A Mil por Hora
24h de Le Mans

Bomba! Ferrari na classe principal do WEC!

RIO DE JANEIRO – Toyota, Peugeot e, agora… Ferrari! É isso mesmo que vocês leram. A Ferrari vai disputar a classe LMH do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) a partir de 2023. Diferente do que anunciado por Porsche, Audi e Acura, mais recentemente, a marca do ‘Cavallino Rampante’ vai investir num projeto de um […]

RIO DE JANEIRO – Toyota, Peugeot e, agora… Ferrari!

É isso mesmo que vocês leram. A Ferrari vai disputar a classe LMH do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) a partir de 2023. Diferente do que anunciado por Porsche, Audi e Acura, mais recentemente, a marca do ‘Cavallino Rampante’ vai investir num projeto de um modelo Hypercar.

Desde 1965, a marca italiana não conquista uma vitória à geral nas 24h de Le Mans, com Masten Gregory e Jochen Rindt tendo ganho aquela corrida com o modelo 250 LM. Daí em diante, vieram derrotas em sequência para a Ford até 1969 e Porsche nos anos de 1970/71, além da Matra-Simca em 1973.

E desde então a equipe oficial nunca mais esteve em La Sarthe e tampouco permaneceu no então Campeonato Mundial de Marcas. A Ferrari chegou a fazer a versão da 312PB para 1974, mas desistiu da competição. Por muitos anos, Maranello foi representada somente por modelos GT de times clientes e até pelo protótipo 333 SP, que disputou algumas edições das 24h entre 1995 e 1999. O melhor resultado foi um 6º lugar absoluto em 1997 com Max Papis/Didier Theys/Gianpiero Moretti, seguido pela vitória na subclasse LMP1 em 1998 com Eric Van de Poele/Wayne Taylor/Fermin Velez, via Doyle-Risi Racing.

Ausente na turma de cima há mais de duas décadas, a Ferrari seguiu representada nas classes GT de Le Mans e, desde 2012 do WEC, por equipes clientes e ‘oficiosas’, como é o caso da AF Corse de Amato Ferrari. A marca italiana venceu por três vezes a prova francesa na LMGTE-PRO em 2012, 2014 e 2019, a´lém dos títulos de Construtores do WEC em cinco oportunidades. A AF Corse, com 26 vitórias, é a equipe com mais triunfos na LMGTE-PRO, tendo ganho também seis taças do FIA Endurance Trophy e feito cinco vezes os campeões de pilotos nas divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM.

“Em mais de 70 anos de corridas, trouxemos nossos veículos para triunfar nas pistas do mundo todo, experimentando soluções tecnológicas de ponta: inovações que vêm dos circuitos e fazem parte dos carros de rua produzidos em Maranello”, disse o presidente da Ferrari, John Elkann.

“Com o novo programa Le Mans Hypercar, a Ferrari relança seu compromisso esportivo e confirma sua vontade de ser protagonista em campeonatos mundiais de automobilismo de excelência”, disse o dirigente.

A marca demorou um ano pensando a definitiva decisão de que rumo tomar: havia elementos atrativos para a Ferrari ingressar tanto no projeto LMH quanto na plataforma LMDh, de custo mais baixo e com a proposta de powertrain de cada marca integrado aos quatro chassis homologados pelo ACO para a LMP2 – Oreca, Riley/Multimatic, Onroak/Ligier e Dallara.

E a opção final foi de buscar um projeto com maior identidade visual com os modelos esportivos da Ferrari, o que só seria poss´ível com os LMH. Assim será feito.