Rally Dakar 2021, dia #6

R

RIO DE JANEIRO – O 43º Rally Dakar chegou ao fim de sua primeira metade nesta sexta-feira. Amanhã, não tem etapa: a comitiva descansa em Ha’il antes da primeira perna da maratona, que será domingo até Sakaka.

A sexta-feira teve a etapa partindo de Al Qaisumah 1h30min depois do previsto e com 100 km a menos. Nas motos, ganhou Joan Barreda pela terceira vez com sua Honda, mas o líder geral é um velho conhecido de uma velha dominante: Toby Price, da KTM. A competição em duas rodas é uma gangorra – já pontearam, além de Price, Barreda, Skyler Howes, Xavier de Soultrait e Kevin Benavides. O atual campeão Ricky Brabec é apenas o 13º colocado na geral.

Nos Quads, Nicolás Cavigliasso começa a se impor na ponta e abrir vantagem para os adversários, enquanto Stéphane Peterhansel e seu copiloto Edouard Boulanger têm pouco mais de cinco minutos de frente para Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel. Com regularidade, o “Monsieur Dakar”, do alto de seus 55 anos, mira o 14º título no evento. O atual campeão Carlos Sainz está a meia hora do companheiro de equipe na Mini.

Guiga Spinelli/Youssef Haddad terminam a primeira semana com o décimo-quarto posto geral, duas posições adiante de Marcelo Gastaldi/Lourival Roldan.

Áron Domzala é o novo líder dos UTVs/Veículos Leves, após o problema técnico que tirou Chaleco López de esquadro. A 40 segundos do polonês, está a dupla Austin Jones/Gustavo Gugelmin, com Reinaldo Varela/Maykel Justo em sexto lugar no ranking dos SSV e em sétimo se considerarmos a ótima prestação de Seth Quintero e Dennis Zenz, que venceram hoje e estão em terceiro na geral.

Nos caminhões, a Kamaz chegou à 150ª vitória no Dakar com Airat Mardeev, mas é Dmitry Sotnikov quem lidera com mais de 30 minutos de vantagem sobre Anton Shibalov. Os russos já começam a encaminhar mais uma conquista. Martin Macik é o rival mais próximo, mas já distante mais de 1h do ponteiro, uma vez que os MAZ começaram a dar problema. Siarhei Viazovich, que vinha na briga, desistiu e Aliaksei Vishneuski caiu para a quinta posição.

Confiram o boletim de hoje que está disponível no meu canal no YouTube.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames