Team Jota vence em Abu Dhabi, mas título do Asian Le Mans é da G-Drive Racing

As 24h de Le Mans ofereceram seis vagas para o Asian Le Mans Series, sendo preenchidas por G-Drive Racing e United Autosports nos protótipos, Precote Herberth Motorsport, GPX Racing, Rinaldi Racing e Inception w/Optimum nos carros de Grã-Turismo

RIO DE JANEIRO – Definidas hoje as vagas de ofício das 24h de Le Mans destinadas ao Asian Le Mans Series e – claro e evidente – os títulos das subclasses em disputa. As 4h de Abu Dhabi, última etapa do campeonato, foram ganhas pelo Team JOTA, na segunda vitória seguida do #28 guiado por Sean Gelael e Tom Blomqvist,

A corrida teve 112 voltas e três intervenções de Safety Car por pouco mais de 45 minutos no total, o que foi a chave para as mudanças de estratégias. O triunfo não foi suficiente para a JOTA reverter a vantagem da G-Drive Racing: com o 4º lugar, a trinca René Binder/Yifei Ye/Ferdinand Von Habsburg levou o campeonato com 81 pontos somados contra 78 do vice Gelael e 66 do trio Rui Andrade/John Falb/Franco Colapinto, terceiro colocado na classificação final.

Na etapa derradeira, foram os pilotos do #25 que terminaram em segundo, com a Phoenix Racing fechando o pódio. O resultado deixou Matthias Kaiser e Simon Trummer em quarto na tabela com 57 pontos.

Já campeã da LMP2 Am (sem direito à vaga direta em La Sarthe), a ERA Motorsport atrasou-se na disputa, perdeu nove voltas e ficou em 27º lugar na geral.

A United Autosports, por seu turno, pegou a QUINTA vaga direta de ofício para a LMP2 – e só pode usar, no máximo, duas: a equipe monopolizou o pódio da LMP3 neste sábado, fez 1-2-3 com vitória de Manuel Maldonado/Rory Penttinen/Wayne Boyd, que levaram o título de pilotos com 78 pontos somados, contra 58 dos vice-campeões Andrew Bentley/Jim McGuire/Duncan Tappy, que terminaram em segundo na disputa deste sábado.

Na GT, a última vitória do ano foi da Kessel Racing w/Car Guy e o trio Takeshi Kimura/Côme Ledogar/Mikkel Jensen, que terminaram em décimo-terceiro lugar, seguidos pela Inception Racing w/Optimum Motorsport (McLaren 720S GT3) e Rinaldi Racing (Ferrari 488 GT3).

Com os problemas da GPX Racing, que chegou apenas em 14º lugar na classe, o título foi da Precote Herberth Motorsport – Ralf Böhn, Alfred e Robert Renauer ficaram com o quinto lugar na disputa, chegando ao total de 64 pontos, um e meio a mais que os rivais Axcil Jefferies, Alain Ferté e Julien Andlauer. A equipe de Pierre-Brice Mena também levou uma vaga direta para as 24h de Le Mans.

Os demais postos foram preenchidos pela Rinaldi Racing, que chegou aos 49 pontos na classificação final e 45 da Inception Racing, que superou a Garage 59 – 9ª colocada na última etapa com o carro #88.

A Walkenhorst venceu a última prova na GT Am – aqui, o título já estava decidido em favor de Christian Hook/Manuel Lauck/Patrick Kujala, desde a sexta-feira.

Os brasileiros tiveram resultados contrastantes: 8º lugar para Marcos Gomes/Raffaele Marciello/Liam Talbot, que terminaram a temporada com 28 pontos na classificação final e o abandono de Oswaldo Negri/Alessandro Pier Guidi/Francesco Piovanetti, que só completaram 12 voltas.

Comentários

  • Bem, as corridas até tiveram alguns bons momentos de disputas mas, no geral, acho que as duas pistas não favorecem as ultrapassagens, principalmente a de Dubai. De qualquer forma, parabéns aos vencedores, que pegaram o caminho mais curto (literalmente) para Le Mans.
    Marcos gomes é outro que não demora em “picar a mula” do Brasil para dedicar-se somente a certames do ACO e SRO. Faz muito bem, até porque a Stock também está se reforçando com mais um nome consagrado:TK (breaking news de hoje no portal do UOL)