G-Drive fatura primeira corrida do Asian Le Mans Series em Dubai

RIO DE JANEIRO – Dominante no treino classificatório com 1-2 na primeira fila do grid das duas provas do Asian Le Mans Series neste fim de semana em Dubai, a G-Drive Racing ganhou a primeira prova disputada no circuito de 5,390 km de extensão. O trio Rui Andrade/John Falb/Franco Colapinto partiu da pole, mas a honra da quadriculada após 127 voltas percorridas foi de Yifei Ye/Ferdinand Von Habsburg/René Binder, no carro #26 assistido pela anglo-portuguesa Algarve Pro Racing.

A luta pela vitória foi restrita entre esse carro e o #28 da JOTA, duas vezes penalizado durante a disputa. A primeira quando Sean Gelael atingiu o carro da rival Phoenix Racing e depois quando Stoffel Vandoorne levou um pênalti de cinco segundos por frequente abuso do limite de pista. A diferença entre os dois primeiros foi de uma volta.

O pódio foi completado por Matthias Kaiser/Simon Trummer/Nicki Thiim, enquanto o segundo protótipo da G-Drive Racing acabaria em quarto, a duas voltas e o Racing Team India em quinto, com três voltas a menos.

Em sexto na geral, a ERA Motorsport levou fácil a vitória na LMP2 Am, com três voltas de avanço sobre o Ligier da Eurointernational.

Na LMP3, a United Autosports se impôs numa ótima prova do trio do #23 formado por Manuel Maldonado, sobrinho do antigo piloto de Fórmula 1 Pastor Maldonado, pelo finlandês Rory Penttinen e por Wayne Boyd. Eles terminaram em 8º lugar na geral e com uma volta inteira de avanço sobre Tony Wells/Colin Noble, da Nielsen Racing. Outra trinca da United chegou em 3º lugar, formada por Jim McGuire/Duncan Tappy/Andrew Bentley.

Entre os GT, vitória da Porsche e da Precote Herberth Motorsport: pole position da categoria, o #99 de Robert Renauer/Alfred Renauer/Ralf Böhn triunfou com o 13º posto geral, a 10 voltas dos vencedores e com uma volta inteira sobre o surpreendente McLaren da Inception Racing w/Optimum guiado por Brendan Iribe/Ollie Millroy/Ben Barnicoat.

A Walkenhorst Motorsport pescou o último degrau do pódio, colocando assim três marcas diferentes nos três primeiros lugares, numa boa prova de Chandler Hull/Nicky Catsburg/Jonathan Miller. Em quarto terminou a GPX Racing em mais um Porsche – que, por sinal, dominou a disputa na categoria e merecia a vitória até ter problemas nos instantes finais – e a Garage 59 foi 5ª colocada com o melhor Aston Martin inscrito.

A Ferrari mais bem colocada foi a da Formula Racing – sexto posto na divisão com Alessio Rovera/Nicklas Nielsen/Johnny Laursen, enquanto outro carro de Maranello, inscrito pela Rinaldi Racing, ganhou na GT Am com Patrick Kujala/Manuel Lauck/Christian Hook.

A trinca de Oswaldo Negri, com Ale Pier Guidi e Francesco Piovanetti, chegou apenas em 15º lugar e 27º na geral com o carro #51 da AF Corse. Já o Mercedes-AMG GT3 EVO da HubAuto foi o único GT que não terminou, desistindo da disputa próximo do fim, com 102 voltas completadas.

As 4h de Dubai deste sábado tiveram apenas quatro abandonos – excelente índice técnico – e uma bandeira amarela somente, provocada pelo abandono do Duqueine M30-D08 #63 da DKR Engineering, da dupla Laurents Hörr/Jean Glorieux.

A próxima prova do campeonato é neste domingo, às 5h30 da manhã, pelo horário de Brasília. O blog terá vídeo ao vivo.

Comentários