24h de Spa-Francorchamps: novo modelo BMW faz melhor tempo dos testes

Ainda em fase de pré-homologação, a nova BMW M4 GT3 andou nos testes coletivos das 24h de Spa e fez o melhor tempo com Nick Yelloly (Foto: Dirk Bogaerts/SRO)

RIO DE JANEIRO – Marcadas para dias 31 de julho e 1º de agosto, as 24h de Spa-Francorchamps vão ser realizadas pela 73ª vez em sua história, com novo nome: graças à mudança no grupo patrocinador do evento, o nome desse clássico do Endurance mundial chamar-se-à Total Energies 24h of Spa.

A abertura dos trabalhos para a edição 2021, que abre também a temporada do Intercontinental GT Challenge, se deu nesta semana. Ontem e hoje, mais de 60 carros entraram no traçado de 7,004 km de extensão para dois dias e quatro sessões de testes coletivos, com direito à aparição de modelo ainda em pré-homologação.

E foi exatamente esse novo carro que completou os testes como o mais rápido: a nova BMW M4 GT3, desenvolvida há meses pelo brasileiro Augusto Farfus e que teve ainda a bordo Marco Wittmann e Nick Yelloly, fechou as atividades com a melhor marca em 2’17″986, seis décimos abaixo da M6 GT3 da Walkenhorst Motorsport – esse sim um competidor confirmado nas 24h de Spa, com Timo Glock a bordo.

Os sete mais rápidos do dia melhoraram a marca do outro carro da Walkenhorst, que fora o mais veloz na primeira fase de testes nesta quarta-feira. Ontem, com os treinos iniciados em pista molhada, a Iron Lynx foi a melhor no primeiro período e depois um dos Porsches da KCMG registrou o melhor tempo do primeiro dia.

Aliás, o 2’18″646 registrado pelo time oriental deixou a KCMG em 3º no agregado dos tempos dos testes, deixando a Winward Racing em quarto com uma Mercedes-AMG GT3 e a equipe francesa CMR em quinto, com um dos únicos Bentley Continental sobreviventes no GT World Challenge Europe.

As equipes Haupt Racing Team e Toksport WRT, ambas com Mercedes, fecharam os treinos com a sexta e sétima posições, melhores que a Walkenhorst e o carro #34 guiado por Marco Wittmann – que serviu tanto aos testes da nova M4 GT3 quanto ao time que deverá defender na corrida do fim de julho.

O melhor dos Audi R8 LMS GT3 EVO foi o #25 da Saintéloc, nono colocado no agregado, com o Porsche da Huber Motorsport surpreendendo como o décimo geral e também o melhor entre os inscritos da Am Cup.

Comentários

  • Nossa…achei bem esquisito esse visual da dianteira do BMW M4 GT3…o M6 é bem mais bonito. Acho que a BMW tem errado a mão no design dos carros de corrida depois do Z4 GT3/GTLM…principalmente com o M8 GTE, que, apesar de bonito, destoava dos concorrentes por causa das dimensões exageradas (virou até meme), além de não ter mostrado muita confiabilidade nas provas mais longas quando o carro esteve por apenas uma única temporada bianual no FIA WEC.
    Tudo isso muda caso o novo M4 GT3 confirme o favoritismo deste teste.