A Mil por Hora
Fórmula 1

Que coisa linda!

RIO DE JANEIRO – A história da McLaren na Fórmula 1 começou exatamente no local sede da próxima etapa do Mundial de 2021: as ruas de Monte-Carlo. Há quase 55 anos – que serão completados no dia 22, na véspera da corrida, a equipe fundada por Bruce McLaren (1937-1970) estreava em Mônaco com o modelo […]

RIO DE JANEIRO – A história da McLaren na Fórmula 1 começou exatamente no local sede da próxima etapa do Mundial de 2021: as ruas de Monte-Carlo. Há quase 55 anos – que serão completados no dia 22, na véspera da corrida, a equipe fundada por Bruce McLaren (1937-1970) estreava em Mônaco com o modelo M2B de motor Ford – que não era o Cosworth, é bom que se diga. Foi o primeiro de 64 projetos da equipe britânica.

Robin Herd, depois fundador da March, foi o desenhista daquele primeiro modelo e inovou na concepção do chassis. Além do uso do duralumínio, Robin apostou no uso do Mallite, um material compósito laminado para reforçar a estrutura. A aposta foi tão inovadora quanto problemática: a equipe só fez quatro provas em seu ano de estreia e só deslancharia mesmo a partir de 1968.

Após quase 900 GPs disputados na história – o próximo será o de número #885 – a McLaren celebrará no próximo fim de semana sua parceria que começou ano passado com um patrocinador que é um ícone do esporte a motor: a petroleira Gulf.

O clássico visual em laranja e azul-claro foi mais visto em corridas de Endurance – principalmente em Le Mans – do que na própria Fórmula 1. Esteve presente na lenda Ford GT40, nos Porsches 908 e 917 da John Wyer, no modelo Gulf-Mirage campeão em La Sarthe no ano de 1975 e pelas décadas de 2000 e 2010, nos protótipos e GTs da Aston Martin Racing – e também num Porsche 911 RSR. Sem esquecer o patrocínio em provas da série Can-Am, com a própria McLaren, no início dos anos 1970.

Na categoria máxima, somente em 1976 a Gulf esteve como patrocinadora, num velho Tyrrell 007 alinhado para o italiano Alessandro Pesenti-Rossi pela Scuderia Gulf Rondini, com o qual o piloto disputou três GPs naquele ano.

Ontem, num fim de semana vazio de Fórmula 1, a McLaren estrondou nas redes sociais. E fez o anúncio de uma pintura especial Gulf no seu MCL35M com o qual Lando Norris e Daniel Ricciardo vão disputar o GP de Mônaco.

Candidato ao visual mais bonito do automobilismo em 2021. Não acham?

A miniatura? Já quero! Aliás, podem me presentear com uma: quarta-feira é meu 50º aniversário…