Negócio de família

N

RIO DE JANEIRO – Na história quase centenária das 24h de Le Mans, são dezenas os casos de pais e filhos que correram em La Sarthe – e também irmãos, cunhados, sobrinhos e até negócio de marido e mulher. Sacha e Regine Gordine correram na clássica prova da França e também o casal Andrea e David Robertson – estes juntos.

Mas pais e filhos no mesmo carro são um acontecimento raro: em priscas eras, Louis Rosier e seu filho Jean-Louis dividiram a pilotagem e até ganharam, na edição de 1950 – aliás, Louis, que adaptou um Talbot-Lago de Fórmula 1 para a corrida, guiou mais de 23h e seu filho deu apenas duas voltas – o mínimo necessário para ser classificado.

Nesse ano de 2021, veremos esse acontecimento raro na pista e na edição de número #89 da tradicional prova francesa: a High Class Racing confirmou hoje que Jan e Kevin Magnussen estarão no mesmo carro.

Pai e filho correrão no Oreca 07 Gibson LMP2 #49 da equipe dinamarquesa High Class Racing. Para Jan, de 47 anos (48 completos na época da corrida), será o retorno aos protótipos desde 2003 e a oportunidade de disputar as 24h de Le Mans pela 22ª vez. Ano passado, ele chegou em 6º na classe LMGTE-AM com uma Ferrari da JMW Motorsport alinhada para ele, Max Root e Richard Heistand.

Kevin, de 28, saiu da Fórmula 1 no fim de 2020, encontrou abrigo na IMSA via Chip Ganassi Racing e já está confirmado na disputa do WEC ano que vem pela equipe Peugeot na classe Le Mans Hypercar. A corrida deste ano será uma oportunidade excelente para ele se familiarizar com a pista.

O parceiro deles será o também dinamarquês Anders Fjørdbach.

Assim, a High Class Racing deixa somente Dennis Andersen por enquanto no carro #20, que é o regular do WEC – a menos que para Le Mans essa inscrição mude para o #49. Andersen terá novos parceiros anunciados eventualmente. O experiente Marc Gené andou testando pela equipe em Barcelona e pode pintar por lá.

O último caso de pais e filhos que correram juntos no mesmo carro foi o de Pierre e Jacques Nicolet, na edição de 2017, dividindo um protótipo Ligier LMP2 com Erik Maris na oportunidade. Alex Brundle e seu pai Martin também competiram juntos em 2012 num Zytek LMP2 partilhado com Lucas Ordoñez e até o campeão mundial de Fórmula 1 e Indy Nigel Mansell chegou a andar por lá com os filhos Leo e Greg em 2010.

Mario Andretti, igualmente campeão na F1 e nos EUA, esteve em Le Mans com Michael, seu filho, por três vezes. Na primeira, o protótipo Mirage M12 com o qual competiriam em 1982 foi impedido de participar. No ano seguinte, eles foram 3º na geral com o carro da Sonauto dividido com Philippe Alliot. E correram mais em família ainda, juntos, na prova de 1988: 6º lugar a bordo de um Porsche 962C oficial de fábrica onde o terceiro piloto foi John Andretti, falecido há alguns anos e filho do irmão gêmeo de Mario, Aldo Andretti, vítima de Covid-19 no fim do ano passado.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

4 Comentários

  • Kevin, em duas provas no IMSA já mostrou que sua trajetória no endurance deverá ser bem diferente da que foi na F1 e, quem sabe faça bonito junto ao pai. Veremos.

  • Acho que o Magnussen filho vai dar um gás a mais para o Magnussen pai. O pai tem lições para ensinar como ganhar e o filho tem a cabeça de piloto de F1. Tem tudo para dar certo.

  • Rodrigo, uma questão que me deixou em dúvida:
    A graduação do Jan e do Kevin não impediria eles de participarem no mesmo carro?
    Ambos devem ser platina. Ou tem alguma subcategoria que estou esquecendo?

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames