da HubAuto Racing, ainda sem carro definido e inscrita com o dorsal #1. Foi a única equipe oriental – exceto, claro, a CarGuy, que assumiu a inscrição da MR Racing, a disputar Le Mans neste ano, tendo na trinca o brasileiro Marcos Gomes – refiro-me à HubAuto, claro.

O atrativo da vaga direta à Le Mans foi o chamariz para dezenas de novas inscrições, de equipes que jamais competiram na série, como a Inception Racing with Optimum, com um McLaren 720S; as alemãs Walkenhorst, Rinaldi e Precote Herberth, todas com dois carros; a GPX Racing – que terá um Porsche; a Garage 59, que confirmou dois Aston Martin Vantage GT3  e times já estabelecidos como a AF Corse, a Absolute Racing (que pode ainda inscrever mais um construtor, a Audi), a D’Station e também a TF Sport, que já estiveram envolvidas com o Asian Le Mans Series.

Pelo menos um brasileiro está confirmado: Oswaldo Negri formará numa das trincas da AF Corse, no carro inscrito com o nome fantasia Luzich Racing, junto ao portorriquenho Francesco Piovanetti e mais um piloto a ser indicado.

Do total de uma dezena de LMP3 – já dentro do novo regulamento técnico com motor Nissan VK56DE de 5,6 litros e novos chassis – estão inscritas sete escuderias, das quas duas – United Autosports e Nielsen Racing, vão com mais de um carro.

A United, atual campeã mundial da LMP2 e europeia de LMP2 e LMP3, partirá para o ataque com três chassis Ligier JS `P320. Os carros com os dorsais #2 e #3 já têm trios confirmados, restando o #23 do time de Richard Dean e Zak Brown. Já a Nielsen, que levou a vaga direta da categoria para Le Mans na LMP2, busca de novo o feito com outros dois chassis Ligier, trocando o Duqueine M30-D08 usado até este ano.

Entre as novidades estão a estreia da alemã Phoenix Racing, a presença da organização espanhola CD Sport e da britânica RLR MSport – todas com Ligier JS P`320; a participação da DKR Engineering, de Luxemburgo, com o protótipo Duqueine e a volta da ARC Bratislava com um chassi Ginetta G61-LT-P3.

Já dos sete times inscritos na LMP2, a classe principal do AsLMS, a única equipe que restou em relação ao campeonato 2019/20 foi a G-Drive Racing, inscrita em parceria com a Algarve Pro e adotando para seus dois protótipos o nome fantasia Aurus 01.

O carro #25 terá a bordo o estadunidense John Falb e dois estreantes em protótipos: o angolano Rui Andrade, egresso do EF Open e o argentino Franco Colapinto, rival de Caio Collet e Victor Martins (que não é o do GRANDE PRÊMIO) na Fórmula Renault Europeia neste ano. O #26 aproveita a experiência do jovem austríaco Ferdinand Habsburg junto ao compatriota René Binder e também o chinês Yifei Ye, dominante no EF Open 2020.

A outra escuderia com trio confirmado é a Racing Team India, também com running da Algarve e um velho conhecido da Fórmula 1: Narain Kartikheyan, de 43 anos – fará 44 em janeiro próximo – estará a bordo junto a Arjun Maini e ao hindu-estadunidense Naveen Rao.

O controvertido Dwight Merriman e seu parceiro britânico Kyle Tilley estão confirmados num dos carros assistidos pela Jota Sport – será o #18 inscrito sob o nome ERA Motorsport, enquanto a equipe de Sam Highnett vai com o #38, ainda sem pilotos definidos.

Completam a relação de escuderias a Phoenix Racing Asia e a Eurointernational-Ojets, que será a única organização a alinhar o protótipo Ligier JS P217. Desta vez, nada de Eurasia, Rick Ware Racing, ARC Bratislava, RLR MSport, K2/Uchino Racing, Carlin ou Inter Europol na temporada.

Como as 24h de Daytona serão o primeiro evento em que os protótipos LMP2 vão andar com o estrangulamento obrigatório de motor, reduzindo a potência em 40 HP por conta do advento dos Hypercars no FIA WEC, já não será novidade tecnológica a primeira mudança de regra desta categoria em quatro anos quando o campeonato asiático começar.

As quatro provas do AsLMS serão disputadas nos dias 5/6 e 19/20 de fevereiro, com dois layouts diferentes do traçado de Yas Marina, em 4h de duração cada – com variações de horário. Haverá corridas diurnas, outras mesclando dia e noite e outra, possivelmente, 100% à noite.

E o blog, se tudo permitir, trará todas as corridas e sessões classificatórias ao vivo.

Comentários

  • Grid interessante realmente. Um dos atrativos deste certame em relação aos demais sob administração do ACO é a adoção dos carros GT3 para as classes de Grã Turismo. Assim, temos carros e marcas que não são vistas no ELMS como Audi e McLaren.