Rally Dakar 2021, dia #6

RIO DE JANEIRO – O 43º Rally Dakar chegou ao fim de sua primeira metade nesta sexta-feira. Amanhã, não tem etapa: a comitiva descansa em Ha’il antes da primeira perna da maratona, que será domingo até Sakaka.

A sexta-feira teve a etapa partindo de Al Qaisumah 1h30min depois do previsto e com 100 km a menos. Nas motos, ganhou Joan Barreda pela terceira vez com sua Honda, mas o líder geral é um velho conhecido de uma velha dominante: Toby Price, da KTM. A competição em duas rodas é uma gangorra – já pontearam, além de Price, Barreda, Skyler Howes, Xavier de Soultrait e Kevin Benavides. O atual campeão Ricky Brabec é apenas o 13º colocado na geral.

Nos Quads, Nicolás Cavigliasso começa a se impor na ponta e abrir vantagem para os adversários, enquanto Stéphane Peterhansel e seu copiloto Edouard Boulanger têm pouco mais de cinco minutos de frente para Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel. Com regularidade, o “Monsieur Dakar”, do alto de seus 55 anos, mira o 14º título no evento. O atual campeão Carlos Sainz está a meia hora do companheiro de equipe na Mini.

Guiga Spinelli/Youssef Haddad terminam a primeira semana com o décimo-quarto posto geral, duas posições adiante de Marcelo Gastaldi/Lourival Roldan.

Áron Domzala é o novo líder dos UTVs/Veículos Leves, após o problema técnico que tirou Chaleco López de esquadro. A 40 segundos do polonês, está a dupla Austin Jones/Gustavo Gugelmin, com Reinaldo Varela/Maykel Justo em sexto lugar no ranking dos SSV e em sétimo se considerarmos a ótima prestação de Seth Quintero e Dennis Zenz, que venceram hoje e estão em terceiro na geral.

Nos caminhões, a Kamaz chegou à 150ª vitória no Dakar com Airat Mardeev, mas é Dmitry Sotnikov quem lidera com mais de 30 minutos de vantagem sobre Anton Shibalov. Os russos já começam a encaminhar mais uma conquista. Martin Macik é o rival mais próximo, mas já distante mais de 1h do ponteiro, uma vez que os MAZ começaram a dar problema. Siarhei Viazovich, que vinha na briga, desistiu e Aliaksei Vishneuski caiu para a quinta posição.

Confiram o boletim de hoje que está disponível no meu canal no YouTube.

Comentários