Negócio de família

RIO DE JANEIRO – Na história quase centenária das 24h de Le Mans, são dezenas os casos de pais e filhos que correram em La Sarthe – e também irmãos, cunhados, sobrinhos e até negócio de marido e mulher. Sacha e Regine Gordine correram na clássica prova da França e também o casal Andrea e David Robertson – estes juntos.

Mas pais e filhos no mesmo carro são um acontecimento raro: em priscas eras, Louis Rosier e seu filho Jean-Louis dividiram a pilotagem e até ganharam, na edição de 1950 – aliás, Louis, que adaptou um Talbot-Lago de Fórmula 1 para a corrida, guiou mais de 23h e seu filho deu apenas duas voltas – o mínimo necessário para ser classificado.

Nesse ano de 2021, veremos esse acontecimento raro na pista e na edição de número #89 da tradicional prova francesa: a High Class Racing confirmou hoje que Jan e Kevin Magnussen estarão no mesmo carro.

Pai e filho correrão no Oreca 07 Gibson LMP2 #49 da equipe dinamarquesa High Class Racing. Para Jan, de 47 anos (48 completos na época da corrida), será o retorno aos protótipos desde 2003 e a oportunidade de disputar as 24h de Le Mans pela 22ª vez. Ano passado, ele chegou em 6º na classe LMGTE-AM com uma Ferrari da JMW Motorsport alinhada para ele, Max Root e Richard Heistand.

Kevin, de 28, saiu da Fórmula 1 no fim de 2020, encontrou abrigo na IMSA via Chip Ganassi Racing e já está confirmado na disputa do WEC ano que vem pela equipe Peugeot na classe Le Mans Hypercar. A corrida deste ano será uma oportunidade excelente para ele se familiarizar com a pista.

O parceiro deles será o também dinamarquês Anders Fjørdbach.

Assim, a High Class Racing deixa somente Dennis Andersen por enquanto no carro #20, que é o regular do WEC – a menos que para Le Mans essa inscrição mude para o #49. Andersen terá novos parceiros anunciados eventualmente. O experiente Marc Gené andou testando pela equipe em Barcelona e pode pintar por lá.

O último caso de pais e filhos que correram juntos no mesmo carro foi o de Pierre e Jacques Nicolet, na edição de 2017, dividindo um protótipo Ligier LMP2 com Erik Maris na oportunidade. Alex Brundle e seu pai Martin também competiram juntos em 2012 num Zytek LMP2 partilhado com Lucas Ordoñez e até o campeão mundial de Fórmula 1 e Indy Nigel Mansell chegou a andar por lá com os filhos Leo e Greg em 2010.

Mario Andretti, igualmente campeão na F1 e nos EUA, esteve em Le Mans com Michael, seu filho, por três vezes. Na primeira, o protótipo Mirage M12 com o qual competiriam em 1982 foi impedido de participar. No ano seguinte, eles foram 3º na geral com o carro da Sonauto dividido com Philippe Alliot. E correram mais em família ainda, juntos, na prova de 1988: 6º lugar a bordo de um Porsche 962C oficial de fábrica onde o terceiro piloto foi John Andretti, falecido há alguns anos e filho do irmão gêmeo de Mario, Aldo Andretti, vítima de Covid-19 no fim do ano passado.

Comentários

  • Kevin, em duas provas no IMSA já mostrou que sua trajetória no endurance deverá ser bem diferente da que foi na F1 e, quem sabe faça bonito junto ao pai. Veremos.

  • Acho que o Magnussen filho vai dar um gás a mais para o Magnussen pai. O pai tem lições para ensinar como ganhar e o filho tem a cabeça de piloto de F1. Tem tudo para dar certo.

  • Rodrigo, uma questão que me deixou em dúvida:
    A graduação do Jan e do Kevin não impediria eles de participarem no mesmo carro?
    Ambos devem ser platina. Ou tem alguma subcategoria que estou esquecendo?