A Mil por Hora
Mundial de Endurance

WEC: 37 carros para a abertura em Spa

RIO DE JANEIRO – Sabe aquela lista que o blog já publicou para as 8h de Portimão, que seriam em abril. Rasguem, porque ela não vale mais: o FIA WEC, o Mundial de Endurance, iniciará sua trajetória da temporada #9 em 1º de maio com as 6h de Spa-Francorchamps. E na etapa da Bélgica, o […]

RIO DE JANEIRO – Sabe aquela lista que o blog já publicou para as 8h de Portimão, que seriam em abril. Rasguem, porque ela não vale mais: o FIA WEC, o Mundial de Endurance, iniciará sua trajetória da temporada #9 em 1º de maio com as 6h de Spa-Francorchamps. E na etapa da Bélgica, o total de carros confirmados é ainda melhor que no evento algarvio.

São 37 carros anunciados para a primeira das seis etapas da temporada 2021, com reforços pontuais em duas classes como preparação para as 24h de Le Mans, adiadas para agosto. Virão inclusive duas equipes dos EUA: a Corvette aproveita o intervalo das corridas da IMSA e prepara o ataque a La Sarthe com a estreia do C8.R em pistas europeias, alinhando um carro para Oliver Gavin e Antonio Garcia.

A PR1/Mathiasen, que está na lista de entradas diretas da clássica prova francesa na competição de LMP2, ainda espera anunciar a parceria com uma equipe europeia que lhe dará suporte em Le Mans e também em Spa. Patrick Kelly é, por enquanto, o único piloto confirmado.

Também a G-Drive, da proscrita Rússia, se apresenta para a etapa com dois Aurus 01 – que são o Oreca 07 – tendo um deles o brasileiro Pietro Fittipaldi. Assim, haverá cinco pilotos do país na corrida e o Brasil estará representado nas quatro categorias em disputa: Pietro na LMP2, André Negrão e Pipo Derani (mesmo fora da entry list ainda) nos Hypercars, Daniel Serra na LMGTE-PRO e Felipe Fraga na LMGTE-AM.

Com 15 vagas em aberto nas equipes LMP2 e LMGTE-AM, ainda há chances de vermos um ou outro piloto do país na disputa, mas no momento nada aponta para isso.

Aliás, a G-Drive não terá nos dois carros os trios do ELMS. Se no #25 Pietro vai com os comparsas Rui Andrade e John Falb, o mesmo não se pode dizer do #26, cuja opção é por Roberto Mehri no lugar de Nyck De Vries, que assinou para disputar o campeonato europeu com Franco Colapinto e Roman Rusinov.

Outra boa notícia é que a Glickenhaus Racing, que não correria as 8h de Portimão, confirmou que estará em Spa após os testes já realizados com o modelo 007 LMH. Contudo, até agora a equipe não fechou suas trincas.

Com 19 protótipos, divididos entre 5 LMH e 14 LMP2 e 18 GTs  – cinco LMGTE-PRO e 13 LMGTE-AM, teremos também um total de 106 pilotos inscritos e até o momento 27 países representados, inclusive a – como já descrito parágrafos acima – proscrita Rússia.

A LMP2, com uma competição dentro da outra, terá sete carros com formações Pro-Am de pilotos bronze nas trincas: são a  High Class Racing, a DragonSpeed, a PR1/Mathiasen, o #25 da G-Drive, o Racing Team Nederland, a ARC Bratislava e a Realteam Racing.