24h de Daytona 2021 – Quem é Quem, classe LMP2

2

RIO DE JANEIRO – O “Quem é Quem” das 24h de Daytona, prova inaugural da série IMSA Weathertech SportsCar Championship em 2021 traz aquela divisão que nos últimos anos foi o ‘patinho feio’, mas que salvou as divisões de Esporte-Protótipo e tem o melhor plantel em quantidade de competidores: a LMP2.

Será, aliás, a primeira corrida em que os protótipos de motor, pneus e ECU padrão vão competir com uma restrição mecânica – por conta do advento dos Hypercars no WEC, todos os LMP2, independentemente do continente e do campeonato, vão andar com 40 HP a menos nos motores Gibson 4,2 litros V8.

Os motores serão ‘estrangulados’ na entrada de ar e terão que mudar o mapeamento e o limite máximo de rotações. Mas as equipes sabem o que têm em mãos. A mecânica produzida na Inglaterra é absurdamente confiável. Pouco quebra.

A disputa deste ano também tem mais carros que nos últimos anos porque houve um interesse grande de quatro equipes inscritas no Mundial de Endurance, sem contar a Eurasia, na parceria com a Rick Ware Racing. Contudo, em princípio, a temporada inteira deverá ter apenas três inscritos – Tower Motorsport, WIN Autosport (equipe nova, aliás) e PR1/Mathiasen. A DragonSpeed, que direcionou outra vez suas armas ao Endurance com o fim das operações na Indy, pretende fazer todo o campeonato do IMSA Michelin Endurance Cup.

Assim como LMP3 e GTD, a classe LMP2 é Pro-Am, com a obrigatoriedade de um piloto bronze. A identificação numeral dos carros está em fundo azul.

Vamos às equipes.

#8 TOWER MOTORSPORT
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

A Tower Motorsport retorna com o gentleman driver John Farano cercado de uma legião de franceses nas 24h de Daytona

Pilotos

JOHN FARANO
Graduação: Bronze
Canadense, 61 anos
08/12/1959

GABRIEL AUBRY
Graduação: Ouro
Francês, 22 anos
03/04/1998

TIMOTHÉ BURET
Graduação: Prata
Francês, 25 anos
31/05/1995

MATTHIEU VAXIVIÈRE
Graduação: Ouro
Francês, 26 anos
03/12/1994

#11 WIN AUTOSPORT
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

A WIN Autosport, do patrão-piloto Steven Thomas, é a novidade no grid da IMSA em 2021

Pilotos

STEVEN THOMAS
Graduação: Bronze
Estadunidense, 53 anos
12/07/1967

TRISTAN NUNEZ
Graduação: Ouro
Estadunidense, 25 anos
31/10/1995

MATTHEW “MATT” BELL
Graduação: Prata
Britânico, 31 anos
05/11/1989

THOMAS MERRILL
Graduação: Bronze
Estadunidense, 34 anos
18/04/1986

#18 ERA MOTORSPORT
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Simpatia: a ERA Motorsport escolheu por concusro o livery para Daytona e o desenho escolhido foi de um garotinho de apenas seis anos de idade. Palmas!!!

Pilotos

PAUL-LOUP CHATIN
Graduação: Ouro
Francês, 29 anos
19/10/1991

RYAN DALZIEL
Graduação: Ouro
Escocês, 38 anos
12/04/1982

DWIGHT MERRIMAN
Graduação: Bronze
Estadunidense, 52 anos
05/08/1968

KYLE TILLEY
Graduação: Prata
Britânico, 32 anos
16/02/1988

#20 HIGH CLASS RACING
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Confirmada no WEC em 2021, a High Class Racing se socorre da experiência do debutante (em Daytona) Robert Kubica

Pilotos

DENNIS ANDERSEN
Graduação: Bronze
Dinamarquês, 46 anos
22/06/1974

ANDERS FJØRDBACH
Graduação: Prata
Dinamarquês, 30 anos
04/11/1990

FERDINAND VON HABSBURG-LOTHRINGEN
Graduação: Ouro
Austríaco, 23 anos
21/06/1997

ROBERT KUBICA
Graduação: Platina
Polonês, 36 anos
07/12/1984

#29 RACING TEAM NEDERLAND
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Com a expertise da TDS Racing, os holandeses do Racing Team Nederland querem provar que não foram a Daytona à toa

Pilotos

FRITS VAN EERD
Graduação: Bronze
Holandês, 53 anos
25/03/1967

GIEDO VAN DER GARDE
Graduação: Platina
Holandês, 35 anos
25/04/1985

JOB VAN UITERT
Graduação: Ouro
Holandês, 22 anos
10/10/1998

CHARLES MILESI
Graduação: Prata
Francês, 19 anos
04/03/2001

#47 CETILAR RACING
Carro: Dallara P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Com planos no WEC agora na LMGTE-AM, a Cetilar Racing se despede de seu LMP2 Dallara em Daytona

Pilotos

ROBERTO LACORTE
Graduação: Bronze
Italiano, 52 anos
15/06/1958

GIORGIO SERNAGIOTTO
Graduação: Prata
Italiano, 38 anos
28/07/1982

ANTONIO FUOCO
Graduação: Ouro
Italiano, 24 anos
20/05/1996

ANDREA BELICCHI
Graduação: Ouro
Italiano, 44 anos
18/12/1976

#51 RWR-EURASIA
Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Austin Dillon será a atração para o público dos EUA nesta edição das 24h de Daytona, dentre os nomes da RWR-Eurasia

Pilotos

CODY WARE
Graduação: Prata
Estadunidense, 25 anos
07/11/1995

SALIH YOLUÇ
Graduação: Bronze
Turco, 35 anos
22/08/1985

AUSTIN DILLON
Graduação: Ouro
Estadunidense, 30 anos
27/04/1990

SVEN MÜLLER
Graduação: Ouro
Alemão, 28 anos
07/02/1992

#52 PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Com os reforços de Mikkel Jensen e Nico Lapierre, a PR1/Mathiasen ganhou o Motul Pole Award na LMP2

Pilotos

SCOTT HUFFAKER
Graduação: Prata
Estadunidense, 21 anos
28/12/1999

BEN KEATING
Graduação: Bronze
Estadunidense, 49 anos
18/10/1971

MIKKEL JENSEN
Graduação: Ouro
Dinamarquês, 26 anos
31/12/1994

NICOLAS LAPIERRE
Graduação: Platina
Franco-Suíço, 36 anos
02/04/1984

#81 e #82 DRAGONSPEED USA
Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 4,2 litros V8

Única com dois carros nas 24h de Daytona na LMP2, a DragonSpeed vai em busca de mais uma vitória na Flórida

Pilotos

GARETT GRIST
Graduação: Prata
Canadense, 25 anos
09/04/1995

BENJAMIN “BEN” HANLEY
Graduação: Ouro
Britânico, 36 anos
22/01/1985

ROB HODES
Graduação: Bronze
Estadunidense, 60 anos
17/01/1961

RINUS VAN KALMTHOUT (RINUS VEEKAY)
Graduação: Ouro
Holandês, 20 anos
11/09/2000

DEVLIN DEFRANCESCO
Graduação: Prata
Canadense, 21 anos
17/01/2000

ERIC LUX
Graduação: Bronze
Estadunidense, 32 anos
22/03/1988

FABIAN SCHILLER
Graduação: Prata
Alemão, 23 anos
24/05/1997

CHRISTOPHER MIES
Graduação: Ouro
Alemão, 31 anos
24/05/1989

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

2 Comentários

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames